Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Novo livro "Fazendo a inovação acontecer" propõe plano estratégico para as organizações que desejam liderar diante do dinamismo atual do mundo dos negócios

Obra escrita por Rivadávia Drummond apresenta plano estratégico para as organizações que desejam liderar diante do dinamismo atual do mundo dos negócios
https://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx/?pro_id=10285080&qld=90&l=430&a=-1
São Paulo, agosto de 2018 – Inovação é a palavra-chave para as empresas que buscam crescimento e consolidação no mercado. No entanto, para muitos – inclusive os executivos mais experientes – liderar a inovação em uma organização ainda é um grande desafio. Diante disso, Rivadávia Drummond, professor, pesquisador, consultor, palestrante, empresário e conselheiro de empresas, apresenta o novo livro “Fazendo a inovação acontecer – Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização”, do selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta.

A partir de sua experiencia profissional e de referências de autores renomados, Rivadávia destaca a importância da inovação e aponta que ela está no centro do processo de criação do conhecimento organizacional, pois é capaz de determinar a estratégia de um negócio e gerar grandes transformações dentro de uma empresa.

“Conceituar a inovação é uma tarefa árdua. Frequentemente, o termo é confundido com criatividade e invenção. No entanto, a invenção é a criação de algo inédito, como um produto, um serviço, um processo ou uma tecnologia”, ressalta o autor.

O primeiro passo para implantar a inovação está no convite ao leitor para que ele faça “grandes perguntas – complexas e difíceis” a respeito de seu modelo de negócios, pois são essas questões que vão abrir espaço para aguçar a curiosidade e gerar grandes inovações. Nesse sentido, os leitores são instigados a refletir a respeito de temas como: “qual é o valor da inovação”; “que mundo é esse que estamos vivendo?”; “é fácil inovar – e empreender – no Brasil?”.

Na sequência, a obra apresenta um modelo de inovação estratégico, com um plano de execução e ferramentas, que são capazes de colocar o projeto em prática e também medir os resultados obtidos com as mudanças implantadas. Assim, é estabelecido um diálogo entre ferramentas, estratégia, execução e métricas para que se possa apreciar a modelagem como um todo.

“Esse é um tema que deve ser analisado com a ajuda de um telescópio, não apenas com um microscópio. A visão de microscópio faz com que você mergulhe a fundo em um problema ou questão e isso é um risco, pois pode fazer a pessoa perder a visão do todo. O telescópio permite enxergar o todo e suas conexões”, compara Rivadávia.

Para concluir, o livro ainda aponta que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Afinal, vivemos na chamada Quarta Revolução Industrial, também denominada “Indústria 4.0”: uma revolução que acontece em uma velocidade exponencial, no qual é impossível imaginar o escopo, alcance e impacto sistêmico.

“Acredito que uma das melhores formas de se inspirar e sensibilizar os membros de uma organização acerca da inovação é contar casos interessantes que envolvam protagonistas confrontados por grandes perguntas, problemas ou desafios, com trajetórias que apresentam elementos de perseverança, fracasso, erros honestos, resiliência, realizações e lições aprendidas. São esses os elementos que me ajudaram a criar esse livro”, pontua o autor.

Carol Decresci
Grupo Image


Nenhum comentário:

Postar um comentário