Afinal, o que é ser criativo? Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é fundamental para garantir o sucesso de um negócio.
Criatividade é considerada um talento. Há pessoas que nascem com ela, no entanto, é possível desenvolvê-la a partir de suas experiências profissionais. Por que você deveria fazer isso? Bom, a pesquisa StateofCreate: 2016, realizada pela Adobe, revelou que pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas.
Além disso, o levantamento, que entrevistou cerca de 5 mil pessoas, mostra que os respondentes que se consideram “criativos” são mais propensos do que os “não-criativos” a se considerarem inovadores, confiantes e felizes. Entre os “criativos”, 46% entendem que a criatividade os ajudam a fazer a diferença, enquanto apenas 15% dos “não-criativos” apontaram o mesmo.
Os entrevistados acreditam, ainda, que negócios que investem em criatividade estão mais propensos a aumentar a produtividade dos colaboradores, oferecer melhores experiências de consumo, fomentar a inovação e obter sucesso financeiro.
Mala Sharma, vice-presidente e gerente geral da Creative Cloud da Adobe, afirma que a criatividade e produtividade andam de mãos dadas e que empreendedores que não investem em ser criativos tendem a ficarem despercebidos no mercado de trabalho – atrás dos concorrentes que souberam valorizar o poder da criatividade e da inovação.
Como desenvolvê-la?
Primeiramente, esqueça a ideia de que não tem aptidão para ser criativo. Quando alguma ação que criamos não dá certo, tendemos a achar que não possuímos a expertise de trabalhar com a criatividade.
No entanto, arriscar, errar e aprender faz parte do desenvolvimento de tornar-se criativo: a criatividade é construída por meio de experiências pessoais e do âmbito profissional – inclusive os problemas que vivemos e conseguimos superar. Tudo o que observamos e convivemos pode ser utilizado para compor nosso repertório pessoal e, consequentemente, nossas referências na hora de criar e desenvolver soluções – ou ser criativo.
Como utilizá-la?
A criatividade deve ser utilizada quando você está em busca de encontrar soluções ou de criar inovações. Para desenvolvê-la, procure sempre pensar em algo diferente do que é comum ao seu dia a dia e do mercado no qual está inserido.
Ignore modelos prontos, foque no que você deseja realizar e, então, pense em alternativas para conseguir conquistar esse resultado. Esse estímulo te auxiliará a exercer a criatividade que há dentro de você. Quanto mais você a estimula, mais você ficará habituado com o processo criativo.
No ambiente de trabalho, procure ser criativo na hora de solucionar problemas, de criar ações internas, de desenvolver novos métodos, de elaborar processos e de otimizar as demandas.
https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/a-importancia-da-criatividade-para-os-empreendedores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário