1 – Mantenha a calma
Evite tomar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas à tomada de crédito.
2 – Ofereça outras opções
Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça opções mais baratas ou marcas mais populares.
3 – Organize a casa
Organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros. Identifique desperdícios.
4 – Otimize seus processos
Para incrementar a produtividade, melhore seus processos, reduza tempos, simplifique e desburocratize.
5 – Mantenha o foco
Fortaleça sua posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende, antes de pensar em diversificação.
6 – Motive sua equipe
Cuide da motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições e premie o sucesso.
7 – Reduza despesas
Analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor aos seus clientes.
8 – Invista na comunicação
Ninguém vende sem se comunicar com o mercado. Seja eficiente e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.
9 – Aproxime-se do cliente
Estreite o relacionamento com seu cliente. Entenda seus medos e desejos. Evite diminuir serviços e qualidade.
10 – Encontre oportunidades
Na crise é que estão as grandes oportunidades. Ocupe espaços deixados por concorrentes. Amplie sua área de atuação.\
Importante: mantenha a calma e não se precipite nas decisões. As projeções dos especialistas para 2016 indicam que, mais uma vez, o ano não será fácil para o setor produtivo. Mas, lembre-se: com a sua criatividade, tudo pode melhorar.
http://www.smark.com.br/news/dicas-de-como-as-pequenas-empresas-podem-crescer-na-crise/
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