Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Empresário abandona carreira para vender cerveja em homenagem a família.

Empresário abre cervejaria artesanal em homenagem a vinda da família holandesa ao Brasil

O que era um hobby virou coisa séria, e fez com que o empresário Dante Casarotti criasse a cerveja Van Been, que conta a história de sua família através dos rótulos em um misto de ficção e realidade 

O empresário Dante Casarotti até então trabalhava como gerente comercial em uma empresa de equipamentos e máquinas para reciclagem de materiais plásticos. Em 2012, sua esposa resolveu presenteá-lo com um curso de fabricação de cerveja caseira e fez com que ele se apaixonasse pelo processo e iniciasse a produção para seu próprio consumo. “Sempre gostei de cervejas, porém era algo por hobby, não pensava em transformar essa paixão em algo muito sério ou até mesmo uma empresa”, afirma.  
Após 11 anos na empresa, ele resolveu pedir demissão em 2016 para transformar seu hobby em algo sério. Apesar de ter feito o curso e gostar da área, o empresário precisava adquirir ainda mais informações sobre o processo das bebidas e informações que tivessem relação com o processo de produção, embalagem, distribuição e até mesmo marketing. Sendo assim, decidiu viajar com sua esposa para Itália e Estados Unidos e aprimorar seu conhecimento cervejeiro.
Contar a história da família através de latas de cerveja, com um misto de ficção e realidade. Essa é a ideia inusitada que Casarotti teve quando fundou a cervejaria Van Been em 2017. O nome é uma homenagem ao sobrenome da família de sua mãe, de origem holandesa. Com característica de empreendedor de sucesso, aprofundou seus estudos sobre a família Van Been e constatou que as aventuras e experiências de vidas de seus antepassados seria uma ótima forma de ilustrar seus produtos.“Depois de ter aprimorado meus conhecimentos, conheci bastante marcas e achei que seria uma ideia criativa contar histórias através de embalagens, pois apenas algumas marcas possuem esse propósito”, explica o empresário.
Diferente do que é tendência no setor, a Van Been, apostou nas cervejas em latas para conquistar o público. Essa forma de envase, além de oferecer um custo mais acessível tanto para o fabricante como para o consumidor, permite benefícios que ajudam na qualidade da bebida, como inibir a ação dos raios UV, mais proteção a oxidação, de fácil manuseio e 100% reciclável.
Atualmente, a marca traz duas opções do estilo Belga em seu portfólio, a IPA e a Blond Ale. Cada rótulo, conta a história sobre a família Van Been, que traz aventuras e experiência de vida de seus antepassados, com um misto de ficção e realidade. “Hoje, nosso faturamento mensal é de R$30mil. Para 2018, nosso objetivo é crescer 30%”, finaliza Casarotti.


Sobre a cervejaria Van Been
A marca tem o objetivo de espalhar pelos quatro cantos do país a cultura e os sabores dos elementos presentes na bebida, unindo qualidade, rótulos atrativos e preços acessíveis. Sua produção é colaborativa, conhecida no meio cervejeiro como cigana (que utiliza tanques de outras fábricas para a produção). A Cervejaria Van Been visa o desenvolvimento de sabor com qualidade, e seu slogan é “A cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil”.

Miriam Matos 
Renato LopeS

Nenhum comentário:

Postar um comentário