Dicas para conquistar clientes, não importa qual o seu ramo de atuação.
O objetivo de desenvolver sua empresa pode ser alcançado de diversas maneiras. Mas a regra de ouro, dizemos sem suspense: relacionamento com os clientes.
Mais do que atrair um grande número de pessoas para o seu negócio, o seu foco deve ser fidelização dos clientes para crescer. São os clientes fiéis que irão propagar seus produtos e serviços para novos clientes em potencial.
Conheça o seu cliente, acima de tudo
O primeiro passo para conquistar clientes é justamente oferecer produtos e serviços que, no mínimo, correspondam com as expectativas deles. O ideal é superá-las: nada tem um potencial maior para fidelizar clientes do que isso. Mas para chegar lá é preciso muito estudo.
Se o seu negócio está no começo, é fundamental fazer pesquisas. Você verá que, conversando com potenciais clientes (nem precisa ser um número muito elevado de pessoas), novas ideias vão surgir e sua ideia precisará ser adaptada.
E não é porque o seu produto está no mercado há mais tempo que você vai abrir mão das pesquisas. Periodicamente, avalie a qualidade do seu produto ou seu serviço consultando seus clientes e lembre-se de sempre questionar quais são as melhorias que eles desejam ver. Avalie as possibilidades de inovar e, se tiver que fazer alterações, aposte ainda mais em pesquisas para apurar com um número maior de pessoas se a mudança é positiva. Para superar expectativas, é preciso conhecê-las muito bem antes.
Promova experiências positivas
A venda de um produto envolve muitos momentos. Desde a escolha até o recebimento, o cliente estará envolvido em uma experiência que precisa ser a melhor possível. Não adianta ele encontrar o produto com as características que procura e ser mal atendido. Afinal de contas, você tem concorrentes, que estão ávidos para conquistar os seus clientes. Isso também vale para os serviços: não adianta oferecer sem executar um bom trabalho do começo ao fim.
A regra é investir em um bom relacionamento com o consumidor e promover as melhores experiências possíveis. A possibilidade de testar e conhecer melhor o produto, ou mesmo um serviço, é um caminho fundamental. Bom atendimento, mesmo quando é para responder alguma crítica, é imprescindível. Mostrar-se disposto a colaborar é um grande diferencial.
Também é importante ser ágil, em todos os momentos. Vivemos um momento em que paga-se para não ter que esperar, especialmente quando trata-se de algo muito importante ou que poderia ser resolvido rapidamente. A dica é: reveja processos visando diminuir a espera. Todos esses passos precisam ser dados com bastante cordialidade e, acima de tudo, com uma comunicação clara. Não consegue atender ao pedido do cliente? Explique a situação desde início, mas deixe as portas abertas, oferecendo outra possibilidade e mostre-se disposto a atendê-lo quando for possível. Um relacionamento forte com o cliente é a melhor das impressões que você pode deixar. Não esqueça que um cliente satisfeito rende mais clientes para o seu negócio.
Promova o seu negócio
Tente estar onde o seu cliente está. Investir em sólidas campanhas de marketing, interagir nas redes sociais e criar canais online estão entre as abordagens mais comuns, mas lembre-se de que não basta aparecer, você tem que ter um bom conteúdo a apresentar. Use testemunhos de clientes para falar bem sobre o seu negócio. Consolide canais de informação que tornem-se referência para seus clientes, como blogs com artigos, e crie boas conexões para propagar ainda mais a sua marca. Todas essas ações são úteis para se destacar.
O consumidor tem poder e sabe disso. Nunca se esqueça desse detalhe. É importante lembrar que elogios e indicações podem alavancar a sua empresa, mas que reclamações têm um efeito muito mais devastador e se propagam com mais agilidade. Portanto, valorize seus clientes e não deixe as críticas ganharem força. Seja sempre pró-ativo.
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