Primeiro
passo se imagine no lugar do cliente, quais valores você preza como
cliente?
Certamente
assim como você os clientes esperam o melhor, quer seja no
atendimento, quer seja na prestação do serviço.
Por
isso inicie treinando seus colaboradores para prestar o melhor
atendimento possível, não uma bajulação, mais mostrar realmente
que seu desejo é atender bem, e não apenas vender.
Para
isso você deve montar uma equipe de atendimento cativante,(uma
palavra de cautela, se você deseja que sua equipe seja uma equipe
cativante, você também deve ser cativante com a sua equipe).
Sua
equipe de frente é responsável por criar a tão falada “primeira
impressão”, os profissionais devem ser solícitos, devem estar
realmente interessados nos clientes, no seu bem-estar e satisfação,
pois o funcionário pode até ser qualificado, mas se ele não for
capaz de oferecer um atendimento humanizado, certamente os clientes
não serão fidelizados.
Outro
aspecto de grande importância é conhecer bem seu público –
quando a empresa não valoriza o cliente é impossível fidelizar o
cliente, devemos estar ciente do perfil de consumo do cliente,
conhecendo suas necessidades e expectativas.
A
fidelização não cai do céu, além do bom atendimento, de se
certificar das reais necessidades do cliente, ter um diferencial
competitivo é fundamental, brindes, programas de fidelização,
cartão descontos e outros, podem ser um diferencial importante.
Talvez
surja a pergunta: por que tudo isso é necessário? A resposta é
simples, por que você precisa do seu cliente, você precisa que ele
tenha vontade de comprar seus produtos ou usar seus serviços, por
que sem ele você não sobrevive, ou seja “o cliente é sua
razão de ser”,
um lembrete é importante, mesmo que o cliente não compre nada no
momento, mesmo que ele não utilize seus serviços no momento, a
fidelização começa quando o cliente “entra em sua empresa”.
Por isso não basta dizer
obrigado e volte sempre, você precisa marcar presença, estar na
memória dele, mesmo sem ele ter adquirido um único produto ou
serviço, ele vai lembrar de você pela qualidade do seu atendimento,
por isso ter um bom atendimento inicial em si já é um diferencial,
e não uma perda de tempo como consideram alguns que acham que você
só pode fidelizar se ele comprar com você, se ele for um cliente
efetivo.
http://gestaoempresarial.organizze.com.br-passos-para-manter-os-clientes-fieis-ao-seu-negocio/
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