Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Contrate uma consultoria para o seu micro empreendimento


"Criar estratégias para captar clientes pode parecer complicado para algumas empresas porque exige dedicação, atenção e disponibilidade. Contudo, nem todos os gestores têm esse tempo livre para se dedicar ao assunto.
Nesse caso, o mais indicado é contratar uma consultoria ou empresa especializada para ajudá-lo a planejar as melhores estratégias de inbound marketing. Existem várias organizações no mercado que têm experiência, conhecimento no assunto e muita competência para fazer o serviço.
As dicas apresentadas podem parecer simples, mas são estratégias que realmente funcionam quando a empresa se dispõe a colocá-las em prática. Contudo, é preciso verificar se todas se encaixam no objetivo do negócio.
Portanto, comece a implantar as técnicas e ferramentas e vá avaliando o resultado do investimento. Em um determinado momento, você saberá captar clientes para a sua empresa de forma natural."
https://blog.grupofatos.com.br/dicas-para-captar-clientes-para-seu-negocio/

Dicas para captar clientes para seu negócio

1. Conheça bem sua persona

Antes de divulgar qualquer serviço ou produto, você precisa entender quem é o seu público-alvo. Para isso, é necessário fazer um estudo para saber quais são os anseios, medos e dores da sua persona.
A partir desse estudo, você conseguirá segmentar o seu público e produzir conteúdos relevantes para ele. Dessa forma, você terá todas as ferramentas essenciais para oferecer um produto ou serviço que realmente vai solucionar o problema dos seus clientes em potencial.

2. Invista em marketing digital

Investir em marketing digital é um quesito quase que obrigatório para a maioria das empresas que desejam se manter no mercado atual. A era digital fez com que as pessoas migrassem de outros canais para as mídias sociais. Por isso, foi preciso que as organizações mudassem todas as suas estratégias de marketing.
Sendo assim, crie um blog para apresentar conteúdos de qualidade para o seu público e esteja presente nas principais redes sociais. Além disso, um bom trabalho de e-mail marketing também ajuda a captar potenciais clientes.

3. Estude o mercado

Uma boa estratégia para atrair novos clientes é estudar o mercado em que a empresa está inserida. Para isso, é necessário criar mecanismos para entender quais as boas práticas dos seus concorrentes e o que eles estão fazendo de errado.
Com essas informações, você saberá o que pode ou não dar certo para o seu público e, assim, criar estratégias mais direcionadas dentro da sua realidade. Apenas tenha cuidado para não copiar as ideias dos concorrentes, pois o intuito é aprender com eles.

4. Faça uma boa apresentação pessoal

Uma boa apresentação pessoal é fundamental para mostrar a credibilidade da empresa no mercado. Dessa forma, fica mais fácil convencer o cliente de que a organização entregará os resultados que ele está esperando.
Por isso, invista em um design que represente muito bem a sua marca e que mostre como a empresa é diferente da dos seus concorrentes. Faça algo inovador, criativo e que transmita valor para o seu público.

5. Crie um site diferenciado

A maior parte dos clientes, quando procuram algo para comprar ou querem informações, acessa a internet para encontrar uma solução. Por isso, é fundamental que a empresa se dedique a criar um site simples, mas que seja fácil de navegar e diferenciado dos demais.
Como muito clientes acessam a internet por meio de celulares e tablets, o site precisa ser responsivo, ou seja, o conteúdo deve estar adaptado para esses tipos de dispositivos. No entanto, é imprescindível que as informações sejam claras e de fácil entendimento.

6. Produza conteúdo de qualidade

Para atrair clientes para o seu negócio, não basta apenas investir em divulgação. O público atual busca informação, procura empresas que estejam dispostas a ouvi-los e que atendam as suas necessidades de forma natural.
Nessa situação, a empresa precisa produzir conteúdos de qualidade que agreguem valor e façam diferença na vida das pessoas. Portanto, mantenha o site ou o blog sempre atualizados, apresente bons artigos e ofereça a solução para o seu cliente.

7. Crie materiais ricos

Uma das estratégias de marketing que mais tem dado certo para captar novos clientes é a criação de materiais ricos como e-books e infográficos. Dessa maneira, a empresa consegue se destacar entre seus clientes e ainda se tornar uma autoridade sobre determinado assunto.
Ao oferecer um e-book ou infográfico para o público de forma gratuita, a empresa está mostrando que entende sobre o assunto, além de transmitir mais segurança para o cliente na hora de adquirir um produto ou serviço.

8. Realize parcerias

Se a intenção é alcançar resultados imediatos sem precisar de muito esforço, a parceria é o caminho ideal. Encontrar um bom parceiro em estratégias de vendas e marketing possibilita reduzir os custos de aquisição por cliente (CA), ajudando sua empresa a economizar.
Você pode convidar um parceiro que esteja relacionado ao seu negócio para produzir um conteúdo ou até criar uma ferramenta que seja relevante para o público de ambos. Da mesma forma, duas empresas podem produzir um evento em parceria.

9. Interaja nas redes sociais

As redes sociais são excelentes canais para captar novos clientes e manter um elo entre empresa e público. No entanto, é preciso explorar adequadamente essas mídias para obter resultados satisfatórios.
Portanto, encare a ferramenta como um meio de comunicação com os clientes, oferecendo um espaço de descontração e interação. Dessa forma, você terá a oportunidade de sanar dúvidas, entender as dores e os medos deles e ainda ganhar credibilidade com o seu público.  

10. Contrate uma consultoria

Criar estratégias para captar clientes pode parecer complicado para algumas empresas porque exige dedicação, atenção e disponibilidade. Contudo, nem todos os gestores têm esse tempo livre para se dedicar ao assunto.
Nesse caso, o mais indicado é contratar uma consultoria ou empresa especializada para ajudá-lo a planejar as melhores estratégias de inbound marketing. Existem várias organizações no mercado que têm experiência, conhecimento no assunto e muita competência para fazer o serviço.
As dicas apresentadas podem parecer simples, mas são estratégias que realmente funcionam quando a empresa se dispõe a colocá-las em prática. Contudo, é preciso verificar se todas se encaixam no objetivo do negócio.
Portanto, comece a implantar as técnicas e ferramentas e vá avaliando o resultado do investimento. Em um determinado momento, você saberá captar clientes para a sua empresa de forma natural.
https://blog.grupofatos.com.br/dicas-para-captar-clientes-para-seu-negocio/

Vantagens do WhatsApp Business para empresas

1. Verificar métricas

Para saber se sua presença no mercado vai bem, é fundamental que uma empresa esteja atenta às métricas e estatísticas de resultados. Essa orientação é válida também para a questão da comunicação e do relacionamento com o cliente, ações em que a utilização do WhatsApp Business se mostra bastante eficiente. Para ajudar na mensuração, o aplicativo disponibiliza uma área para esse tipo de consulta, que pode ser acessada na aba “Configurações” e depois em “Configurações da Empresa” – “Estatísticas”.
Por lá, é possível conferir as mais diferentes informações: quantas mensagens foram enviadas pela conta, se elas foram devidamente entregues aos destinatários e se foram lidas e recebidas por contatos e clientes. Através desses dados, fica mais fácil identificar pontos de falha e melhoria no atendimento, bem como definir se ele será usado somente para conversar com o consumidor ou também como ferramenta de propaganda e divulgação.
Neste último caso, é bom ter cuidado. Se a campanha não for bem planejada, as métricas podem cair bastante. Os clientes não costumam gostar de conteúdos invasivos e excessivos, então é interessante avaliar bem o perfil de seu público para saber o que preparar para envio. No mais, é interessante acompanhar a mudança de números, até mesmo para saber se o retorno está sendo positivo com sua aplicação e descobrir outras maneiras de tornar esse uso mais inteligente.

2. Etiquetar os contatos

Se a sua empresa deseja vender pelo WhatsApp Business, há um recurso muito atrativo na ferramenta: as etiquetas. Com elas, o usuário consegue etiquetar os contatos conforme o status da venda, para que nenhuma etapa se atrase ou se perca durante o processo. Elas levam os nomes de “novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pago” e “pedido finalizado”.
Contudo, se forem necessárias novas denominações, elas podem ser criadas conforme os procedimentos internos do negócio. Essa também é uma excelente forma de organizar a equipe, caso os setores ou colaboradores sejam responsáveis individualmente pelas fases da venda. Assim, eles conseguem saber o status do cliente com mais eficiência em apenas uma consulta rápida.
Para controlar a quantidade de processos em andamento, há a possibilidade de visualizar o número de clientes em cada etiqueta e também de forma geral. Essa é mais uma forma de métrica, pois ajuda a medir o fluxo de vendas e a entender se existe alguma pendência ou pequenos problemas que estão atrapalhando a conclusão da compra.

