Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Atitudes que ajudam pequenas empresas a inovar

Não tenha medo de experimentar


experimentar-inovar


Quando eu era criança minha mãe sofria um bocado comigo na hora da comida. Embora me alimentasse bem, tinha sérias dificuldades em provar novos pratos, principalmente quando eles eram “enfeitados” com muitos legumes. Ah, eu tinha aversão a eles!
Diante da minha convicta relutância, apesar de ser muitas vezes sem razão, minha mãe teve de começar a inventar maneiras de introduzir os benditos alimentos na minha dieta cotidiana. Um dia ela os escondia no meio da comida. No outro fazia carinhas divertidas com eles. Apesar de achar que eu estava sempre alerta para detectar a presença do inimigo, aos poucos eu fui caindo na dela – o que foi, sem dúvida, ótimo para o meu crescimento e minha saúde em geral. Hoje os legumes e eu nos damos muito bem, obrigado.
Quando a gente é pequeno tem certos truques dos adultos que realmente acabam funcionando e, embora nós aprendamos várias lições com eles, parece que vamos ficando cada vez mais relutantes ao longo dos anos com relação a algumas questões. Engraçado isso, não?
O problema é que essa postura, muitas vezes, fecha portas, oculta horizontes e nos torna pouco a pouco menos ousados e até mesmo menos sonhadores. Na vida (adulta) nem sempre temos ao lado uma pessoa que nos ama tanto, a ponto de transformar a realidade para que aprendamos o que temos de fazer. Somos nós mesmos que precisamos enxergar as oportunidades que devemos agarrar.
Não podemos ter medo de dar um passo a mais. Não podemos ter medo de experimentar novos caminhos, pois precisamos estar o tempo todo em transformação para que possamos evoluir e conquistar o sucesso tão desejado. O que a história dos legumes me lembra até hoje é que sem provar as novidades a gente não cresce, nem fica forte.

Prove o sabor do novo

sabor-novo


Hoje se queremos que nossos negócios prosperem e se destaquem, precisamos trabalhar mais para inovar. Essa não é uma necessidade (nem uma possibilidade) somente das grandes empresas. As pequenas também devem ter o fator inovação em seus processos, produtos, serviços e gestão. Só assim elas podem se tornar competitivas e mostrar a que vieram.
Eu sei que o que você está pensando: “Mas inovar sai caro”. Bem, definitivamente, isso não é uma regra, principalmente se você valoriza a criatividade, a colaboração e o senso de melhoria constante. Para ajudar, eu trouxe hoje 5 dicas que irão mostrar à sua empresacaminhos bem acessíveis para inovar.
1. Experimente, teste: Você pode até torcer o nariz para o assunto, como eu torcia o nariz para os legumes quando criança, mas no fundo você sabe que não dá para ignorar a importância da inovação para as organizações atuais. Mas antes de pensar em grandes mudanças, se dedique a implementar pequenas novidades. Faça isso em caráter de testee avalie os resultados. Assim fica mais fácil experimentar como foi a inovação;
2. Aproveite e a proximidade: Diferentemente das grandes companhias, as MPEs contam com condições bastante favoráveis para inovar. A proximidade entre a equipe é uma delas. Devido a esse fator as regras costumam ser menos rígidas e a hierarquia menos “burocrática”, o que confere maior flexibilidade na hora de propor e introduzir novidades;
3. Ouça a todos os envolvidos: Clientes, colaboradores, fornecedores. Todos têm algo a dizer sobre sua empresa, e o melhor, sobre diferentes ângulos. Busque conhecer suas opiniões, sugestões e críticas: elas irão revelar pontos muito interessantes que podem ser melhorados;
4. Prepare o ambiente: Um espaço aberto facilita a comunicação entre os integrantes da equipe, o que por sua vez estimula a geração e o compartilhamento de ideias. Para otimizar esse aflorar criativo disponibilize murais de anotação, jornais e materiais internos, além de plataformas que permitam a interação e a troca de informações;
5. Pesquise a concorrência: Saber o que os seus concorrentes estão fazendo é crucial para identificar o que pode ser feito de diferente, o que pode ser melhorado. Com informações e dados estratégicos preparar uma inovação se torna muito mais seguro.

https://bobsoftware.com.br/atitudes-ajudam-pequenas-empresas-inovar/


Nenhum comentário:

Postar um comentário