Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Dicas para Redução de Custos e Despesas de RH

 – Pedir auxílio aos colaboradores
Antes de realizar qualquer ajuste nas políticas e condutas de Recursos Humanos na empresa, uma boa dica é realizar um comitê e pedir a opinião dos próprios colaboradores. Como a redução de custos e despesas poderá afetar diretamente a eles, sua participação no processo é essencial.
Ao ouvir a opinião dos colaboradores além de se ter um maior proveito das ações pretendidas, pois eles, pela prática e vivência da área, têm plena ciência de onde será possível realocar recurso, você estará reforçando o sentimento de pertencimento nos colaboradores. Além disto, novas e melhores ideias podem surgir, vindas diretamente da equipe.
 – Automatizar processos
Automatizar processos manuais pode reduzir muitos custos. Disponibilizar um portal para os funcionários pode auxiliar a simplificar processos relacionados a pagamentos de férias, reembolsos, formulários de impostos e reclamações.
Além disso, digitalizar documentos pode eliminar custos de cópias e adoção de ferramentas de comunicação (como o Slack ou mesmo a intranet da empresa) pode reduzir muito os custos e despesas de comunicação de seus colaboradores.
 – Aperfeiçoar a gestão do tempo dos colaboradores
Segundo aponta o especialista Márcio Lavelberg em um artigo publicado no portal Exame, é preciso eliminar todas as horas extras desnecessárias. Reuniões só devem acontecer quando forem realmente necessárias e devem ter hora certa para começar e para acabar. Quanto mais rápidas e eficientes, melhor.
Além disso, é preciso pensar que o tempo perdido em reuniões desnecessárias não só impacta na produtividade e nos custos da empresa, mas também na motivação dos colaboradores.
 – Adotar banco de horas
Uma boa alternativa para reduzir gastos com as equipes de trabalho é adotar o banco de horas. A empresa economiza em horas extras, enquanto o empregado recupera seu tempo trabalhado a mais em folgas, emendando feriados ou prolongando férias.
No entanto, para que essa medida não cause problemas judiciais e trabalhistas, é preciso que o colaborador receba essa compensação dentro do ano corrente. Caso contrário, é preciso pagá-lo por essas horas extras.
 – Melhorar seus treinamentos
Treinamentos são fundamentais para reduzir custos com pessoal. Os colaboradores devem ser bem treinados principalmente para a satisfação do cliente, já que isso é importantíssimo para o desempenho e faturamento da empresa. Além disso, você precisa ter pessoas treinadas para substituírem outras em caso de férias ou doença.
 – Avaliar criticamente antes de demitir
Para cortar custos, demitir funcionários pode não ser uma alternativa viável. Por mais que pareça bom reduzir sua folha de pagamento, antes de tomar essa decisão é preciso considerar os gastos com a rescisão de contratos. Antes de demitir, leve também em conta o tempo que um novo funcionário levará até atingir o nível de experiência e qualidade dos que saíram.
 – (se precisar) demitir
Acompanhe de perto a produtividade de toda a equipe e identifique quem não está entregando os resultados esperados, agindo para corrigir os desvios por meio de treinamentos ou capacitações antes de qualquer ação mais drástica.
Mas fique sempre atento aos talentos disponíveis no mercado, e, se precisar substituir, faça-o, lembrando que, primeiramente, você pode pensar e avaliar formas de substituir e relocar a equipe internamente.
https://www.treasy.com.br/blog/gestao-de-custos-e-despesas-e-reducao-de-custos-e-despesas

Nenhum comentário:

Postar um comentário