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quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Escolha o ponto comercial mais adequado! fique de olhos nos sinais – parte 1.

Escolher um bom ponto comercial é umas das coisas mais importantes para se começar um empreendimento.

Mais será isso mesmo importante? Não seria mais importante ter capital? Conhecimento sobre o negócio a ser aberto? Capital de giro? Simpatia? Controle financeiro?

Todas estas questões dentre outras são sim fundamentais para que o micro empreendedor tenha sucesso, todavia nada disso será benéfico se ele não souber escolher bem o ponto, sim onde montar seu negócio.

Olhe no seu bairro, quantos empreendimentos novos abrem no mês? quantos fecham logo em seguida?

Quantos salões de beleza existem ao seu redor por exemplo? E acredite outros tantos serão abertos e fechados posteriormente, ficando seus proprietários frustrados.

Quantas lojas vendem exatamente quase em sua totalidade os mesmo produtos e serviços? Muitos bairros estão saturados com “aquelas febres momentâneas” só por que um abre um determinado negócio de bairro e é relativamente bem sucedido, não significa que você ou eu vamos nos dar bem também.

Talvez alguém pense: não existe negócio novo, em todos os lugares que vamos sempre teremos concorrência. É sim uma verdade todavia existem lugares saturados, e é ai que temos que tomar cuidado.

Em meu bairro uma certa vez chegou um rapaz colocou numa carroça uma frangueira, montou uma churrasqueira e começou a vender frango e lingüiça na brasa nos fins de semana. Aquilo ali na localidade era uma novidade, passar pela praça e sentir aquele cheirinho logo cedo. Resultado sempre se formava filas no domingo para comprar o tal produto que tinha boa aparência, preço atrativo, e era saboroso. O que aconteceu depois? Em pouco tempo um visionário percebeu que junto ao negócio poderia acrescentar também uma farofa e refrigerante.

Logo o concorrente começou a também ter sucesso, e aquela fila inicial que lotava a praça com aquele vendedor inicial ficou dividida, pois a concorrência oferecia um refrigerante grátis “grátis nada já estava incluído no preço” mais nos clientes gostamos de “achar que é grátis”

Não demorou muito para a praça estar tomada de vendedor de frangos e quitutes. Muitos deles já não estão mais, pois o lugar ficou saturado.

Qual a moral desta breve história ? antes de abrir um negócio você vai ao local, examina a concorrência?

O ponto é realmente bom? O fato de no local não haver muita concorrência que venda o seu produto ou utilize o seu serviço não significa em si que o ponto é bom, pode ser justamente o contrário, as vezes o local não é apropriado para aquele tipo de atividade.

Ainda falando do meu humilde bairro: abriu lá uma loja que vende material esportivo, esta era a única loja deste tipo dentro daquele pequeno bairro, notaram “pequeno bairro”, talvez o proprietário tenha pensado, bem aqui não tem loja de esportes vou me dar bem. Será mesmo?

Bem sobre esta loja de esportes falo na próxima postagem : “não ter concorrência no meu ramo de atividade ou ter pouca concorrência é realmente garantia de sucesso?

Quer saber mais? entre em contato conosco: jlcconsultoria07@gmail.com

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