Escolher um bom ponto comercial é
umas das coisas mais importantes para se começar um empreendimento.
Mais será isso mesmo importante? Não
seria mais importante ter capital? Conhecimento sobre o negócio a ser aberto? Capital
de giro? Simpatia? Controle financeiro?
Todas estas questões dentre outras
são sim fundamentais para que o micro empreendedor tenha sucesso, todavia nada
disso será benéfico se ele não souber escolher bem o ponto, sim onde montar seu
negócio.
Olhe no seu bairro, quantos empreendimentos
novos abrem no mês? quantos fecham logo em seguida?
Quantos salões de beleza existem ao
seu redor por exemplo? E acredite outros tantos serão abertos e fechados
posteriormente, ficando seus proprietários frustrados.
Quantas lojas vendem exatamente
quase em sua totalidade os mesmo produtos e serviços? Muitos bairros estão
saturados com “aquelas febres momentâneas” só por que um abre um determinado
negócio de bairro e é relativamente bem sucedido, não significa que você ou eu
vamos nos dar bem também.
Talvez alguém pense: não existe
negócio novo, em todos os lugares que vamos sempre teremos concorrência. É sim
uma verdade todavia existem lugares saturados, e é ai que temos que tomar
cuidado.
Em meu bairro uma certa vez chegou
um rapaz colocou numa carroça uma frangueira, montou uma churrasqueira e
começou a vender frango e lingüiça na brasa nos fins de semana. Aquilo ali na
localidade era uma novidade, passar pela praça e sentir aquele cheirinho logo
cedo. Resultado sempre se formava filas no domingo para comprar o tal produto
que tinha boa aparência, preço atrativo, e era saboroso. O que aconteceu depois?
Em pouco tempo um visionário percebeu que junto ao negócio poderia acrescentar
também uma farofa e refrigerante.
Logo o concorrente começou a também
ter sucesso, e aquela fila inicial que lotava a praça com aquele vendedor
inicial ficou dividida, pois a concorrência oferecia um refrigerante grátis “grátis
nada já estava incluído no preço” mais nos clientes gostamos de “achar que é grátis”
Não demorou muito para a praça estar
tomada de vendedor de frangos e quitutes. Muitos deles já não estão mais, pois
o lugar ficou saturado.
Qual a moral desta breve história ?
antes de abrir um negócio você vai ao local, examina a concorrência?
O ponto é realmente bom? O fato de
no local não haver muita concorrência que venda o seu produto ou utilize o seu
serviço não significa em si que o ponto é bom, pode ser justamente o contrário,
as vezes o local não é apropriado para aquele tipo de atividade.
Ainda falando do meu humilde bairro:
abriu lá uma loja que vende material esportivo, esta era a única loja deste
tipo dentro daquele pequeno bairro, notaram “pequeno bairro”, talvez o
proprietário tenha pensado, bem aqui não tem loja de esportes vou me dar bem. Será
mesmo?
Bem sobre esta loja de esportes falo
na próxima postagem : “não ter
concorrência no meu ramo de atividade ou ter pouca concorrência é realmente
garantia de sucesso?
Quer saber mais? entre em contato conosco: jlcconsultoria07@gmail.com
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