As lojas, cada vez mais, enfrentam dificuldades em ficar na mente do consumidor. Tantas lojas com inumeras opções similares, dificultam o sucesso das marcas.
85 % das pessoas que visitam shoppings depois, de uma hora, lembram apenas de 5 lojas. Um dos motivos é que a grande maioria é muito similar. A outra é que 60% destes não foram com a intenção de fazer compras, segundo Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), ou seja, o preço provavelmente não será o primeiro motivo para atrair sua atenção.
Segundo o especialista em Ciências do Consumo, Alvaro Guilhermo, se os empresários não se atentarem a alguns fatores, certamente, não terão exito em suas marcas e produtos:
"Decidir abrir um espaço comercial físico deve levar em conta a importância da visita de um ser humano. E para isso o espaço deve considerar gerar algo diferente explorando o multisensorial, as diferentes inteligências, apresentando uma nova experiência, que acrescente conteúdo e proponha um aprendizado". Recomendo algumas ações fáceis e acessíveis aos empresários:
- Reserve um percentual para investir em mudanças constantemente – dê o nome que quiser “Visual Merchandising” por exemplo, mas deixe uma verba no planejamento para isto. No mínimo 4 vezes ano.
- Não é a quantidade de investimento que garante o sucesso e sim Criatividade atrelada aos valores da Marca. Pequenas mudanças podem fazer seu negócio voltar a funcionar.
- Conte uma história coerente e de forma atrativa.
- Preserve sua Identidade para ser reconhecido e estar na memória dos consumidores.
- Faça tudo isto associado com a tecnologia digital, principalmente com as redes sociais.
Utilizando essas ferramentas, ainda não será fácil, mas com certeza, terá vantagens em relaçao ao seu concorrente". Finaliza Guillermo.
MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing
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