Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2016

O medo de inovar

Você deve se lembrar daquela canção de Beto Guedes, interpretada magistralmente por Elis Regina:
O medo de inovar é medo de ter
De a todo momento escolher
Com acerto e precisão
A melhor direção
O sol levantou mais cedo e quis
Em nossa casa fechada entrar pra ficar
O medo de inovar é não arriscar
Esperando que façam por nós
O que é nosso dever - recusar o poder

Tudo bem. Você notou uma pequena alteração na letra… Mas tem tudo a ver, não acha? Inovar e amar tem seus riscos: erros, decepções, perdas, frustrações. Mas, igualmente, amor e inovação são coisas inevitáveis na vida.

E a inovação no processo industrial tem sido tão intensa, que um novo conceito foi criado: a Quarta Revolução Industrial – ou Indústria 4.0 – e as Fábricas Inteligentes. As Fábricas Inteligentes demandarão um novo perfil profissional, e serão capazes de trabalhar em ambientes com alto índice de automação e uso de robôs.

Mas não nos iludamos pensando que apenas o processo industrial está sendo impactado. Você seria capaz de diferenciar um texto redigido por um humano de um redigido por um robô? Visite esta matéria do UOL, desça a página, faça o teste “Robô ou escritor?” e se surpreenda.
Se a inovação lhe parece muito arriscada, não inovar é mais arriscado ainda. O Presidente da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) afirmou que “as empresas serão cada vez mais inovadoras por uma necessidade de sobrevivência. E só sobreviverão as que forem capazes de inovar. É uma questão de competitividade.

Não se preocupe: começar a inovar não é tão complicado assim.

Em um artigo voltado para a pequena empresa, um especialista do Sebrae afirma que “Inovação é antes de tudo um estado de espírito ou cultura ou comportamento (escolha de acordo com sua crença) que se instala na empresa. Ela vem antes de máquinas e técnicas embora muitas vezes dependa delas. Mas é a inovação que vai dar sentido e relevância para tudo o que é feito na empresa: normas, produtos, controles, relações trabalhistas, comerciais e pessoais.”

Novamente Elis (com aquela pequena alteração):

O medo de inovar é não arriscar
Esperando que façam por nós
O que é nosso dever.

WWW.CORREIOS.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário