“Todo início de empreendimento requer dedicação exclusiva do franqueado”, afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede com foco em serviços de estética express
Ser dono do próprio negócio requer dedicação integral, principalmente para quem está em busca de se aventurar pelo universo do franchising. Esse caminho acaba se tornando algo almejado e mais seguro, por apostar investir em algo já testado e com resultados comprovados no mercado, além ainda de contar com o know-how da franqueadora.
Ao comprar uma franquia, o empreendedor deve ficar atento a algumas normas exigidas pela franqueadora, como, por exemplo, utilizar apenas produtos e serviços definidos e autorizados pela rede, além é claro, de observar e seguir os padrões, processos e políticas exigidos pela marca, no que se refere a implantação, operação e gestão da unidade franqueada para manter a relação da imagem. Esse é o papel principal do franqueado.
Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede com foco em serviços de estética express com 28 unidades espalhadas pelo Brasil, conta que muitos investidores acreditam que por investir em uma franquia não é necessário dedicação exclusiva. “Pelo contrário, mesmo tendo o suporte da franqueadora é necessário capacitação, entender o segmento do serviço que está oferecendo, principalmente para os empreendedores que não possuem experiência em gestão ou que nunca trabalharam nesse meio”, diz.
O executivo reforça que mesmo aqueles investidores que não ficarão na linha de frente do empreendimento é necessário separar um tempo para compreender tudo o que envolve o negócio, desde a escolha e capacitação dos colaboradores, até a gestão financeira, e os serviços que devem seguir um padrão exigido pela marca. “Aqueles que preferirem escolher um gerente para comandar a operação devem escolher com muito cuidado. Afinal, essa pessoa será os olhos e ouvidos dentro da empresa e é o responsável pelo crescimento do negócio”, ressalta.
Aplicando novas ideias
Saber reconhecer diferenciais para aplicar no negócio é ideal para manter-se no mercado e se destacar entre os concorrentes. A SUAV é uma rede de estética e beleza aberta a ouvir as ideias dos seus franqueados para agregar ao negócio. Se for viável, porque não aplicar em todas as unidades?
“Em toda rede de franquia é necessário manter o padrão, inclusive na qualidade dos serviços executados. Por isso, nem sempre a necessidade de um franqueado representa a necessidade da rede. Porém nossa equipe de suporte é treinada para identificar oportunidades de crescimento de cada franqueado. Ainda oferecemos plataforma de estudo à distância (online) que possibilita que o empreendedor aplique técnicas de vendas e gestão no seu dia a dia”, diz o diretor executivo que, acrescenta que a melhor forma para cativar o cliente é o atendimento: “Simpatia é essencial para qualquer negócio. Quem não gosta de uma atenção especial ao comprar algo? Outro ponto importante e que não deve ser deixado de lado são os colaboradores que devem ser motivados no dia a dia. Isso possibilita criar um ambiente harmonioso no trabalho”.
Cabe também à franqueadora conduzir o empreendedor no melhor caminho para atingir o objetivo de tudo aquilo que pode ou não dar certo no negócio. “Quando o franqueado cresce, a marca cresce também. Por isso, antes de fechar o contrato buscamos compreender o que levou aquela pessoa investir na nossa marca, no segmento de beleza, e principalmente conhecer a história dele. Há casos de pessoas que já possuem experiência e visão para negócios, porém a outras que estão investindo nesse mercado por se identificarem com o negócio, mas que não sabem nem por onde começarem. E é aí que cabe o papel da franqueadora em auxiliar”, pontua Cordeiro.
Mercado de beleza
Para quem busca investir em um mercado promissor, o segmento de beleza e estética tem se revelado a cada pesquisa muito atrativo. Serviços como o da SUAV, que oferece depilação, esmalteria, design de sobrancelha e escovaria, fogem da sazonalidade. O verão, por exemplo, é a melhor época do ano para faturar um pouco mais. “Crescemos cerca de 30% nesta época, pois as pessoas estão mais vaidosas e procuram manter os cuidados com a aparência em dia para o período de férias e festas de final de ano”, conta o diretor.
Segundo dados apontados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou variação positiva no segundo trimestre de 2019 e alcançou crescimento de 6,6% entre abril a junho, em comparação com o mesmo período de 2018.
Oliveira salienta que para investir na SUAV deve ter afinidade com o segmento, habilidades em atendimento ao cliente e gestão de pessoas.
Fatos&Ideias Comunicação –
Renata Brito –
Nenhum comentário:
Postar um comentário