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quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Controle de ponto: como adaptar colaboradores a um sistema?

Adotar um sistema de Controle de Ponto pode trazer resistência. O que fazer para ajudar seus colaboradores a se adaptarem melhor?

Toda mudança acaba trazendo um pouco de resistência no início; e com a implementação de um sistema de controle de ponto não seria diferente. Mas existe solução!
Nas primeiras semanas é possível que muitos colaboradores se esqueçam de utilizar, ou tenham dificuldades para aprender a maneira de utilizar, outros podem também resistir por simplesmente não compreenderem a necessidade de um controle de frequência.
O que a empresa pode fazer para ajudar os colaboradores a adaptar melhor e mais rápido?
Um bom processo de integração e adaptação pode ser dividido em três principais fases:
     O Aviso prévio
     O Treinamento
     A Adaptação
Simplesmente implementar uma mudança tão importante da noite para o dia não é a melhor maneira de executar. É preciso planejamento e estratégia, caso contrário a implementação pode não trazer os benefícios esperados, e ainda ameaçar a organização atual da empresa.
Vamos refletir sobre como essa sequência de fases pode ser útil!

O Aviso Prévio

A partir do momento que estiver confirmada a utilização do sistema de Controle de Ponto, você pode começar a preparar seus colaboradores avisando que haverá mudanças e munindo-os de informação.
Assim, eles terão tempo para começar a acostumar com a ideia e, principalmente, para compreender por que essa mudança está sendo implementada e como ela pode ser positiva tanto para a empresa, quanto para ele mesmo.
Envie um e-mail geral contando que a empresa tem novidades e um sistema de controle de ponto será integrado. No e-mail, enfatize que a empresa trará essa novidade, pois identificou que ela poderá melhorar a rotina de trabalho para todos.
Numa comunicação seguinte, mencione qual será o sistema adotado, adicionando materiais de apresentação, como um pdf simples que mostra os principais benefícios para colaboradores.
Dessa maneira, os colaboradores não serão pegos de surpresa e estarão mais abertos a receber o treinamento; além de sentirem-se incluídos e informados sobre o que acontece na empresa, o que é um ótimo ponto motivacional.

O Treinamento

Quando o sistema de controle de ponto finalmente for implementado, não será uma surpresa. Todos estarão prontos para conhecer a novidade e começar a usar!
Agora você precisa explicar o funcionamento e ajudá-los de maneira prática como, de fato, usar esse sistema do jeito certo, e como aproveitar as ferramentas e benefícios que ele oferece da melhor forma possível.
Organize um evento de treinamento com os colaboradores da casa. Envie um convite com data e hora, junte todos numa sala – ou no espaço que a empresa tiver disponível – para ensiná-los a dar os primeiros passos:
     Como baixar o aplicativo?
     Como criar um cadastro?
     Como bater ponto?
     Como configurar funcionalidades disponíveis?
Além de ensiná-los a utilizar o sistema, a empresa deve aproveitar o momento para explicar aos colaboradores o motivo de estarem implementando um sistema de controle de ponto:
     Por que fazer controle de ponto e Frequência?
     Por que é positivo para a empresa?
     Por que é positivo para o colaborador?
E, por fim, após treinados, distribuir materiais e informações básicas de apoio:
     Como buscar ajuda ou entrar em contato em caso de dúvidas?
     Panfleto (ou pdf via e-mail) contendo o Guia de como usar o sistema.
     Brindes relacionados ao sistema (chaveiros, broche, copo).
Após esse processo (que pode durar apenas algumas horas), mais do que apenas implementar um novo sistema, você de fato treinou e preparou seus colaboradores para participarem de uma nova cultura de gestão de tempo!

A Adaptação

Agora, a empresa não pode se esquecer de oferecer todo o apoio necessário!
Mesmo após o treinamento, haverá colaboradores que não puderam estar presentes no dia, ou que estavam presentes, porém ainda estão com dificuldades e dúvidas em relação ao sistema de controle de ponto e frequência. Também, claro, possivelmente haverá colaboradores ignorando o novo sistema e não utilizando-o.
Para lidar com esses resquícios de resistência, é necessário um plano de ação contínuo, que se manterá incentivando os colaboradores.

     Criar a cultura de treinar todos os novos colaboradores para usarem o sistema.


     Especializar uma pessoa da empresa na utilização do sistema e torná-la disponível para fornecer suporte sempre que necessário.


     Durante as primeiras semanas, promover pesquisas para avaliar a performance da adaptação dos colaboradores ao novo sistema.


     Oferecer incentivos, por exemplo: todo mês, um almoço especial na faixa para cada colaborador que fechar o mês com todos os registros de ponto feitos de acordo com a agenda, e sem falhas.

     Conversas particulares com os colaboradores que apresentarem maior resistência para compreender o motivo e encontrar uma solução.
Quando todo o processo for concluído e estiver funcionando positivamente, com certeza todo o trabalho e empenho em preparar as equipes terá valido a pena!

Fonte: Oitchau

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