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segunda-feira, 18 de julho de 2016

Os 10 mandamentos da boa administração


Elabore um Plano do Negócio: descreva e planeje a viabilidade mercadológica e financeira da empresa. Também apresente a missão, a visão e os valores da empresa, bem como perfil do público-alvo, valor do investimento a ser realizado, localização e layout da empresa, enquadramento tributário, forma jurídica, expectativa de vendas, estudos de mercado (fornecedores, parceiros, concorrentes, entre outros), estratégias de divulgações e metas de longo prazo. 

Tenha controles administrativos/financeiros: realize controles de estoque (inventários), controles de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, cadastro de clientes, controle de orçamentos e pedidos, controle de custos fixos e variáveis, entre outros.

 Acompanhe a contabilidade: mesmo que há a contratação do serviço de um contador, é importante que o empresário acompanhe os relatórios gerados pelo escritório de contabilidade, quanto aos impostos, balanços mensais e demonstrativos de resultados.

 Crie uma rotina de trabalho: criação de um Plano de trabalho que contribuirá para a sistematização e organização dos processos. Para isso, é necessário descrever as principais atividades dos departamentos ou dos profissionais envolvidos, tanto da parte operacional quanto da parte gerencial da empresa. 

Crie um clima organizacional favorável: o clima da empresa deve ser o mais favorável possível para que o funcionário se sinta à vontade profissionalmente para exercer suas tarefas. Cada empresa tem o seu clima organizacional baseado no perfil de funcionários e tipo de público a ser atendido. Ex.: os funcionários da Microsoft trabalham livremente em seus escritórios ou laboratórios, fazendo o tempo de trabalho de acordo com o que acredita ser necessário. É claro que isso ocorre desde que consigam produzir com qualidade e atinjam as metas propostas. 

Divulgue sua empresa: realize divulgações de acordo com as características do público, não visando somente questões financeiras. Utilize de meios de divulgações mais atuais e que realcem a necessidade ou desejo do público-alvo. 

Acompanhe e adapte-se às mudanças do mercado: é de extrema relevância que o empresário acompanhe às novas tendências do mercado para o segmento em que atua. Sejam elas tecnológicas, sociais ou ambientais. 

Treine e motive os funcionários: os funcionários devem sempre estar capacitados e motivados para o trabalho na empresa. São peçaschaves na execução das atividades planejadas. Não esqueça que, além de ser funcionário, ele também é um clienteinterno da empresa. 

Conecte-se à internet: utilize a internet para apresentar sua empresa e para se atualizar quanto às informações do segmento. Existem, atualmente, meio gratuitos para divulgar na internet, tais como: construção de site (www.conecteseunegocio.com.br) e Loja virtual (www.likestore.com.br). 

Realize uma avaliação de satisfação do cliente: identifique a satisfação dos clientes criando um sistema simples de contato Pós-venda. Dessa maneira, o empresário identificará possíveis falhas e poderá elaborar novas estratégias para atendimento com qualidade.http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/jornal_negocios/

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