Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Empreendedorismo virtual ganha destaque em plena crise

Na contramão da crise que afeta a economia do país desde 2014, o e-commerce, setor de comércio eletrônico, vive uma lua de mel no país, em especial, no Rio. Em 2015, 9.933 cariocas resolveram investir numa loja virtual — um aumento de 98% — comparado com o ano de 2014. A pesquisa foi feita pela Loja Integrada, plataforma de comércio eletrônico. Há dois anos, de acordo com o levantamento, o Rio contava com 4.862 pequenos empresários no setor de e-commerce cadastrados na ferramenta.

Segundo a pesquisa, os altos valores do aluguel incentivam a migração para a internet, além da burocracia para abrir um espaço físico. Como o investimento inicial e os riscos são baixos, os brasileiros encontram no e-commerce alternativas para gerar renda e driblar a crise do país.

— Associamos o grande aumento do número de lojas virtuais aos altos preços dos alugueis e ao desemprego crescente. As pessoas estão querendo empreender, querendo ser seus próprios chefes — disse Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada.
A pequena empresária Luzia Batalha, de 58 anos, identificou, com a ajuda das filhas, uma chance de ganhar dinheiro com a criação de uma loja virtual. Hoje, ela vende produtos artesanais como malas e bolsas, para todo o país, sem os altos custos de uma loja física:

— No início, economizei bastante, pois uma das minhas filhas criou a página da loja na internet, e a outra passou a gerenciá-la. Nunca imaginei vender para o Brasil todo. A Loja Virtual é um negócio familiar.
Chance para quem quer investir

A pesquisa mostrou que os segmentos que mais atraíram os lojistas em 2015 foram Moda e Acessórios (17%), seguido por Eletrônicos (10%) e Casa e Decoração (8%).
— No Rio, o segmento de Esporte e Lazer tem crescido bastante, sendo um bom nicho para o pequeno investidor — afirmou Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada.

De acordo com Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, o crescimento do comércio eletrônico está associado diretamente à desburocratização do setor, o que atrai empreendedores cada vez mais dispostos a investir.

— A cada dia que passa fica mais fácil investir e criar um comércio virtual no país, e isso acontece porque muitas plataformas oferecem a criação do negócio de maneira rápida. A grande dica para quem quer entrar neste mercado é se informar e conhecer a fundo o segmento, além de ficar atento às tendências de mercado para aplicar seu dinheiro no negócio certo — concluiu.



http://extra.globo.com/noticias/economia/empreendedorismo-virtual-ganha-destaque-em-plena-crise-19393642.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário