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terça-feira, 27 de junho de 2017

Prospectando clientes

Prospectar dentre outras coisas envolve tornar o nome da empresa conhecido, e é uma etapa importante do planejamento de vendas.

Dicas:

1 – ofereça o seu produto ou serviço para quem realmente precisa

Uma prospecção desalinhada não é interessante, ela não rende negócios e não abre portas, devemos ter certeza que o produto é de interesse do cliente, estudar o mercado é fundamental.

2 - Não misture tarefas

Imagine a seguinte cena: você vai fazer uma visita a uma empresa afim de conhecer sua estrutura seus negócios, e chegando lá você resolve fazer uma venda, devemos lembrar que o cliente não está esperando por isso e provavelmente não será muito receptivo para a venda.

O objetivo da prospecção é: construir um primeiro relacionamento entre você e o futuro cliente. Há quem diga que prestar um bom atendimento ao cliente que vai ao seu empreendimento, “mesmo que ele não compre nada”, não é prospectar, mas pense bem, se esse cliente for bem atendido, mesmo sem comprar, e perceber um diferencial na postura, no humor, no interesse do vendedor, certamente as boas qualidades não vão passar sem ser percebidas, e o “futuro cliente” que não comprou hoje, amanhã vai se lembrar de como foi atendido e vai retornar.

O vendedor não deve nunca demostrar pressa ao tentar vender, lembre-se a primeira impressão conta muito.

3 – Não ter vergonha

Não tenha vergonha de errar, mais tenha coragem para aceitar as críticas e corrigir os erros.
Não tenha vergonha de pedir indicação ao seu cliente.

4 - Conheça o cliente
Informação é poder. Então, conhecer o cliente significa mais do que ter planejamento. Você mostra a ele que a empresa dele é importante e que sua companhia gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial. Pesquise sobre a empresa, sua atuação, sua composição, seus produtos, suas necessidades. Leia sobre o mercado em que a empresa atua, saiba como a economia para o setor está caminhando. Isso tudo é importante no momento do primeiro contato.

5 – Faça uma preparação

Não existe nada pior de improvisar ao falar com o cliente, por isso uma apresentação elaborada de antemão pode resultar em benefícios. Uma dica importante, “o saber ouvir” é fundamental, pois é ouvindo que vamos saber o que realmente o cliente almeja.

Fonte : Endeavor.org.br


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