Diretora de Marketing da Bio Mundo, fala da importância da capacitação e treinamento dos franqueados e funcionários para o crescimento da marca
Qual empreendedor não gostaria de ter em mãos uma equipe qualificada e motivada no ambiente de trabalho? Essa não é uma tarefa fácil. Gestores quebram a cabeça para montar o time dos sonhos na empresa e ainda incentivar cada indivíduo. Investir no desenvolvimento e capacitação do funcionário, algo que antes era visto como perda de tempo e dinheiro jogado fora, se tornou uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo.
De acordo com o relatório Talent 2020 da Deloitte, 42% das pessoas que procuram um novo cargo acreditam que as suas funções dentro da empresa os impede de usar suas habilidades. Informação que demonstra a importância da empresa entender que os funcionários têm a intenção de crescer e melhorar profissionalmente dentro de uma organização. Nesse sentido, os treinamentos, capacitações e feedbacks ganham um papel de destaque para fortalecimento e sucesso da marca.
No caso da Bio Mundo, rede de lojas que busca gerar saúde e bem-estar através de produtos saudáveis, a capacitação e treinamento técnico constante dos funcionários tem um lugar de destaque na própria construção da marca. “Quando vamos abrir uma nova unidade, focamos no treinamento não só do franqueado, mas da equipe que estará com ele no dia a dia. Sabemos da importância de cada pessoa e queremos que cada um esteja seguro em desempenhar seu papel e ciente de que está em constante crescimento e desenvolvimento dentro da empresa”, comenta Adriana Mothé, Diretora de Marketing da empresa.
A Bio Mundo oferece uma “ambientação” onde o franqueado passa por todas as áreas e é treinado sobre a implantação, marketing, RH, compras, prevenção de perdas e sistema utilizado na empresa para que ele se adapte a rotina da empresa. As equipes de vendedores, caixa e estoquista, recebem capacitação de uma semana na franqueadora, passando por treinamento com nutricionistas, fornecedores das marcas vendidas, entre outros.
A diretora destaca que as capacitações técnicas e operacionais são investimentos essenciais para manter a qualidade da operação, principalmente por se tratar de uma empresa que “vende” saúde e com clientes que costumarem ser bem exigentes.
“Quando atendemos alguém que tem intolerância a glúten, temos que ter certeza que o produto que estamos oferendo não fará mal a pessoa. Esse é o diferencial que um treinamento técnico traz para uma empresa. O profissional sabe do que está falando e tem conhecimento para tirar as dúvidas do cliente”, explica Adriana.
Não só o treinamento, mas as capacitações operacionais e o feedback qualificado auxiliam no desenvolvimento profissional e na criação de um ambiente profissional saudável. “Investir no crescimento dos funcionários é investir na empresa. Na Bio Mundo queremos formar profissionais capacitados, motivados e alinhados com os valores da marca”, completa a Diretora de Marketing da Bio Mundo.
Sobre a Bio Mundo
Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com a própria linha de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde.
THIAGO GARCIA
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