Medir resultados de divulgação pode ser, cada vez mais, um desafio imenso para as empresas. Em tempos de online, redes sociais, stories, redes de transmissão e outros mais, como fazer para saber se a sua estratégia está sendo correta? Eduardo Rocha, CEO da Press manager, explica como a ferramenta ajuda a tarefa mais simples.
Fonte: Press Manager
A tarefa de medir resultados, no trabalho de assessoria de imprensa, é um desafio para muitas empresas. Há alguns anos, usar a centimetragem, método de equivaler o espaço conquistado com matérias espontâneas ao mesmo tamanho de anúncios, era a melhor forma de entender o retorno sobre o investimento em divulgação. Entretanto, o universo, tanto de fontes quanto de veículos, era muito menor do que hoje. Por isso, a Press Manager, primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço de divulgação, ajuda a lançar um olhar sobre o assunto.
“Nas últimas décadas, o online ganhou uma força enorme, veículos multiplicaram-se. Apesar de menores e falarem com públicos específicos, muitas vezes, eles trazem mais resultados de popularidade e força de marca do que as grandes mídias que, claro, ainda tem lugar cativo nas expectativas dos clientes. Mas, com essa mudança de formato, veio a dúvida: como mensurar resultados, agora?”, lembra Eduardo. Segundo ele, a tarefa não é tão simples, mas, com as ferramentas certas, é possível ter um panorama mais assertivo.
Ele lembra: “não existe uma fórmula pronta e, cada vez mais, os resultados são equivalentes aos objetivos de cada ação específica. Podem ser o aumento de uma base de clientes, reerguer uma marca, realizar um lançamento, reforçar uma fonte que tem ótimos dados e precisa ser ouvida. E é desses objetivos que vai depender o método de medir resultados”.
“Claro, que, quando estamos falando de matérias nos veículos impressos, em portais de notícias e até mesmo em rádio e TV, usar a centimetragem ainda pode ser a melhor estratégia”, reforça Eduardo, “mas acreditamos que ela não deve ser a única forma de entender se um planejamento está no caminho certo. Há formas de entender se as expectativas estão sendo atingidas, mas é preciso foco na necessidade específica do cliente”
Eduardo explica: “é preciso entender: quais os resultados que o seu cliente espera? O que uma ação precisa gerar, especificamente? Há objetivos mais fáceis de serem mensurados, como uma grande matéria em um veículo de destaque, por exemplo. Só ela, em si, já é um retorno de investimento. Mas há outros objetivos em que é preciso buscar formas de validar estratégias”.
O CEO finaliza com uma observação relevante: “se o cliente, cada vez mais, pede um serviço personalizado, é preciso entender que as fórmulas, as propostas e inclusive a medição, também precisam ser mais específicas, seguindo essa mesma linha de raciocínio”.
Sobre a Press Manager
A Press Manager é a primeira empresa no mercado com plataforma completa e integrada que engloba todas as rotinas diárias dos assessores e com interação em tempo real nas principais redações de revistas, jornais, tv’s, rádios e portais de notícias. Agrega, hoje, mais de 1500 clientes, entre assinantes e usuários do plano gratuito, e mais de 55 mil jornalistas e blogueiros em sua base, com mais de 5 mil interações entre agências e redações. Além do serviço de gestão e do mailing, a empresa lançou, em 2018, o primeiro app exclusivo para jornalistas, o Press Voice, que permite consultar o banco de fontes com milhares de especialistas cadastrados pelos assessores e solicitar informações, entrevistas por meio de contato em tempo real com as agências. Em fevereiro de 2019, a Press Manager também lançou o aplicativo para os assessores que pode ser acessado por clientes e, também, de forma gratuita, com serviços moderados.
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