Assim
como o líder precisa falar com os funcionários e dar ordens, ele também deve
ter prazer em ouvir as reivindicações dos seus colegas. A comunicação é
bidirecional e não pode ser hierárquica. Ainda, o líder precisa se comunicar
claramente para que todo grupo entenda quais são os objetivos e onde se
pretende chegar. Não deve haver ruídos na comunicação entre líder e
subordinados. Por isso, o bom líder deve ser bom comunicador.
2 – O líder motivador sempre participa com o grupo
O
líder motivador participa juntamente com sua equipe dos projetos da empresa.
Não se pode esquecer que o interesse do líder é, em pequena escala, que seus
colaboradores atinjam suas metas individuais. Então, para que a missão maior se
cumpra, todos devem participar juntos. Outra vantagem de estar participando
ativamente da vida corporativa com seus funcionários é que, assim, cria-se um
ótimo relacionamento entre todos da equipe, além da confiança e do respeito que
você vai conquistar deles.
3 – O líder motivador está sempre próximo dos
colaboradores
Um
líder não pode criar barreiras que distanciem-no dos seus funcionários. Isso
atrapalha a comunicação, o bom relacionamento e, inevitavelmente, o desempenho
do grupo. Estando todos próximos, é possível conhecer cada um individualmente. Conhecer
quem você lidera é extremamente importante para saber de quem cobrar mais ou de
quem exigir menos em determinadas tarefas. Assim, pode-se extrair o máximo de
cada indivíduo, otimizando o processo e chegando mais rapidamente aos
resultados.
4 – O líder motivador preocupa-se com a equipe
O
líder deve preocupar-se não somente com seus interesses particulares, mas com
os membros da sua equipe. Se o profissional sente que seu superior está junto
dele nessa batalha diária, ele fica mais motivado para ajudar o grupo.
5 – O líder motivador respeita as individualidades
O
líder conhece e respeita as individualidades dos seus colaboradores. Sabe que
cada um, com suas deficiências e qualidades, são importantes para a empresa. Um
funcionário que tem seus acertos reconhecidos pelo líder, fica mais motivado
para continuar acertando. Da mesma maneira, quando um erro é trabalhado pelo
líder de forma cordial, o colaborador não se sente desmotivado e nem deixa que
isso atrapalhe seu rendimento no futuro. Esse comportamento por parte do líder
faz com que os colaboradores confiem ainda mais nele.
Texto publicado em http://www.caminhandojunto.com.br/2014/04/lider-motivador-em-5-passos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário