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sexta-feira, 18 de março de 2016

Cadastro de clientes em dia: a porta de entrada para bons negócios na pequena e média empresa


A importância da constante atualização do cadastro de clientes, principalmente entre ospequenos e médios empresários, norteou didaticamente o meu último artigo no portal. Nesta linha de raciocínio e, diante do interesse dos leitores, vamos entender um pouco dos números deste cenário atual. Dentro do universo das pequenas e médias empresas(PMEs), 46% delas não contam com cadastro de clientes e apenas 37% o mantêm atualizado. 

Com esses indicadores, dignos de atenção, medidas simples podem ser definitivas para sanar esse obstáculo. E, quando enfatizamos em apresentar um banco de dados efetivo, além de atualizações constantes, também falamos de critérios objetivos para a criação de campos: os dados inseridos podem ser decisivos para determinar ações. Pouco adianta você querer fazer promoções destinadas aos clientes das redondezas de seu estabelecimento se não organiza em seu cadastro os dados de localidade devidamente preenchidos pelos clientes. Isso somente para ilustrar uma situação. 


Então, informações detalhadas e atualizadas definitivamente fazem do cadastro de clientes seu grande aliado para os negócios. Certo? Errado! De nada adianta todo esse cuidado se você tropeçar na desorganização da informação cadastrada. Pior do que não ter dado funcional é ter informação errada. 

O que quero dizer com isso é que esse cuidado em fomentar o banco de dados transcende a atenção em digitar os campos. Está em verificar fraudes. Confira sempre se a foto do documento apresentado confere com o portador, assim como a data de nascimento e assinatura. Atitudes simples como essa evitam uma série de situações embaraçosas para o seu negócio. 

Outro fator primordial para que seu cadastro de clientes propicie a excelência dos negócios é a organização. Defina de maneira clara o objetivo da ferramenta, pois só assim você determinará uma série de outros critérios: o cadastro servirá para concessões de crédito? Para ações de relacionamento? Dentro dessa etapa, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) dispõe de ferramentas que ajudam a organizar seu banco de dados. 

Como você pôde perceber, um banco de dados bem fomentado nada mais é que sinônimo de ações efetivas. Afinal, independente do porte da sua empresa, o cliente gosta de ser lembrado e tratado de maneira especial. Mesmo que as PMEs não disponham de equipes numerosas - tampouco verbas polpudas para investir em grandes ações - essa lição de casa simples corrobora na personalização de grandes vendas neste fim de ano. Organização é sinônimo concreto de ‘elevação de vendas’. 
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI99487-17141,00-CADASTRO+DE+CLIENTES

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