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quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Segredos para otimizar a experiência do cliente no salão de beleza

1 – Preste atenção ao barulho

Por quê o barulho pode afastar clientes?
  • Especialmente quando estão dentro do salão pela primeira vez, a conversa de diagnóstico com o cabeleireiro não fica tão clara com tanto barulho em volta;
  • O barulho pode causar o desconforto de não conseguir escutar ou fingir que está entendendo o que o profissional está falando, deixando o cliente confuso no final;
  • A partir do momento em que os dois estão falando “O que?, como?” ou então praticamente estarem gritando para se entenderem, o barulho no salão aumenta ainda mais, atrapalhando até mesmo o trabalho da recepcionista que está atendendo um cliente na linha.
  • Nós sabemos que o barulho é inevitável no salão, especialmente em dias movimentados, mas com alguns detalhes você pode melhorar e muito esse aspecto.
A música ambiente é ótima para dar identidade ao salão, mas quando é usada em volumes excessivos, para esconder o barulho do secador, por exemplo, pode estar sendo o vilão da situação. A dica é manter o volume da música o mais baixo possível em dias movimentados.
Se você possui uma recepcionista, você pode ajudá-la utilizando as cadeiras que se encontram mais afastadas da mesa de recepção. Uma dica infalível é oferecer o agendamento online, o que ajuda muito também para quem não possui uma profissional somente para a atividade, além de inovar no seu espaço. Assim, o número de clientes agendando pela internet poderá ajudar a evitar erros comuns que acontecem ao marcar um horário pelo telefone devido ao barulho.

2 – Utilize o verão ao seu favor

O calor pode ser um desafio para atender suas clientes, certo? Você pode usá-lo ao seu favor!
Vamos começar com o que pode ser mais óbvio: ofereça bebidas geladas. Dê às suas clientes um menu com algumas opções refrescantes, como chá gelado ou coquetéis não alcoólicos. Quer uma opção mais simples? Ofereça água aromatizada com limão ou outra fruta. Além de estar em alta entre as mulheres, você terá muito menos trabalho para preparar e armazenar.

cliente no salão de beleza

3 – Evite ter um “cliente invisível”

Algumas gafes no salão podem ser cometidas até mesmo em grandes franquias, um desses exemplos é o cliente invisível. O cliente chega no salão esperando para ser atendido, mas por algum motivo, a recepcionista ou algum outro responsável que notaram a sua presença acabam não o atendendo imediatamente.
Sabemos que o salão pode estar muito movimentado naquele período, ou que a recepcionista pode estar tendo uma conversa com uma cliente importante, mas é preciso passar a mensagem ao cliente que está esperando, que você notou a sua presença. Por isso, dê a mínima atenção necessária para a pessoa saber que foi notada.
4 – Dê espaço para o feedback


O maior problema ao se aplicar uma pesquisa nos salões é que os donos, responsáveis pela gestão ou profissionais, acabam tendo medo do que o cliente pode responder e, na maioria das vezes, não o deixam à vontade para responder às questões sozinho.  Não cometa esse erro. Além disso, disponibilize em seu questionário perguntas curtas, diretas e que mantenham o anonimato do cliente, assim ele se sentirá mais confortável ao responder.
O que não pode faltar em seu questionário:
  • A classificação do seu estabelecimento
  • Questões de sim ou não
  • Questões abertas. Assim eles conseguem expressar a sua opinião sobre algo específico.
http://blog.beautydate.com.br/segredos-para-otimizar-experiencia-do-cliente-salao-de-beleza/

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