1. Conheça bem sua persona
Antes de divulgar qualquer serviço ou produto, você precisa entender quem é o seu público-alvo. Para isso, é necessário fazer um estudo para saber quais são os anseios, medos e dores da sua persona.
A partir desse estudo, você conseguirá segmentar o seu público e produzir conteúdos relevantes para ele. Dessa forma, você terá todas as ferramentas essenciais para oferecer um produto ou serviço que realmente vai solucionar o problema dos seus clientes em potencial.
2. Invista em marketing digital
Investir em marketing digital é um quesito quase que obrigatório para a maioria das empresas que desejam se manter no mercado atual. A era digital fez com que as pessoas migrassem de outros canais para as mídias sociais. Por isso, foi preciso que as organizações mudassem todas as suas estratégias de marketing.
Sendo assim, crie um blog para apresentar conteúdos de qualidade para o seu público e esteja presente nas principais redes sociais. Além disso, um bom trabalho de e-mail marketing também ajuda a captar potenciais clientes.
3. Estude o mercado
Uma boa estratégia para atrair novos clientes é estudar o mercado em que a empresa está inserida. Para isso, é necessário criar mecanismos para entender quais as boas práticas dos seus concorrentes e o que eles estão fazendo de errado.
Com essas informações, você saberá o que pode ou não dar certo para o seu público e, assim, criar estratégias mais direcionadas dentro da sua realidade. Apenas tenha cuidado para não copiar as ideias dos concorrentes, pois o intuito é aprender com eles.
4. Faça uma boa apresentação pessoal
Uma boa apresentação pessoal é fundamental para mostrar a credibilidade da empresa no mercado. Dessa forma, fica mais fácil convencer o cliente de que a organização entregará os resultados que ele está esperando.
Por isso, invista em um design que represente muito bem a sua marca e que mostre como a empresa é diferente da dos seus concorrentes. Faça algo inovador, criativo e que transmita valor para o seu público.
5. Crie um site diferenciado
A maior parte dos clientes, quando procuram algo para comprar ou querem informações, acessa a internet para encontrar uma solução. Por isso, é fundamental que a empresa se dedique a criar um site simples, mas que seja fácil de navegar e diferenciado dos demais.
Como muito clientes acessam a internet por meio de celulares e tablets, o site precisa ser responsivo, ou seja, o conteúdo deve estar adaptado para esses tipos de dispositivos. No entanto, é imprescindível que as informações sejam claras e de fácil entendimento.
6. Produza conteúdo de qualidade
Para atrair clientes para o seu negócio, não basta apenas investir em divulgação. O público atual busca informação, procura empresas que estejam dispostas a ouvi-los e que atendam as suas necessidades de forma natural.
Nessa situação, a empresa precisa produzir conteúdos de qualidade que agreguem valor e façam diferença na vida das pessoas. Portanto, mantenha o site ou o blog sempre atualizados, apresente bons artigos e ofereça a solução para o seu cliente.
7. Crie materiais ricos
Uma das estratégias de marketing que mais tem dado certo para captar novos clientes é a criação de materiais ricos como e-books e infográficos. Dessa maneira, a empresa consegue se destacar entre seus clientes e ainda se tornar uma autoridade sobre determinado assunto.
Ao oferecer um e-book ou infográfico para o público de forma gratuita, a empresa está mostrando que entende sobre o assunto, além de transmitir mais segurança para o cliente na hora de adquirir um produto ou serviço.
8. Realize parcerias
Se a intenção é alcançar resultados imediatos sem precisar de muito esforço, a parceria é o caminho ideal. Encontrar um bom parceiro em estratégias de vendas e marketing possibilita reduzir os custos de aquisição por cliente (CA), ajudando sua empresa a economizar.
Você pode convidar um parceiro que esteja relacionado ao seu negócio para produzir um conteúdo ou até criar uma ferramenta que seja relevante para o público de ambos. Da mesma forma, duas empresas podem produzir um evento em parceria.
9. Interaja nas redes sociais
As redes sociais são excelentes canais para captar novos clientes e manter um elo entre empresa e público. No entanto, é preciso explorar adequadamente essas mídias para obter resultados satisfatórios.
Portanto, encare a ferramenta como um meio de comunicação com os clientes, oferecendo um espaço de descontração e interação. Dessa forma, você terá a oportunidade de sanar dúvidas, entender as dores e os medos deles e ainda ganhar credibilidade com o seu público.
10. Contrate uma consultoria
Criar estratégias para captar clientes pode parecer complicado para algumas empresas porque exige dedicação, atenção e disponibilidade. Contudo, nem todos os gestores têm esse tempo livre para se dedicar ao assunto.
Nesse caso, o mais indicado é contratar uma consultoria ou empresa especializada para ajudá-lo a planejar as melhores estratégias de inbound marketing. Existem várias organizações no mercado que têm experiência, conhecimento no assunto e muita competência para fazer o serviço.
As dicas apresentadas podem parecer simples, mas são estratégias que realmente funcionam quando a empresa se dispõe a colocá-las em prática. Contudo, é preciso verificar se todas se encaixam no objetivo do negócio.
Portanto, comece a implantar as técnicas e ferramentas e vá avaliando o resultado do investimento. Em um determinado momento, você saberá captar clientes para a sua empresa de forma natural.
https://blog.grupofatos.com.br/dicas-para-captar-clientes-para-seu-negocio/
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