Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Como você mede resultados

Medir resultados de divulgação pode ser, cada vez mais, um desafio imenso para as empresas. Em tempos de online, redes sociais, stories, redes de transmissão e outros mais, como fazer para saber se a sua estratégia está sendo correta? Eduardo Rocha, CEO da Press manager, explica como a ferramenta ajuda a tarefa mais simples.
Fonte: Press Manager
 A tarefa de medir resultados, no trabalho de assessoria de imprensa, é um desafio para muitas empresas. Há alguns anos, usar a centimetragem, método de equivaler o espaço conquistado com matérias espontâneas ao mesmo tamanho de anúncios, era a melhor forma de entender o retorno sobre o investimento em divulgação. Entretanto, o universo, tanto de fontes quanto de veículos, era muito menor do que hoje. Por isso, a Press Manager, primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço de divulgação, ajuda a lançar um olhar sobre o assunto.
“Nas últimas décadas, o online ganhou uma força enorme, veículos multiplicaram-se. Apesar de menores e falarem com públicos específicos, muitas vezes, eles trazem mais resultados de popularidade e força de marca do que as grandes mídias que, claro, ainda tem lugar cativo nas expectativas dos clientes. Mas, com essa mudança de formato, veio a dúvida: como mensurar resultados, agora?”, lembra Eduardo. Segundo ele, a tarefa não é tão simples, mas, com as ferramentas certas, é possível ter um panorama mais assertivo.
Ele lembra: “não existe uma fórmula pronta e, cada vez mais, os resultados são equivalentes aos objetivos de cada ação específica. Podem ser o aumento de uma base de clientes, reerguer uma marca, realizar um lançamento, reforçar uma fonte que tem ótimos dados e precisa ser ouvida. E é desses objetivos que vai depender o método de medir resultados”.
“Claro, que, quando estamos falando de matérias nos veículos impressos, em portais de notícias e até mesmo em rádio e TV, usar a centimetragem ainda pode ser a melhor estratégia”, reforça Eduardo, “mas acreditamos que ela não deve ser a única forma de entender se um planejamento está no caminho certo. Há formas de entender se as expectativas estão sendo atingidas, mas é preciso foco na necessidade específica do cliente”
Eduardo explica: “é preciso entender: quais os resultados que o seu cliente espera? O que uma ação precisa gerar, especificamente? Há objetivos mais fáceis de serem mensurados, como uma grande matéria em um veículo de destaque, por exemplo. Só ela, em si, já é um retorno de investimento. Mas há outros objetivos em que é preciso buscar formas de validar estratégias”.
O CEO finaliza com uma observação relevante: “se o cliente, cada vez mais, pede um serviço personalizado, é preciso entender que as fórmulas, as propostas e inclusive a medição, também precisam ser mais específicas, seguindo essa mesma linha de raciocínio”.
Sobre a Press Manager
A Press Manager é a primeira empresa no mercado com plataforma completa e integrada que engloba todas as rotinas diárias dos assessores e com interação em tempo real nas principais redações de revistas, jornais, tv’s, rádios e portais de notícias. Agrega, hoje, mais de 1500 clientes, entre assinantes e usuários do plano gratuito, e mais de 55 mil jornalistas e blogueiros em sua base, com mais de 5 mil interações entre agências e redações. Além do serviço de gestão e do mailing, a empresa lançou, em 2018, o primeiro app exclusivo para jornalistas, o Press Voice, que permite consultar o banco de fontes com milhares de especialistas cadastrados pelos assessores e solicitar informações, entrevistas por meio de contato em tempo real com as agências. Em fevereiro de 2019, a Press Manager também lançou o aplicativo para os assessores que pode ser acessado por clientes e, também, de forma gratuita, com serviços moderados.

Katiuscia Zanatta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário