O ponto comercial, principalmente quando se trata de comércio varejista, é fundamental para o bom desempenho das vendas. Se o ponto demonstrar aspectos negativos que podem prejudicar as vendas, talvez seja oportuno pensar em uma mudança para um ponto melhor, mesmo que ela signifique um esforço de investimento em termos de instalações e de propaganda.
Para ter certeza se o local escolhido pela empresa é ou não um bom ponto comercial, observe com atenção as dicas a seguir:
- estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
- defina o produto a ser oferecido;
- avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel;
- verifique se o preço é compatível com sua capacidade de investimento, com o prazo de retorno e o movimento esperado;
- observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído;
- verifique as condições de higiene e de segurança;
- cheque a proximidade de concorrentes e similares;
- atente para a facilidade de aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão de obra, ou seja, verifique a existência de pessoas especializadas nas imediações;
- verifique se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados, proximidade com o mercado consumidor e fornecedores e solicite a busca prévia de localização junto à prefeitura, a fim de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município;
- levante várias alternativas de pontos para poder comparar e definir o melhor lugar para o negócio;
- observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas;
- fale com os proprietários dos estabelecimentos vizinhos para tentar descobrir qual é o valor médio de compra dos imóveis da região;
- verifique a infraestrutura oferecida - luz, água, telefone - e as facilidades de acesso;
- prefira pontos que tenham estacionamento próprio ou nas proximidades;
- escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior;
- dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade;
- procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes, à praça de alimentação ou junto às lojas-âncora dos shoppings.
Autoavaliação
Para ter certeza de que nenhum ponto foi esquecido, o empresário deve se fazer as seguintes perguntas:
- Poucas pessoas transitam pela calçada diante do estabelecimento?
- O fluxo de veículos é constante e os motoristas observam a loja?
- A rua é de pouco movimento e a loja não atrai a atenção?
- Há poucos estabelecimentos próximos que oferecem o mesmo produto ou os mesmos serviços?
- A pé ou de carro as pessoas chegam facilmente à loja?
- A área de vendas e o depósito estão tão próximos que é possível repor com muita facilidade os produtos que estão com estoques baixos?
- O cliente pode estacionar facilmente nas proximidades da loja?
- Existem sacos de lixo ou caixas vazias amontoados nas proximidades do estabelecimento (eles podem causar má impressão aos clientes.)?
- http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-sucesso-do-negocio.
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