3. Enviar mensagens automáticas

O ideal é que a empresa estabeleça um horário de atendimento ao cliente via WhatsApp Business. Porém, existem muitos consumidores que não têm tempo para resolver as questões pendentes durante este período. Eles não podem e nem devem ficar sem resposta e, por este motivo, o aplicativo possui a opção de programação e envio de mensagens automáticas.
As opções para essa ação são chamadas de “mensagem de ausência”, “mensagem de saudação” e “respostas rápidas”. Com elas, o cliente recebe o comunicado de que a empresa não pode atendê-lo no momento, mas entrará em contato em breve, ou consegue tirar suas dúvidas no mesmo momento, com as mensagens automatizadas que acabam por gerar também uma conversa.
Lembre-se de que o recurso não deve ser utilizado em tempo integral, ou a utilidade da ferramenta se perderá. Não há nada que substitua um atendimento personalizado, próximo e agradável com o cliente e os benefícios trazidos por ele são muito maiores. Procure, portanto, sempre conversar posteriormente com seu consumidor, para que ele sinta que recebeu a atenção adequada e feche suas negociações.

4. Montar um perfil para a empresa

Nesta nova versão do WhatsApp, a empresa pode montar seu próprio perfil e adicionar todos os dados a seu respeito que julgar pertinentes. Por exemplo: ela tem acesso a uma descrição para apresentar seu negócio ao cliente e informar qual é o seu segmento de atuação. O horário de trabalho também deve ser especificado, assim como seu e-mail, telefone e site.
Essas informações atestam a legitimidade da empresa perante o consumidor. Ao encontrá-las, os clientes já sabem que a empresa existe mesmo, que ela pode ser contatada de outras maneiras e que, também, antes de qualquer compra ou negociação, seus produtos e serviços são mostrados online.
Para completar, as empresas conseguem solicitar o selo de verificação junto ao aplicativo, para confirmar de vez sua postura e atuação no mercado. A opção ainda está em fase de testes, mas promete ser liberada em breve para solucionar essa questão e agregar mais valor às marcas que usam o aplicativo.

5. Migrar contas de forma segura

Antes mesmo de o WhatsApp Business surgir, centenas de empresas já utilizavam o aplicativo em sua versão tradicional para conversar com seus clientes. Sendo assim, elas possuem um extenso histórico de informações registrado na conta, de mensagens trocadas a contatos cadastrados. Isso, porém, não é motivo para preocupações.
Toda e qualquer empresa pode realizar a migração de contas de forma segura, sem perder nenhum dado da antiga versão da ferramenta. Ou seja, tudo o que já está gravado por ali permanecerá da mesma forma, a única diferença é que o aplicativo ganhará as novas funções corporativas para aperfeiçoar o atendimento fornecido ao público.
E você, sabia de todas essas vantagens do WhatsApp Business para empresa? Compartilhe este artigo para que estas informações também cheguem a outros empreendedores de sucesso.
https://blog.grupofatos.com.br/conheca-vantagens-do-whatsapp-business-para-empresas/

COMO USAR O WHATSAPP NA OFICINA MECÂNICA DE FORMA EFICIENTE?

POR QUE É IMPORTANTE USAR O WHATSAPP NA OFICINA MECÂNICA?

O Brasil é o segundo país no ranking de donos de smartphones que mais usam o Whatsapp, de acordo uma pesquisa do MEF divulgada pelo portal Exame. Os números são animadores do ponto de vista de quem investe, ou seja, para os empresários. No entanto, deve-se pensar também na relação com os consumidores.
A popularidade e o uso frequente do WhatsApp podem explicar o crescimento dessa prática. Para você ter uma ideia, já são mais de 1 bilhão de usuários no mundo, segundo o próprio blog do aplicativo.
Pensando nisso, os desenvolvedores do aplicativo de comunicação mais popular da atualidade criaram uma ferramenta de uso exclusivo para assuntos corporativos, o WhatsApp Business.

O QUE É WHATSAPP BUSINESS?

De forma simplificada, é uma extensão do WhatsApp convencional, mas voltada para o uso empresarial, oferecendo suporte para utilização diretamente de dispositivos como computadores e notebooks.
O seu público, em grande maioria, é formado por empreendimentos de pequeno e médio porte. O intuito é trazer facilidade à comunicação entre as marcas e seus consumidores. E um dos aspectos que tem chamado a atenção é o fato de que o WhatsApp Business proporciona mais segurança e credibilidade ao negócio.
O que queremos dizer é que uma empresa não precisará delegar a função de administrar a conta do WhatsApp da organização a um colaborador sem preparo para tal tarefa. Outro fato interessante é que o dono da conta poderá acompanhar alguns dados como:
  • acesso às estatísticas sobre mensagens lidas pelos clientes;
  • elaboração de estratégias com base em mensagens selecionadas que trouxeram mais resultados ao empreendimento.
Vale destacar, ainda, que os desenvolvedores afirmaram que ainda não há previsão de que o aplicativo seja pago, embora isso possa ocorrer no futuro e até mesmo Microempreendedores Individuais possam ter acesso a um perfil empresarial.

COMO FUNCIONA O WHATSAPP BUSINESS?

Para entender o seu funcionamento, é necessário fazer uma separação entre empresa e público. Por exemplo, se você não pretende se comunicar com uma empresa, não será preciso fazer a instalação do app WhatsApp Business. Pode-se utilizar o seu perfil convencional para isso.
Já no caso dos empreendedores que pretendem usar a ferramenta, será necessário baixar a opção para empresas. Ou seja, o WhatsApp Business.
Por enquanto, o aplicativo está disponível somente para dispositivos com sistema operacional Android, podendo ser encontrado na Google Play Store.
Dentre as suas principais e mais importantes funcionalidades, podemos citar:
  • respostas automáticas — os gestores poderão programar mensagens que serão enviadas automaticamente pelo sistema. Por exemplo, a predefinição de respostas para as perguntas feitas com maior frequência. Isso trará mais praticidade e agilidade ao trabalho, além de proporcionar atendimento fora do expediente;
  • versão web —  como foi dito anteriormente, o WhatsApp Business também pode ser acessado por computadores e notebooks. Essa é uma forma bastante eficiente de garantir produtividade, já que os profissionais não precisarão sair do computador para se comunicar com os clientes.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO WHATSAPP BUSINESS?

Certamente, um dos maiores benefícios dessa ferramenta é que ela é capaz de proporcionar muito mais credibilidade à sua oficina mecânica, pois a conta do WhatsApp será listada como perfil empresarial.
Isso significa, basicamente, que os consumidores terão acesso a informações que mostrarão que se trata do perfil de um negócio sério e profissional. E como você já deve saber, credibilidade é sinônimo de autoridade no mercado.
Além disso, podemos citar outras vantagens em utilizar essa ferramenta, como:
  • segurança na comunicação — para ser ativada, a conta passa por um processo de verificação. Sendo assim, o cliente saberá, com toda a certeza, que está se comunicando com sua marca;
  • interação simples e ágil — o app disponibiliza ferramentas que promovem automação, classificação e velocidade na hora de responder as mensagens;
  • otimização do retorno e engajamento por parte dos consumidores;
  • agendamento de dia e horário em que mensagens automáticas podem ser enviadas aos clientes;
  • automação do envio de mensagens em horários em que a oficina não estiver aberta;
  • profissionalismo — separação entre os contatos profissionais e os pessoais;
  • versatilidade — as conversas da versão original podem ser migradas para a versão corporativa.
Esses são alguns dos aspectos importantes que podem melhorar a produtividade do cotidiano de sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado atual.

COMO USAR O WHATSAPP DE MANEIRA ESTRATÉGICA NA OFICINA MECÂNICA?

1. ENVIE NOTIFICAÇÕES A RESPEITO DOS REPAROS

Quando um cliente deixa o seu carro na oficina e não pode ficar no estabelecimento para acompanhar o conserto, é natural que fique preocupado com o andamento do reparo. Uma das formas de reduzir essa ansiedade, além de manter os donos bem informados enquanto fazem seus afazeres diários, é usando o WhatsApp para disparar breves avisos com atualizações dos ajustes.
O legal é que, como o aplicativo suporta diversos tipos de mídia, você não precisa se limitar aos textos. Aproveite para tirar fotos, gravar áudios e filmar pequenos vídeos para enviar aos seus clientes. Assim, eles terão uma ideia mais clara dos problemas que tiveram que ser resolvidos.
Quando os reparos forem concluídos, use o aplicativo para alertar seus clientes. Dessa maneira, evita-se que eles venham antes ou muito depois da hora.

2. PROMOVA CONTEÚDOS E DICAS RELEVANTES PARA SEU PÚBLICO

O WhatsApp também pode ser usado para educar o mercado. Mecânica de automóveis não é um assunto que todos os motoristas dominam, portanto, é uma boa abrir esse canal para orientar melhor seus clientes.
Você pode enviar semanalmente, ou na frequência que for combinada com os contatos, breves dicas sobre manutenção e cuidados com os veículos. Você pode explicar, por exemplo, como verificar que o óleo precisa ser trocado, quando os freios dão sinais que precisam ser revisados ou alertar sobre a necessidade de fazer revisões antes de viagens.
Os formatos podem variar entre pequenos textos, vídeos, áudios e imagens que expliquem da forma mais clara e objetiva possível para o público.
O bacana é que quanto mais relevante esses conteúdos forem, maiores serão as chances de os contatos compartilharem para amigos e grupos. O WhatsApp tem um grande poder de divulgação de notícias e informações, e as suas podem ser uma delas.
https://blog.takao.com.br/como-usar-o-whatsapp

SAIBA COMO MOTIVAR FUNCIONÁRIOS EM PEQUENAS EMPRESAS

É muito comum dentro do ambiente de trabalho encontrar pessoas entediadas, desgastadas e desmotivadas com a empresa. No entanto, nem sempre a falta de motivação é relacionada apenas com a atividade de trabalho, mas também com o ambiente no qual os colaboradores estão inseridos e com a falta de retorno sobre como estão se saindo naquela função.
Por isso, motivar funcionários é criar um ambiente propício para a execução de um trabalho de qualidade, um espaço que garanta o bem-estar do seu maior patrimônio: o capital humano da sua empresa.
A empresa precisa se preocupar com o ser humano. No geral, atitudes simples como ouvir os colaboradores e dar feedbacks são as importantes fontes de motivação dos funcionários. É necessário que desde os donos, gestores até o pessoal do RH compreendam que estão lidando com pessoas que têm problemas, sonhos e necessidades, e é preciso tentar entendê-los.

MOTIVAR FUNCIONÁRIOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Se motivar funcionários é um desafio para as grandes corporações, essa é uma tarefa ainda mais árdua para micro e pequenas empresas. Isso porque geralmente as empresas menores não possuem uma equipe completa de gestão de pessoas e, muitas vezes, a política de motivação parte do próprio empresário. Mas, antes de tudo, é preciso entender que a motivação vai muito além de incentivos financeiros.
Pensando nisso, foram elaboradas 7 dicas para que você consiga motivar seus funcionários sem a necessidade de aumentar os gastos da sua empresa. Confira:

1. SEJA HUMANISTA

Observe seus colaboradores de forma individual, considerando os pontos fortes e os pontos que devem ser melhorados em cada um deles. Mostre para os seus colaboradores que você se preocupa com o bem-estar deles, que não se trata apenas de uma relação de negócios, mas, sim, de uma relação humana e sincera, em que vocês precisam um do outro para um bem comum.
Estabeleça uma relação de confiança com todos os membros da sua equipe. Assim, eles vão se sentir mais confortáveis para expor situações que estão atrapalhando o desenvolvimento das atividades relacionadas ao trabalho, seja no campo pessoal, seja no profissional.

2. INVISTA EM UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL

Esta é uma prática que deve ser desenvolvida em qualquer empresa, pois ter um ambiente de trabalho harmônico e agradável, além de tornar a jornada mais prazerosa, garante o bem-estar dos colaboradores, evitando problemas como estresse, ansiedade e depressão.
Dê vida ao ambiente de trabalho com uma decoração agradável, por exemplo. Ateste a qualidade das ferramentas de trabalho, certifique-se de que os equipamentos estejam em perfeita condição de uso. Estimule a socialização entre os colaboradores, realizando dinâmicas em grupo. A ginástica laboral também é uma boa estratégia para garantir o bem-estar físico e emocional dos funcionários.

3. PERMITA A FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS

Todos sabemos que os colaboradores passam mais tempo dentro da empresa do que na própria casa, o que pode ocasionar um estresse emocional enorme. Por isso, muitas empresas têm apostado na flexibilização da jornada de trabalho, já que muitas funções podem ser realizadas fora do horário comercial e essa prática permite que os colaboradores tenham tempo para se dedicar a outras tarefas importantes, como buscar os filhos na escola, fazer um curso profissionalizante e outras tarefas pessoais.
Google, Avon, Unilever e 3M são exemplos de empresas que já adotam a política de flexibilidade de horários. Como resultado dessa e de outras políticas para motivar funcionários, o Google e a Unilever, de acordo com pesquisa realizada pelo LinkedIn, estão entre as “20 empresas mais cobiçadas para se trabalhar no Brasil”. Embora sejam empresas de grande porte, você pode aplicar a mesma ideia para uma empresa menor.

4. OFEREÇA TREINAMENTOS

Investir na capacitação dos funcionários é também investir no crescimento e no desenvolvimento da sua empresa. Ofereça programas de treinamentos, cursos e palestras. Foque no desenvolvimento pessoal dos seus funcionários, pois não adianta apenas investir em treinamentos. É preciso conseguir reter esses talentos dentro da sua empresa. Estimulando a satisfação dos funcionários fica bem mais fácil motivá-los.
Se você não tem recursos financeiros para contratar uma equipe de treinamento, uma boa opção é viabilizar parcerias. Um proprietário de uma oficina mecânica, por exemplo, pode convidar um fornecedor para explicar sobre o funcionamento de uma nova peça, falar sobre os cuidados durante a instalação etc.

5. RESPEITE SEUS COLABORADORES

O respeito é primordial em qualquer relacionamento humano e garante a construção de um convívio produtivo. Evite qualquer tipo de comportamento grosseiro ou desrespeitoso. Sempre que chegar cumprimente todos os colaboradores. Ao sair, despeça-se.
Todos gostam de ser bem tratados, então lembre-se de que simples atitudes fazem toda a diferença.

6. ESTIMULE AS IDEIAS

Permita que os seus colaboradores façam sugestões e deem ideias, mesmo que elas não possam ser aplicadas de imediato – isso é uma forma de estimular sua equipe e demonstrar que todos têm poder de voz no ambiente de trabalho. Aquela ideia de que duas cabeças pensam mais do que uma é extremamente válida nesse contexto, já que seus colaboradores podem ter percepções diferentes acerca de um mesmo problema.
Além disso, muitas dessas sugestões podem ser usadas para implantar estratégias inovadoras dentro da empresa.

7. DÊ FEEDBACK POSITIVO

De modo geral, dar feedback é muito importante, mas muitas empresas limitam-se aos feedbacks negativos, e quando o colaborador age de forma assertiva às vezes acaba passando despercebido. A ideia do feedback é ser algo construtivo, que sirva de estímulo, portanto, destaque os pontos positivos em vez dos negativos.
Faça com que o feedback seja uma via de mão dupla, dando a oportunidade para que seus funcionários também exponham suas opiniões e sugestões de melhorias. Todo empreendedor precisa estar preparado para ouvir críticas. É preciso saber ouvir, identificar falhas e desenvolver estratégias de melhoria contínua – e o feedback é fundamental nesse processo.
Todas essas sugestões têm o objetivo único de valorizar o seu capital humano, pois funcionários felizes e motivados com o ambiente de trabalho são mais produtivos e, consequentemente, colaboram para o desenvolvimento da sua empresa. Conquiste a confiança da sua equipe e valorize cada funcionário. E não se esqueça de que motivar funcionários é a chave para o sucesso da sua marca no mercado.
https://blog.takao.com.br/como-motivar-funcionarios

O Marketing Sazonal é uma estratégia essencial para te ajudar a gerar resultados ao longo de todo o ano. Quer saber como colocá-la na prática?

Vendas é, sem dúvida alguma, um dos temas que mais gostamos de falar por aqui.
Até porque todos sabemos que são elas que sustentam a maioria dos negócios, ou seja, é preciso vender para que a empresa se mantenha de pé, além de serem uma das responsáveis por viabilizar seus sonhos de crescimento e expansão.
Por isso, temos como objetivo sempre trazer diversas ferramentas, técnicas, maneiras e possibilidades para que qualquer empreendedor possa desenvolver estratégias e rotinas para potencializar sua área comercial e adquirir mais clientes.
Dessa vez, vamos falar um pouco mais sobre sazonalidade e como isso pode ajudar o seu negócio a vender mais. Aliás, você sabe o que é sazonalidade? Sabia que ela pode ser uma ótima aliada da sua área de vendas?
Então, você não pode deixar de ler esse post até o final! Preparamos um conteúdo completo sobre Marketing Sazonal para lhe apresentar esse assunto. Acompanhe!

O que é sazonalidade?

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.
Portanto, a sazonalidade de algum evento ou acontecimento representa qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico.
Por esse motivo, ela é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bem materiais e também para outras coisas, tal como festas ou eventos que acontecem durante dias ou meses específicos.

Como funciona a sazonalidade nos negócios?

Marketing sazonal refere-se às vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e os períodos que elas são menores.
Sendo assim, é importante que você e seus setores de marketing e de vendas possam identificar a sazonalidade das suas vendas.
Isso fará com que seja mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses durante o ano e se organizar para enfrentar os piores.
Na prática, podemos citar o seguinte exemplo: um empresário do setor de varejo que compra mais produtos em datas que são mais fortes, pois sabe que é quando poderá vendê-los em maior quantidade, já nas datas mais fracas, compra menos, afinal já sabe que o movimento é menor.
Entendeu a importância do conhecimento sobre a sazonalidade de um negócio, produto ou serviço? Isso vale tanto para quem já é empreendedor, quanto para quem quer empreender ou comprar uma empresa.
Afinal esse é um conhecimento considerado essencial para planejar a sua operação e saúde financeira.

Qual a importância do Marketing Sazonal?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a sazonalidade em si, está na hora de direcionar esse conceito para ações de Marketing Sazonal.
O fato é que, quando bem explorada, principalmente nas datas comemorativas, a sazonalidade é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas de qualquer negócio.
Porém, fazer uma campanha de Marketing Sazonal que seja eficiente é algo que envolve mais do que listar datas e períodos do ano.
Nesse sentido, é preciso realizar um bom trabalho em cima de cada uma delas, portanto é fundamental estabelecer um objetivo e um planejamento detalhado de cada passo para atingi-lo com eficiência.
Além disso, essa estratégia é essencial para que seja possível tirar o maior proveito das vendas durante o ano todo.
Pois, geralmente os empreendedores fazem uma análise muito rasa em relação a como isso pode ser trabalhado.
Por exemplo: se tenho uma sorveteria, vou produzir mais no verão, pois é a época que mais vende, e fazer campanhas de Natal.
Mas quem disse que o consumidor não pode querer tomar sorvete no inverno também?
Fazendo uma análise mais profunda, é possível ter uma previsibilidade melhor em relação a isso e é nesse momento que o Marketing Sazonal pode ajudar.
Com ele é possível planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que possam trazer o cliente em épocas em que há um histórico baixo de vendas.
Dessa maneira, é possível utilizá-lo como um forte aliado para se adaptar à realidade do negócio, vender mais o ano todo e criar estratégias que possam cumprir com todos os objetivo relacionados às vendas.
https://rockcontent.com/blog/marketing-sazonal/

Estou feliz com meu trabalho?

Lucélia Ourique, Idealizadora e Mediadora da Ourique Consultoria e do Papo de RH 

Felicidade e trabalho são palavras muito conhecidas e pouco entendidas, então iniciamos com suas definições:
A palavra felicidade tem o significado de um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos. Já o significado da palavra trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta.
Analisando essas definições, faço as seguintes perguntas: quem sou eu? O que me faz feliz? Quais são as metas que desejo realizar? Qual o significado do trabalho na minha vida?
Para sabermos se estamos felizes com nosso trabalho é preciso dar um stop, saímos do automático e fazermos um pequeno exercício da linha do tempo.
Faça tópicos com datas/anos passando pelo fase de criança, adolescente até o atual momento. Acertou nas suas escolhas? Experimentou? Errou? Quais foram os aprendizados? Quais foram os momentos de felicidade?
Liste suas habilidades, o que você faz de melhor?
Qual é a sua missão? Qual é o sentido de vida e propósito?
Respondendo a essas perguntas e você terá a resposta se está feliz ou não com o seu trabalho, se a empresa que atua tem a ver com sua missão, seus valores e propósito de vida.
Recentemente passei por uma experiência na área de desenvolvimento de carreira, onde a reclamação era geral, comportamentos inadequados, e o mesmo discurso que o líder é o culpado, que a empresa não evolui, não inova, além disso o salário era ruim. Todos os sintomas que a infelicidade pairava no ar, porém nenhum movimento para mudar este cenário.
Empresas são feitas por pessoas, e cada pessoa é um universo complexo com seus valores e culturas, então faz sentido estar aqui?
Portanto, a pergunta “Estou feliz com o meu trabalho", só pode ser respondida através do autoconhecimento, sem ele terceirizamos e culpamos os outros pelas nossas derrotas e por aquilo que não nos faz feliz.
A vida só muda, se você mudar de atitude!

Aline Wolff da Fontoura
Assessora de Imprensa - MTB/RS

Redes de salões de beleza buscam investir em público masculino que está cada vez mais vaidoso

Mercado de beleza para homens vem ganhando cada vez mais espaço e movimenta bilhões

O setor de beleza para o público masculino tem crescido aceleradamente nos últimos anos no Brasil. Esse resultado mostra que os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, e gastando um pouco mais do seu tempo e dinheiro em salões, deixando para traz a história que somente as mulheres se preocupavam com a beleza.

Eles não só cortam o cabelo, mas como também fazem o pé, depilam o corpo e até tiram a sobrancelha. Assim como nas mulheres, eles procuram levantar a autoestima”, afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede de franquias com foco em serviços de estética express que nasceu em Belo Horizonte (BH) e hoje conta com 11 salões de beleza espalhados por Minas Gerais e PA.

A rede de franquias tinha as mulheres como público-alvo, porém percebeu a mudança desse cenário e a procura de homens por serviços de beleza, o que a fez mudar a forma de oferecer serviços exatamente aos homens.

Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), os homens representam 30% da clientela em clínicas de estética. Quando o assunto é melhorar a aparência, esse número sobe para 35% em compras de produtos. A previsão é que em 2019 o Brasil alcance o primeiro lugar como o maior país consumidor de produtos de beleza masculina do mundo movimentando em um período de quatro anos cerca de 6,7 bilhões de dólares.

Para o Sebrae, o público masculino está cada vez mais preocupado com a aparência, como, por exemplo, cuidar da silhueta e interesse em procedimentos para rejuvenescimento e diminuição de marcas de expressão, o que faz com que procure serviços especializados para cuidados com a pele, como limpeza de pele, além de procedimentos a laser, tornando-se uma clientela ainda mais fiel.

Números que crescem

Segundo a Euromonitor Internacional, a indústria de produtos de beleza voltada aos homens cresceu 69,7% no mercado brasileiro nos últimos cinco anos, número que ficou muito acima da média global, de 26%. A expectativa é que esse número dobre nos próximos dois anos.

Hoje o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países em consumo de beleza pelos homens representando 13% das vendas mundiais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos que detêm 18% da participação, enquanto que a Alemanha ocupa a terceira colocação com apenas 6%. A expectativa da empresa de pesquisa é que no próximo ano o Brasil ultrapasse os norte-americanos e domine esse mercado.

Somente na SUAV, os homens representam 10% do público atendido. Esse percentual ainda é pequeno, mas vem crescendo e surpreendendo o próprio diretor da rede. Quando a marca entrou para o mercado de franchising, no ano passado, esse número representava apenas 5% de homens atendidos.

“Infelizmente ainda existe muito tabu em serviços de estética direcionado a homens. Assim como as mulheres economicamente ativas, os homens estão em busca de práticas que não exigem muito tempo, até mesmo pela correria do dia a dia eles preferem chegar ao salão e serem atendidos, sem a necessidade de agendar horário”, frisa Oliveira que afirma atender uma clientela masculina na faixa dos 20 a 50 anos.

A previsão é que em 2022 o Brasil alcance mais de 20% da participação no mercado global, com vendas de 8,1 bilhões de dólares, ou seja, um crescimento anual de 11,2%, enquanto que a previsão para o mercado global é de 4,7% ao ano.

Sem pelos

Beleza_Homens

O empresário conta que a depilação e fotodepilação são os serviços mais procurados pelos homens que frequentam a SUAV. “Há tempos depilação deixou de ser um serviço essencialmente das mulheres. Essa mudança está relacionada à questões de estética, onde cada vez mais os homens estão vaidosos e preocupados com a sua aparência pessoal e também profissional, além ainda de ter uma pele bonita dá maior sensação de limpeza e higiene, já que a depilação deixa a pele lisa e evita pelos encravados”, revela o diretor executivo que acrescenta ainda que as regiões que os homens mais depilam são as costas, o abdômen e as axilas.

Oliveira salienta que: “Hoje os homens estão muito mais preocupados em cuidar da pele, do corpo. E se há esse público temos que se adequar para atender a eles com a mesma excelência e qualidade nos serviços prestados. Acredito que esse nicho irá aumentar muito mais nos próximos anos”, conclui.

Fatos&Ideias Comunicação