Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Estou feliz com meu trabalho?

Lucélia Ourique, Idealizadora e Mediadora da Ourique Consultoria e do Papo de RH 

Felicidade e trabalho são palavras muito conhecidas e pouco entendidas, então iniciamos com suas definições:
A palavra felicidade tem o significado de um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos. Já o significado da palavra trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta.
Analisando essas definições, faço as seguintes perguntas: quem sou eu? O que me faz feliz? Quais são as metas que desejo realizar? Qual o significado do trabalho na minha vida?
Para sabermos se estamos felizes com nosso trabalho é preciso dar um stop, saímos do automático e fazermos um pequeno exercício da linha do tempo.
Faça tópicos com datas/anos passando pelo fase de criança, adolescente até o atual momento. Acertou nas suas escolhas? Experimentou? Errou? Quais foram os aprendizados? Quais foram os momentos de felicidade?
Liste suas habilidades, o que você faz de melhor?
Qual é a sua missão? Qual é o sentido de vida e propósito?
Respondendo a essas perguntas e você terá a resposta se está feliz ou não com o seu trabalho, se a empresa que atua tem a ver com sua missão, seus valores e propósito de vida.
Recentemente passei por uma experiência na área de desenvolvimento de carreira, onde a reclamação era geral, comportamentos inadequados, e o mesmo discurso que o líder é o culpado, que a empresa não evolui, não inova, além disso o salário era ruim. Todos os sintomas que a infelicidade pairava no ar, porém nenhum movimento para mudar este cenário.
Empresas são feitas por pessoas, e cada pessoa é um universo complexo com seus valores e culturas, então faz sentido estar aqui?
Portanto, a pergunta “Estou feliz com o meu trabalho", só pode ser respondida através do autoconhecimento, sem ele terceirizamos e culpamos os outros pelas nossas derrotas e por aquilo que não nos faz feliz.
A vida só muda, se você mudar de atitude!

Aline Wolff da Fontoura
Assessora de Imprensa - MTB/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário