Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING PARA 2019: ANTECIPE-SE ÀS TENDÊNCIAS!

Tendências de 2019

As mudanças e as transformações no marketing digital acontecem a todo tempo, de modo que sempre surge uma nova técnica ou tecnologia. Por isso, é importante ficar de olho nas novidades do mercado, bem como na reação do público. É a partir dessa análise que as possíveis tendências serão consolidadas. Veja as principais. 

Integração das mídias

O usuário está sempre em busca de facilidades, seja para comprar ou para realizar buscas na internet. Por isso, possuir aplicativos e sistemas de integração de mídias é muito importante.
Ao preencher um cadastro no Facebook, por exemplo, o usuário deseja que aqueles dados fiquem salvos e sejam úteis para o acesso de outros serviços, baseados naquela autenticação. Essas integrações diminuem o tempo gasto pelo usuário e otimizam a experiência do público-alvo. 

Personalização por meio de dados

A personalização por meio de dados é outra tendência que veio para ficar. Com tantas ofertas e produtos disponíveis, sobressaem marcas que conseguem criar uma comunicação personalizada e alinhada com as expectativas da persona e com a jornada de compras.
A pesquisa realizada pela Adobe mostrou que 80% dos usuários esperam uma experiência personalizada. Por esse motivo, segmentar é tão importante. Coletar dados em redes sociais, landing pages, cadastros de sites e organizá-los em planilhas é crucial para entender os hábitos dos clientes e o que eles esperam de uma empresa.
Assim, o produto certo será oferecido à persona, no momento certo, aumentando as vendas e fidelizando consumidores.

Campanhas com microinfluenciadores

As campanhas com influenciadores ganharam destaque nos últimos anos. Mas, para 2019, as campanhas com microinfluenciadores têm ganhado mais importância.
Com o excesso de conteúdo diário, os grandes influenciadores perderam uma boa parte da audiência e do engajamento que possuíam. Muitas vezes, um influenciador sugere de 5 a 10 marcas, por dia, em suas redes sociais e os seguidores começam a pensar se realmente vale a pena comprar cada uma delas. 
Na contramão do excesso, surgem os microinfluenciadores. Mesmo possuindo um público pequeno, entre 5 a 10 mil seguidores, o envolvimento e as dicas dadas por eles são reais. O microinfluenciador engaja com a audiência, responde dúvidas e comentários e produz críticas mais sinceras e menos sensacionalistas sobre um produto.

Inteligência artificial 

A inteligência artificial surgiu para automatizar e facilitar processos robóticos. Com isso, o marketing digital também se beneficiou com os chatbots, a análise profunda de dados e as tendências de personalizações mais sofisticadas.
Em 2019, o uso desses recursos será intensificado, ajudando a melhorar as estratégias de segmentação do público, o fluxo de trabalho, a realização de testes e a otimização do tempo de entrega de soluções. 

Marketing de vídeo 

Já é perceptível como os conteúdos de vídeo tornaram-se importantes para o marketing. O YouTube era o grande detentor dessa tecnologia, porém, com o aumento do consumo desse tipo de conteúdo, o Facebook e o Instagram têm adaptado suas plataformas, para se adequarem a essa nova realidade.
Em 2019, os usuários optarão por vídeos com conteúdos originais, criativos e que contem histórias. Além disso, as marcas precisam sair do meio comum e inseri-los em conteúdos diversos, como landing pages e e-mail marketing.

Planejamento estratégico de marketing

Para colocar todas essas tendências em prática, é preciso muita organização. O plano de marketing é o documento de uma empresa que vai organizar e planejar ações buscando alcançar objetivos pontuais.
O planejamento anual deve ser completo, discorrendo sobre vários pontos. Mas é possível criar planejamentos menores, que foquem em um produto específico ou uma marca especial. 
Veja, a seguir, quais itens não devem faltar no seu plano de gestão.

Orçamentos

A parte de finanças é uma área que causa muita dor de cabeça para os empresários. Por isso, em alguns casos, o setor de marketing acaba negligenciando esse item e não o coloca em seu planejamento. No entanto, pensá-lo com antecedência é o que faz com que as ações sejam bem-sucedidas.
Controle e mensure receitas, saídas e gastos. Isso inclui pensar sobre quais ações de divulgação acontecerão ao longo do ano e o orçamento para campanhas nas redes sociais e seus anúncios, criação de novos produtos ou embalagens, treinamentos de equipe, workshops e realização de eventos.
Mesmo com as projeções financeiras, algumas ações podem não ser realizadas ao longo do ano, contudo, o planejamento possibilitará que atividades sejam remanejadas ou cortadas da agenda. 
https://projetual.com.br/planejamento-estrategico-de-marketing-para-2019-antecipe-se-as-tendencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário