Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Como lidar com a diversidade ideológica dos funcionários da sua empresa

Em ano de eleições, é comum que o tema política surja com mais frequência no ambiente de trabalho. Quando o país está passando por transformações políticas e econômicas, então, não tem nem como fugir do assunto: é natural que as pessoas queiram discutir temas recorrentes durante seu expediente.
Mas, alguns cuidados devem ser tomados quando assuntos que envolvem posicionamentos políticos são pautados, especialmente porque nem todos os funcionários dividem a mesma opinião – uns tendem para um lado, outros para outro e ainda há aquela parcela que não gosta de se posicionar a respeito.
Confira como lidar com a diversidade ideológica presente dentro da sua empresa.

RESPEITO ACIMA DE TUDO
Independentemente de estarmos ou não no ambiente de trabalho, é necessário respeitar a opinião do próximo acerca de algum assunto. Cada pessoa possui uma formação diferente e isso implica em pensamentos adversos. A partir do momento em que você compreende esse fato, fica muito mais fácil conversar com alguém que não pensa da mesma forma que você. Não tente impor sua opinião, mas sim explique o porquê do seu posicionamento sobre determinado tema – sendo ele sobre política ou qualquer questão acerca da empresa.
como-lidar-com-a-diversidade-ideologica-de-seus-funcionarios-noticias

É PRECISO SABER A HORA CERTA DE FALAR
Perceba o momento. Será que aquela é a hora certa de conversar sobre um tema que cada pessoa da sua equipe pode ter uma opinião diferente a respeito? É preciso saber a hora certa de se posicionar e com certeza isso não deve ser feito durante uma reunião ou enquanto todos estão concentrados em finalizar suas demandas. A conversa, eventualmente, vai surgir. E, quando isso acontecer, exponha sua opinião de maneira respeitosa. Após a discussão saudável, não fique voltando sempre no assunto com aquele funcionário que não pensa da mesma forma que você, a não ser que ele esteja aberto para esse tipo de conversa.

POSIÇAO POLÍTICA NÃO DEVE INTERFERIR NO TRABALHO
Há alguns casos em que a empresa se posiciona a favor ou contra algum tema. O funcionário deve respeitar essa posição, assim como o líder deve aceitar que um membro de sua equipe não se identifique 100% com o posicionamento. Evite o julgamento de pessoas que não possuem a mesma posição ideológica que você – a diferença de pensamentos nunca pode ser confundida com o desempenho de alguém dentro de uma companhia.

A DIVERSIDADE DE OPINIÃO É NECESSÁRIA
Um ambiente é considerado saudável e diversificado quando composto por pessoas que possuem opiniões diferentes. É necessário aprender a trabalhar com a diversidade de pensamentos: ela é necessária para aprimorar ideias e construir projetos, afinal, se não existisse, uma empresa produziria sempre as mesmas coisas e muitas vezes não teria a visão necessária para enxergar além. Pensamentos adversos podem sim ser utilizados em conjunto e trazer bons resultados. Se cada pessoa da sua organização tiver essa consciência, as conquistas positivas da companhia serão constantes.
https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/como-lidar-com-a-diversidade-ideologica-dos-funcionarios-da-sua-empresa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário