1 – Ofereça um serviço especializado de qualidade
O tempo das oficinas pequenas, com paredes inteiramente cobertas por sujeira ficou no mesmo passado dos carburadores. As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje.
2 – Conte com o auxílio de uma linha de financiamento
Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para iniciar a construção de sua oficina. Eles possuem taxas mais competitivas do que diversos bancos comerciais tradicionais e podem dar conselhos sobre a implantação da sua oficina.
3 – Foque em um ramo de atuação
Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela terá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço.
4 – Defina um plano de ação
Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina mecânica. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer, por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo, para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense numa estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir.
5 – Aposte nas oportunidades
O Brasil é um dos países com o maior número de veículos nas ruas. Por isso, um mecânico tem encontrado diversas brechas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos, mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo uma maior qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos.
6 – Tenha uma equipe capacitada
Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Por isso, treine constantemente seus funcionários.
7 – Invista em tecnologia automotiva
Considere também o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo.
http://chiptronic.com.br/blog/como-montar-uma-oficina-mecanica-dicas-para-iniciantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário