Feedback é uma palavra que tem origem no idioma inglês, sendo formada pela junção dos
termos feed, que pode ser traduzido como “alimentação/alimentar” e back como “de volta”.
Assim, do idioma inglês essa palavra pode ser compreendida como
realimentar, responder, retorno, reação.
O feedback pode ser usado em várias áreas na empresa, mas hoje, iremos abordá-lo na
perspectiva de gestão e liderança. Mas o que Feedback quer dizer nesse contexto? O feedback
no contexto de liderança e gestão tem como objetivo fundamental ajudar as pessoas a
melhorarem seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do
fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas
ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência.
Feedbacks podem e devem ser utilizados como ações de validação e parabenização frente a
condutas e resultados positivos e, claro, também podem e devem salientar equívocos e
discrepâncias de desempenho, quando ocorrerem. Porém, a prática do feedback deve ser
utilizada sempre de maneira construtiva, afinal, seria um absurdo imaginar que pessoas que se
sintam humilhadas, punidas ou com autoestima rebaixada pudessem se sentir naturalmente
motivadas a melhorar sua performance.
Para que o feedback ocorra devemos observar alguns pontos, são eles:
Ambiente: local onde será realizado o feedback
o Acolhedor
o Seguro
Comunicação: forma como me comunico/falo.
o Escuta ativa
o Postura não intimidadora
o Tom de voz
o Pergunte:
O que você acha que deveria ser feito para melhorar?
Como nos poderíamos te ajudar nisso?
Que pontos específicos você acredita que geraram esse resultado?
Imparcialidade: abordar apenas nos números e dados a serem tratados
o Informações claras
o Números e dados do desempenho
o Fatos e não história
o Não se esqueça: não é pessoal e apenas o processo
Foco
o Tenha um objetivo claro
o Apenas nas situações definidas
o Seguir a pauta
Organização:
o Faca uma pauta com tudo que você quer falar
o Imagine cenários (o que as pessoas podem questionar)
o Lembre-se não é uma questão de ganhar e sim de melhoria do processo
o O feedback deve ocorrer entre 30-40 minutos para colaborador e equipe 40-60
minutos.
Como vimos, neste breve artigo, feedback é uma ferramenta de alto impacto e, quando
corretamente utilizada, possui a potencialidade de maximizar resultados positivos, reverter
resultados negativos e promover o desenvolvimento e aprimoramento dos envolvidos.
Saber fornecer um feedback é uma arte que diferencia em larga escala aqueles que a
aprimoram.
VAMOS PENSAR UM POUCO:
Quando foi a última vez que você falou com o seu colaborador sobre seu desempenho (positivo
e negativo)?
a) Semana passada
b) Mês passado
c) Três meses
d) Seis meses
e) Nunca
Como você classificaria essa conversa?
a) Formal
b) Informal
c) Não sei
Você construiu com o seu colaborador/equipe um plano de ação de melhoria?
a) Sim
b) Parcialmente
c) Não
As ações definidas foram implementadas?
a) Sim
b) Parcialmente
c) Não
Agora analise suas respostas e pense nos objetivos e como você pode melhorar em suas
posições com sua equipe.
* Lara Dias é especialista em negócios e pessoas do Grupo Support.mariana@dampresscomunicacao. com
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