Era uma vez uma concessionária que costumava colocar seus carros em fila na hora do expediente. Com o espaço do salão em formato vertical, o dono dispunha os veículos em fileira indiana para caber mais carros.
Um dia, o dono do empreendimento recebeu de um consultor a sugestão de apresentar os carros intercalados, da mesma forma como um grupo de dança se apresenta no palco. Pouco convencido, ainda achando que venderia menos por expor menos veículos, foi desafiado pelo profissional e decidiu fazer um teste. Em poucas semanas, o empreendedor viu suas vendas aumentarem significativamente, como num passe de mágica.
A história acima é baseada em fatos reais, mas a situação também compõe um dos cenários de análise de marqueteiros quando estudam a relação entre a disposição de produtos e as vendas em uma loja.
No marketing, ao estudar o comportamento do consumidor, é sabido que o cliente costuma andar até o meio do ambiente, olhando para o lado direito, parar, olhar ao redor (primeiramente à direita, em sua maioria) e retornar. Além disso, o consumidor só vai comprar algo que ele viu, ou seja, ele precisaria percorrer todos os corredores para ter contato com vários carros.
Ao dispor os carros de forma intercalada, o empreendedor da concessionária aumentou sua chances de fazer com que o cliente tenha contato com os produtos. A concretização dessa técnica vem em resultados: o aumento das vendas.
Logicamente, o caso da concessionária é apenas um exemplo. Dependendo doproduto que você oferece, como no caso deste ficar em exposição, é possível aplicar a técnica descrita e adaptar ao seu negócio.
http://www.pensandogrande.com.br/uma-licao-rapida-de-marketing-para-impulsionar-suas-vendas-de-verdade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário