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segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Empreender por necessidade: as três dicas para transformar adversidade em oportunidade

Empreendedor serial e consultor, Guilherme de Almeida Prado - fundador da Konkero, maior portal de finanças pessoais do Brasil -, aponta os três maiores erros cometidos pelos empreendedores e as três dicas para vencer o desafio de empreender por necessidade.
O agravamento da crise econômica deu visibilidade a um contingente de brasileiros que decidiu empreender por necessidade. De acordo com o Sebrae, 39,9% dos empreendedores iniciais no país abriram negócios impulsionados pela demanda urgente de gerar renda. Nesse cenário, o empreendedorismo se tornou um desafio que surgiu como opção de atuação profissional, sobretudo para os cidadãos de menor renda. Em contrapartida, como todo desafio, empreender envolve a busca por novas qualificações e aprendizados para que o negócio tenha sucesso. O consultor e empreendedor serial Guilherme de Almeida Prado, fundador do Konkero – portal que é referência em finanças pessoais no país – enumerou três dicas fundamentais para os empreendedores.
Do sonho à realidade, quando se empreende por necessidade é comum que a pessoa queira fazer diferentes tipos de atividades, pois está precisando de dinheiro. Esse empreendedor por necessidade diversifica: produz bolos para vender; vende bijuterias da amiga; revende cosméticos; e cuida de crianças. Na análise de Almeida Prado, o problema é que esse profissional acaba não desenvolvendo a excelência em nenhuma das atividades. É nesse comportamento que está o erro número um e, também, a primeira dica. “Esse empreendedor não é lembrado pelo que faz de melhor. O ideal é escolher e focar em uma atividade que faz bem e que rende dinheiro”, afirma.
Definido o foco, o segundo passo – e dica – é o empreendedor definir metas e fazer um planejamento. De acordo com o consultor, empreender é um trabalho muito solitário e que envolve uma grande disciplina – um baita desafio. “Sem ter metas claras, a chance de dar errado é muito grande. Sem saber para onde ir é muito difícil que o empreendedor chegue a algum lugar. Minha sugestão é ter metas semanais. A pessoa deve definir um dia da semana para revisar como está indo. Por exemplo, segunda-feira, cedo, pode ser um bom momento para ver como foi a semana anterior e definir novos objetivos para os próximos dias”, recomenda.
Na visão do consultor, para dar ou aumentar o lucro o negócio só há três alternativas: vender mais, vender por preço mais alto ou gastar menos. No geral, o segredo está em uma combinação desses três itens. Assim, Almeida Prado sugere que as metas sejam sempre relacionadas a um desses itens. Ele acrescenta que para eleger as metas é preciso fazer cinco perguntas básicas e respondê-las honestamente: a meta é atingível, mensurável, específica (está clara e objetiva), relevante (faz sentido) e temporal (qual é o prazo para terminar)?
A terceira dica é criar uma sistemática de controle. “Pode ser um caderno, planilha ou mesmo um softwaregratuito. O importante é anotar tudo o que recebe e o que gasta com o negócio. Assim, o empreendedor consegue apurar se está sobrando dinheiro. É muito comum as pessoas venderem abaixo do custo. E isso é um perigo. Elas compram no cartão de crédito, a prazo, e recebem em dinheiro. Aí têm a sensação de que estão ganhando dinheiro, pois no início sobra dinheiro. Só que ao chegar a fatura do cartão não conseguem pagá-la e a situação financeira só piora”, avalia Guilherme de Almeida Prado, acrescentando que os três maiores erros dos empreendedores são: falta de metas; falta de planejamento; e não controlar receitas e despesas. “E esses erros são cometidos por empreendedores de qualquer porte”, comenta. Um outro erro comum é o empreendedor vender abaixo do custo. “Aí, vender mais, pode significar a morte já que o empreendedor simplesmente aumentará o prejuízo.”
Betânia Lins

Betania Lins fridalunacomunicacao.assessoria@pressmanagermail.com.br

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