Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Dicas para você empreender - Pesquisa de mercado de paisagismo e jardinagem

paisagismo é um ramo como outro qualquer, ou seja, só dará bons frutos se houver planejamento, controle e estruturação.
Portanto, antes de tudo, é necessário pesquisar sobre o ramo, qual a localização ideal e a concorrência.
Sobre o mercado de plantas ornamentais, sabe-se que os viveiros de plantas, flores e mudas de árvores, movimentam cerca de um bilhão de reais todos os anos, o que dá um crescimento anual de 5%, mas nem todos os viveiros são formalizados e os empresários formalizados acabem concorrendo com viveiros informais. Esses viveiros geralmente funcionam próximo à casa dos proprietários e ainda não possuem registro.
Recomendamos que os empresários de jardinagem e paisagismo tenham registro, pois as chances de comercializar os produtos com um número maior e melhor de comerciantes aumentam.
O mercado de paisagismo e jardinagem tem ótimas perspectivas, isso porque as plantas ornamentais fazem parte da valorização de imóveis, então o mercado de jardinagem é aquecido pelo mercado imobiliário. Outro motivo é que é crescente a cultura de se valorizar residências com o uso de plantas e serviços de jardinagem.
Outra possibilidade é o paisagismo e jardinagem em centros urbanos para compor a arquitetura da cidade de forma mais estética.

Como entrar no negócio de paisagismo e jardinagem

Para aqueles que pretendem empreender no ramo de jardinagem e paisagismo é importante se manter informado sobre o ramo, sobre os produtos e sobre cultivo de plantas.
O paisagismo e jardinagem é um ramo que exige habilidades técnicas e aprendizado. Este ramo não é para leigos, pois é necessário entender ou ter pelo menos noções de cultivo, de como se produzir plantas e outros conhecimentos. Por isso, o recomendado é que os interessados realizem cursos na área.
O conhecimento é a chave para o sucesso de qualquer ramo, como também a informação, e como consequência, não errar no momento de produzir, de comprar insumos e de comercializar.

Com quais produtos trabalhar

Decidir sobre o que cultivar é crucial para o sucesso do negócio de paisagismo, ou seja, o mercado para quem vende planta tem uma demanda e para quem vende mudas de árvores, há outra demanda e outra característica de mercado. Decidir o que produzir é portanto, uma perspectiva de mercado.
Analisar a oferta, a demanda e o custo de produzir, é necessário antes da escolha do que plantar, pois de nada adianta cultivar plantas que não tenham saída no mercado.
Ou o empresário poderá trabalhar a partir da necessidade de mudas de plantas que estejam mais próximas do consumidor e assim planejar cultivo e vendas.

Para quem vender jardinagem e paisagismo

A decisão de “para quem vender” é tão importante quanto a decisão de “o que vender”. Por isso, o mercado consumidor pode ser encontrado na própria vizinhança ou então em outros estados e até outros países.
Quem produz plantas, mudas e flores deve estar preparado para a qualquer momento internacionalizar seus produtos.
O ideal é que antes da abertura do viveiro, o empreendedor já conte com alguns clientes e assim o cultivo será direcionado para a demanda de mercado.
Para saber mais sobre a demanda de plantas, é necessário consultar especialistas como paisagistas locais que já têm experiência no ramo e que conhecem a demanda.

Tipos de plantas

Antes de escolher as plantas com que o empresário irá trabalhar, é necessário que o mesmo conheça as plantas, de acordo com o giro de cultivo e assim selecionar as que têm giro rápido e em pouco tempo são semeadas e vendidas.
Existem outras plantas em que o giro de cultivo é mais lento, o que não significa que não possam ser rentáveis: podem também possuir demanda e serem vendidas por um preço maior.
Escolhidas quais plantas produzir é o momento de se dedicar e produzir plantas de qualidade, que sejam mais bonitas e que durem mais. Para isso, é necessário trabalhar com insumos de qualidade, com boas sementes e terra adubada – que pode ser com minhocas. Além disso, dependerá do cultivo de qualidade, um cultivo que seja livre de pragas, insetos e doenças.

Quanto investir no negócio

Para dar início ao cultivo de plantas e mudas, é necessário planejar um investimento em sementes, terra, estacas, embalagens, utensílios de jardinagem e outros insumos. E ainda investir em capital de giro para o pagamento de despesas fixas e gastos com a produção.
O maior investimento que o produtor terá será com a área de produção: os iniciantes começam a produzir em uma área que tenha até 5mil m².
Os investimentos variam de acordo com os modos de cultivo. As formas de cultivo variam entre as mais simples até o cultivo computadorizado. De uma forma geral, os cultivos podem ser em campo aberto, em telas de sombreamento ou até em estufas que são computadorizadas.
O investimento inicial, considerando que exista um terreno e que a produção conte com um proprietário e um funcionário, gira em torno de R$25 mil.
Aqueles empreendedores que não contam com recurso disponível poderão procurar bancos públicos para empréstimos, como por exemplo, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ele é responsável por financiar empreendimentos com créditos de até R$ 50 mil.
Os empréstimos concedidos são para a implantação ou o melhoria da produção e com isso, o período de pagamento é de até 5 anos, com juros de 8,75% ao ano.

Lucro para jardinagem e paisagismo

Atualmente, o mercado anda mais inflado com tantos produtores e o excesso de oferta fez com que os preços de mudas caíssem, o que não torna impossível a rentabilidade do setor.
O retorno do investimento é rápido se comparado a outros setores, sendo a média de seis meses.
Porém, é claro que o investimento fixo, como compra de terreno, demore mais tempo para ter retorno e a rentabilidade do negócio será consequência da capacidade gerencial, do aumento de clientes, da qualidade dos produtos, da publicidade e melhorias nos processos de produção e investimentos constantes.
Os novos empreendedores do ramo podem integrar as associações produtivas, de vendas e de abastecimento.
O importante é trabalhar com profissionalismo e dedicação para produzir cada vez mais e melhor e constante aprendizado.
http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/paisagismo-e-jardinagem--dicas-para-se-dar-bem/


Nenhum comentário:

Postar um comentário