Serviços oferecidos por um pet shop
Ainda que comercialize produtos para pets, um pet shop não pode vender medicamentos
Antes de abordarmos sobre a criação de um pet shop, vamos entender qual é a sua definição.
De acordo com o Decreto nº 40.400/95, o pet shop é definido como uma loja destinada ao comércio de produtos de uso veterinário e de animais, onde também pode ser praticado o banho e a tosa dos pets. Entretanto, a legislação de São Paulo prevê que medicamentos não podem ser comercializados nessas lojas.
Outro ponto importante é a comercialização de animais: os donos de pet shop que desejam vender ou doar qualquer animal de estimação devem inscrever suas lojas no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA) e possuir um médico veterinário sempre à disposição.
Responsável técnico
É essencial a presença de um veterinário como responsável técnico pelo estabelecimento
De acordo com a legislação, é obrigatória a presença de um veterinário como responsável técnico de uma pet shop. O contrato realizado entre o estabelecimento e o médico veterinário deve ser mostrado ao Conselho egional de Medicina Veterinária (CMV) para que seja analisado. Para maiores informações, acesse osite www.cfmv.org.br.
Realização do registro do pet shop
Entenda como é feito o registro desse estabelecimento
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Qualquer estabelecimento que lida com produtos veterinários tem a obrigação de se estar registrado no Departamento de Defesa Animal. Além disso, o pet shop só poderá funcionar após receber uma licença de funcionamento e um alvará expedido pela vigilância sanitária. Para isso, a loja deve ser legalizada pelo CMV e pela autoridade responsável pelo município.
Instalações básicas de um pet shop
Fique de olho em todas as instalações mínimas necessárias para uma loja de animais
A legislação paulista prevê que uma pet shop necessita das seguintes instalações mínimas necessárias:
- loja com piso impermeável;
- sala para banho com piso impermeável;
- sala para secagem;
- sala para tosa;
- instalações separadas para o abrigo de animais;
- equipamento para conservação de aferimento da temperatura, em caso de estabelecimentos que comercializem produtos veterinários que exijam refrigeração;
- construção de material próprio para manter o ambiente seco, ventilado e de fácil limpeza.
Escolhendo o local para abertura da loja
Tenha cuidado extra ao escolher o imóvel para seu pet shop
Antes de alugar ou até comprar um local para abrir seu pet shop, é essencial que fique de olho em alguns pontos:
- as 3 principais regras do varejo são: localização, localização, localização. O imóvel deve estar localizado em um ponto de fácil acesso, com boa relação entre potencial de mercado x concorrência e com alta visibilidade;
- veja se o imóvel possui espaço para que você tenha todas as instalações citadas no item anterior;
- verifique se a vizinhança está de acordo com o seu público-alvo;
- escolha um local de fácil acesso e que possua, de preferência, estacionamento para 3 carros. Vagas para estacionar são ótimos diferenciais;
- verifique de o local está em zona na qual esse tipo de estabelecimento é permitido.
Em média, um imóvel de pet shop tem em torno de 200 metros quadrados, e a localização vai dizer muito em relação a qual o valor do aluguel a ser pago.
Contratação e salários de funcionários
Veja a relação de funcionários essenciais a um pet shop
O primeiro e mais importante funcionário de um pet shop é o veterinário, que deve ser o responsável técnico pelo local. O salário fica em torno de $ 3.000, de acordo com o tamanho da loja, do investimento e da quantidade de clientes.
Outro funcionário importantíssimo é o atendente, que informará sobre os produtos, marcará consultas, entre outras tarefas. Seu salário varia de $ 800 a $ 1.500, de acordo com as funções a ele encarregadas.
Os tosadores e banhistas podem ser contratados por valores fixos ou por porcentagem de trabalho. Em lojas muito movimentadas, podem chegar a ganhar até $ 2.000, mas, em geral, ganham menos que isso.
Se achar necessário, também pode optar pela contratação de um auxiliar veterinário, que ganha cerca de $1.000 a $1.200.
Caso você queira possuir o famoso “leva e traz” – ótimo para atrair clientes – é necessário também incluir o gasto com um motorista responsável, que custa em torno de $ 900, fora os gastos com combustível e manutenção do veículo.
A melhor forma de encontrar esses funcionários é através da colocação de anúncios em faculdades (atraindo recém-formados) e, claramente, na Internet. Locais que oferecem cursos de banho e tosa e de auxiliar veterinário podem ser ótimas ferramentas também.
Cursos que podem facilitar o processo
O curso de banho e tosa é o mais procurado por quem quer entrar no mercado pet
Participar de cursos de formação específicos para lidar com pets pode ser uma excelente medida para o empreendedor se habituar com o mercado e aprender a lidar com "seu público-alvo". É muito comum ver pessoas que desejam abrir um pet shopfazendo cursos de auxiliar veterinário ou de banho e tosa. Geralmente, isso é feito para que o dono do lugar conheça os procedimentos realizados, tornando-o apto a supervisionar o trabalho de seus funcionários e também para que possa substituir alguém, quando necessário.
O curso mais procurado é o de banho e tosa, onde o indivíduo aprende a manusear cães e gatos, cortas as unhas, limpar as orelhas e, obviamente, a fazer trimming (tosa especial para exposição) e grooming (tosa mais utilizada para animais domésticos). Vale checar o Unipet, com cursos a partir de $450.
http://www.bolsademulher.com/pet/como-abrir-pet-shop-custo-o-que-precisa-retorno
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