*Por Dora Ramos
Você está em uma situação equilibrada e quer guardar dinheiro? Está inadimplente e quer uma vida financeira saudável? Quer juntar uma poupança?
Seja qual for sua situação, para realizar um planejamento financeiro adequado, é necessário entender a real a situação, definir uma estratégia apropriada e agir corretamente.
Organizar as finanças envolve negociar com seus credores, planejar maneiras de economizar, reduzir gastos e, às vezes, pagar a longo prazo. Mas para que isso tudo funcione, é necessário sair do campo das ideias. Planejamento vem de um primeiro impulso. E ele precisa de movimento.
De início, escreva. Anote suas dívidas, visualize de maneira geral seu cenário financeiro e faça um checklist do que fará para tornar esse plano mais realista e concreto. Quando listar suas ações, é aí que irá enxergar o que precisa mudar.
Comece a realizar um passo de cada vez, para enxergar os resultados das ações adotadas. Se está devendo, negocie. Se não negociar, a situação poderá se agravar. Se quer poupar e começará a guardar dinheiro, escolha o que deixará de comprar e, de preferência, livre-se do cartão de crédito, principal vilão das dívidas dos brasileiros devido a seus altos juros.
Um plano maior possui diversos planos menores com várias ações. E a execução desse plano é proporcional ao que deseja alcançar. Para cortar, ou economizar, é preciso saber onde está investindo e economizando.
Tenha clareza da sua situação. Reveja, todos os dias, o objetivo que deseja alcançar e estabeleça limites de gastos diários. Se possui dificuldades em não gastar, saia sem cartões de crédito. Alimente-se de forma mais barata, se preciso. E lembre-se sempre que o processo é difícil e exige disciplina.
*Dora Ramos é contadora e orientadora financeira com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário