A chave do sucesso de qualquer negócio é entender quem é o meu cliente, saber se o que ele deseja comprar é o mesmo que eu estou vendendo, e conseguir oferecer soluções integradas, que tenham valor agregado. "Os clientes compram realizações de sonhos. Quem vende somente o produto, não consegue ir longe.
É preciso começar a pensar diferente e entender qual o sonho que cada um está comprando", explicou o criador do conceito de clientividade. Para conseguir estes diferenciais, é preciso foco. De acordo com Souza, é necessário segmentar o seu público e escolher que tipo de clientes você quer atingir, esquecendo o ditado "Caiu na rede é peixe".
Muitas vezes o maior concorrente está dentro de casa, dentro da empresa. É preciso olhar quais os problemas existem internamente para que haja sucesso na hora da venda. "Quando falta um rumo claro, integração entre as áreas e parceiros e uma estrutura inadequada, o processo não flui. Um líder de sucesso é aquele que consegue fazer com que seus colaboradores tenham brilho nos olhos, bom estado de espírito e que entendam a importância da diversidade, fazendo com que todos olhem juntos na mesma direção", completou o palestrante.
Durante a apresentação, César Souza também ressaltou a importância da valorização do intangível, salientando que é o que "ganha o jogo", já que o tangível é fundamental, pois representa o produto. "O que fideliza o cliente não é o que se pega ou se vê, mas sim o que se sente. É preciso que o vendedor passe segurança e transparência, além de cuidar do ciclo completo (antes - durante - depois - sempre). O cliente tem que estar no centro de tudo", finalizou.
O DNA DO CLIENTE
Um dos principais momentos do evento foi a apresentação do conceito de "DNA do Cliente", quando o consultor falou das letras que compõem esta 'genoma'.
E - ENTENDA O CLIENTE: O que o cliente deseja pode ser diferente do que ele necessita. Para isso, precisamos ser sinceros, ter uma linguagem apropriada para cada um e lembrar que o cliente é um alvo móvel, que está em constante mudança de gosto, necessidade e expectativas.
A - ATENDIMENTO: O atendimento inadequado é responsável pela perda de 68% das vendas. Mentira, arrogância e demora ultrapassam a importância do preço, que neste momento da compra, é o que é menos considerado. Os clientes esquecem problemas e algumas falhas, mas não o tratamento que recebem. Um atendimento excelente é aquele que cumpre o que promete e fala a verdade em qualquer circunstância (com bom senso).
S - SURPREENDA: Faça mais do que o combinado. Surpreenda sempre! Preço é o que a gente paga e valor é o que a gente recebe. Quando o cliente fica feliz, ele recomenda.
I - INOVAÇÃO: É pensar "fora da caixa", oferecer novas experiências.
P - PAIXÃO: É o que ganha o jogo. É ser apaixonado pela marca, pela equipe, pelo negócio. Quando o coração do cliente pulsa é reflexo de uma boa experiência com os colaboradores.
Fonte César Souza em CDL NEWS
http://www.gercc.org/artigos2/-entender-e-conhecer-o-cliente-e-a-chave-do-sucesso-de-qualquer-negocio.html
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