No momento do lojista se planejar para a Black Friday, além de se preocupar em organizar promoções e baixar o preço dos produtos, é fundamental que o seu site esteja preparado para receber todos os consumidores que buscarão pelas ofertas.
Estima-se que durante a Black Friday o número de acessos a uma loja virtual chegue a ser até 10x maior em relação a dias comuns. Com o aumento da demanda, é preciso que o servidor esteja apto a receber o volume de visitantes sem deixar a desejar no funcionamento do site, entre outros pontos de atenção.
Segundo o Reclame Aqui, em 2017, a quinta edição da Black Friday no Brasil teve aumento de vendas, mas muitos consumidores tiveram dificuldade para concluir seus pedidos online. Os consumidores se queixaram de propaganda enganosa em 13,5% dos casos, outros 9,6% relataram problemas na finalização da compra, enquanto que 8,8% reclamaram de divergência de valores.
Assim, para o lojista não perder conversões, é essencial que as boas ofertas estejam alinhadas a diversas ações. Aqui estão algumas dicas valiosas do Coordenador do Curso de Tecnologia em Marketing, professor José Ferreira de Souza, da Universidade Cruzeiro do Sul para ganhar a atenção do consumidor e manter a qualidade das vendas online:
1 -Melhore a velocidade do site. É bem provável que você perca ótimas oportunidades de vendas na black Friday se o seu site estiver muito lento. Sem contar que o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) pode ser prejudicado, já que o Google dá as melhores posições orgânicas para sites com um carregamento de página mais rápido. Para melhorar a velocidade do site, você pode comprimir ou alterar o tamanho das imagens de todas as páginas de produtos estarão em promoção (ou entre os mais vendidos). O tempo ideal deve ser de até 3 segundos. E não se esqueça também de checar a capacidade de carregamento dos seus servidores para saber o quanto de tráfego o seu site suporta;
2 - Mantenha atualizada a sua homepage. Quando os consumidores entrarem no seu site, certifique-se de que as melhores promoções e ofertas estejam bem visíveis na homepage. Você pode utilizar banners de produtos, pop-ups de saída para quando o usuário for abandonar o site e oferecer ofertas imperdíveis;
3- Prepare ações de marketing com antecedência, já que a mídia estará mais cara em novembro;
4- Facilite o processo de comparação dos produtos em ofertas no site;
5 – Seja claro sobre os produtos que estão com desconto no Black Friday, com selos, background diferenciados, cores e afins – assim evita-se o cenário do consumidor acreditar que todo o e-commerce está com descontos;
6 – Coloque em promoção os produtos que são realmente procurados e interessam ao consumidor;
7 - Ofereça um chat de suporte para os seus clientes. É muito provável que na Black Friday seus clientes tenham alguma dúvida sobre o produto, preço ou prazos de entrega. E o seu papel como lojista é engajá-los no site, ajudando a responder suas dúvidas, para que as vendas não sejam perdidas.
8 – Fique de olho nas redes sociais. Elas são extremamente importantes para gerar mais vendas na Black Friday, já que boa parte do seu público está presente nesses canais. Portanto, a recomendação é que você mobilize uma equipe focada em fazer as divulgações de ofertas e monitoria de atividades nas redes sociais do seu negócio.
9 - Elabore campanhas de e-mail marketing personalizadas para aumentar as vendas Black Friday.
10 - Conte com um checkout de pagamento focado na conversão. Muitos consumidores abandonam o carrinho de comprar devido a um processo de checkout complicado. Então, quanto mais simples e fluído o seu checkout for, maiores serão as suas vendas na Black Friday.
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XCOM Agência de Comunicação Universidade Cruzeiro do Sul
Luanna Marin luanna.marin@xcom.net.br |
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