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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O Marketing Sazonal é uma estratégia essencial para te ajudar a gerar resultados ao longo de todo o ano. Quer saber como colocá-la na prática?

Vendas é, sem dúvida alguma, um dos temas que mais gostamos de falar por aqui.
Até porque todos sabemos que são elas que sustentam a maioria dos negócios, ou seja, é preciso vender para que a empresa se mantenha de pé, além de serem uma das responsáveis por viabilizar seus sonhos de crescimento e expansão.
Por isso, temos como objetivo sempre trazer diversas ferramentas, técnicas, maneiras e possibilidades para que qualquer empreendedor possa desenvolver estratégias e rotinas para potencializar sua área comercial e adquirir mais clientes.
Dessa vez, vamos falar um pouco mais sobre sazonalidade e como isso pode ajudar o seu negócio a vender mais. Aliás, você sabe o que é sazonalidade? Sabia que ela pode ser uma ótima aliada da sua área de vendas?
Então, você não pode deixar de ler esse post até o final! Preparamos um conteúdo completo sobre Marketing Sazonal para lhe apresentar esse assunto. Acompanhe!

O que é sazonalidade?

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.
Portanto, a sazonalidade de algum evento ou acontecimento representa qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico.
Por esse motivo, ela é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bem materiais e também para outras coisas, tal como festas ou eventos que acontecem durante dias ou meses específicos.

Como funciona a sazonalidade nos negócios?

Marketing sazonal refere-se às vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e os períodos que elas são menores.
Sendo assim, é importante que você e seus setores de marketing e de vendas possam identificar a sazonalidade das suas vendas.
Isso fará com que seja mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses durante o ano e se organizar para enfrentar os piores.
Na prática, podemos citar o seguinte exemplo: um empresário do setor de varejo que compra mais produtos em datas que são mais fortes, pois sabe que é quando poderá vendê-los em maior quantidade, já nas datas mais fracas, compra menos, afinal já sabe que o movimento é menor.
Entendeu a importância do conhecimento sobre a sazonalidade de um negócio, produto ou serviço? Isso vale tanto para quem já é empreendedor, quanto para quem quer empreender ou comprar uma empresa.
Afinal esse é um conhecimento considerado essencial para planejar a sua operação e saúde financeira.

Qual a importância do Marketing Sazonal?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a sazonalidade em si, está na hora de direcionar esse conceito para ações de Marketing Sazonal.
O fato é que, quando bem explorada, principalmente nas datas comemorativas, a sazonalidade é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas de qualquer negócio.
Porém, fazer uma campanha de Marketing Sazonal que seja eficiente é algo que envolve mais do que listar datas e períodos do ano.
Nesse sentido, é preciso realizar um bom trabalho em cima de cada uma delas, portanto é fundamental estabelecer um objetivo e um planejamento detalhado de cada passo para atingi-lo com eficiência.
Além disso, essa estratégia é essencial para que seja possível tirar o maior proveito das vendas durante o ano todo.
Pois, geralmente os empreendedores fazem uma análise muito rasa em relação a como isso pode ser trabalhado.
Por exemplo: se tenho uma sorveteria, vou produzir mais no verão, pois é a época que mais vende, e fazer campanhas de Natal.
Mas quem disse que o consumidor não pode querer tomar sorvete no inverno também?
Fazendo uma análise mais profunda, é possível ter uma previsibilidade melhor em relação a isso e é nesse momento que o Marketing Sazonal pode ajudar.
Com ele é possível planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que possam trazer o cliente em épocas em que há um histórico baixo de vendas.
Dessa maneira, é possível utilizá-lo como um forte aliado para se adaptar à realidade do negócio, vender mais o ano todo e criar estratégias que possam cumprir com todos os objetivo relacionados às vendas.
https://rockcontent.com/blog/marketing-sazonal/

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