#1 Folhetos e Circulares
Antes de qualquer coisa o seu material deve ser bonito. Por que alguém iria para um salão que o material é “pobre”? Se não sabe como fazer com a arte/design do material confira nosso post sobre isso.
Não se esqueça de colocar endereço, telefone e serviços oferecidos neste panfleto. Uma sugestão é fazer com que o próprio panfleto se torne um cupom. Preocupe-se depois com os horários, onde entregar e para quem. (Agora aquele exercício anterior faz todo sentido né?). Outra dica é treinar bem quem vai entregar – e representar o seu negócio.
#2 Anuncie em Classificados e em Jornais ou Revistas Locais
Todo bairro comercial possui uma rede de circulares, basta andar um pouco para encontrar. Ofereça uma promoção para o primeiro cliente e tente aparecer pelo menos 2 vezes ao mês nesses veículos locais. Vale lembrar que neste caso resultados instantâneos são raros. Portanto, se estiver com orçamento curtos pense duas vezes.
#3 Parcerias Locais
Associações de bairros, sindicatos, escolas/universidades, clubes e grandes empresas são ótimos alvos para parcerias. Ofereça condições especiais para os funcionários e associados. Normalmente nessas grandes organizações você precisa falar com a pessoa certa, quem decide. O presidente e diretor principal pode ser o seu alvo mas em alguns casos gerente/diretores de RH que cuidam do bem estar da empresa podem ser a pessoa com quem deseja falar.
Para chegar nessas pessoas é preciso cativar o porteiro, estagiário ou secretária; invista. Não fique com vergonha, você é excelente no que faz e não precisa ter medo de divulgar para todos. Lembre-se de acordar a colocação de banners, panfletos e/ou cartazes do seu salão.
#4 Rede de Lojas e estabelecimentos da Região
A pizzaria, supermercado, academia ou farmácia vizinha pode ser um ótimo aliado. Você leva clientes para eles e eles para você. Justo não? Não seja tímido, passe la e marque uma conversa rápida. Lembre-se de já pensar no que o parceiro pode ganhar também.
#5 Faça um Instagram
O Instagram tem sido a sensação para hairstylist no mundo todo. Divulgue as fotos do seu estabelecimento, clientes e trabalho. Acompanhe sua clientela e interaja com ela.
#6 Faça uma fanpage no Facebook
Ter uma página profissional no facebook é primordial, para não dizer básico. Lá você pode divulgar promoções, avisar sobre mudanças e novidades, compartilhar fotos de seus profissionais e até mesmo receber marcações por chats.
Existem salões na Europa que praticamente recebem agendamentos apenas pelo facebook.
Aliás, temos um e-book gratuito e super completo que explica tudo o que você precisa saber sobre Redes Sociais.
#7 Organize Eventos e Happy Hours
Receber clientes, amigos e vizinhos é sempre uma boa oportunidade para que sua marca fique na “boca do povo”. Comemore o aniversario do seu salão, o dia do cabeleireiro ou qualquer outra data importante. Oferecer um espumante e entradas faz parte do protocolo. Mas inovar em sucos, batidas, chás, cafés e tortas pode ser uma ótima. O orçamento apertou? Invista em parcerias!
#8 Parceria com Fotógrafos Locais
Fotógrafos estão sempre precisando de maquiadores e estilistas para os seus trabalhos. Além de muitas vezes ser pago por seus serviços no local, os estilistas obtém o crédito junto com o fotógrafo por quaisquer fotografias publicadas.
#9 Tire fotos de Clientes e as poste Online de forma Consistente
Mantenha uma câmera digital acessível e tire fotos de seus cortes e estilos regularmente. Como a maioria das pessoas têm um impulso de auto-confiança depois de um corte de cabelo ou estilo, muitos ficarão felizes em posar para algumas fotos.
Escolha suas fotos melhores e mais diversificados e certifique-se de publicá-las em seu site, fanpage e Instagram.
Lembre-se de pedir autorização da cliente e marcá-la nas fotos.
#10 Cartões de Visita
Você e todos que trabalham com você devem agir como um outdoor. Portanto, ter um cartão de visitas – bonita é claro – sempre em mãos é importante, acredite.
Uma dica é fazer o próprio cartão de visita o “controlador do programa de fidelidade”.
#11 Incentive postagem nas Redes Sociais
Suas clientes com certeza possuem algum perfil na rede social e, naturalmente, um celular que tire boas fotos. Faça campanhas – cartazes, no espelho e verbalmente – incentivando que elas tirem fotos enquanto pintam as unhas, cortam o cabelo ou tomam um banho relaxante. Ofereça descontos em produtos, serviços ou um agrado simples.
#12 Comece um Blog
Nada funciona melhor em marketing na internet do que tornar-se um recurso de informações específicas . Como um cabeleireiro, por exemplo, você provavelmente pode facilmente pensar em produtos que você pode indicar, ou tranças difíceis que você pode escrever tutoriais sobre como fazer. Divulge os vídeos, imagens ou textos em seu site e facebook. Estes artigos podem aumentar a sua visibilidade no Google além de criar fidelidade com sua clientela.
#13 Faça Concursos
Um bom corte de cabelo custa apenas o seu tempo, e pode trazer novos clientes. Concursos do tipo: quem tirar a melhor foto marcando o seu perfil na foto fizer o melhor depoimento no seu site ganha um corte de cabelo.
#14 Fique em Dia com as Tendências mais Quentes
Esta industria muda rápido. Estar sempre atualizado e na vanguarda do que acontece ajudar que você seja falado no boca a boca por suas clientes. Fez um tratamento novo? Uma cor de unha que acabou de lançar? Imagine o que suas clientes não vão falar, tirar fotos e compartilhar. Um ótima ideia é começar a oferecer agendamento online.
#15 Hospedar uma Promoção em um Local Público
Alguns salões de beleza e centros de estética participam de eventos musicais, artísticos e de moda ou simplesmente criam uma loja tematica em um parque local (com permissão), oferecendo cortes gratuitos ou vendendo produtos exclusivos. Estes eventos não só lhe dão exposição, mas também permitem que você distriba seus cartões de visita e cupons de desconto.
#16 Tente Marketing SMS
O envio da mensagem de texto ocasional para seus clientes pode ter um grande impulso em reservas. Lembretes ou avisos para promoções especiais só é recomendado para cliente regular, porém, como clientes muito antigos já pode ter encontrado um novo cabeleireiro e pode se sentir desconfortável pedindo-lhe para parar de mensagens deles. Atente-se à frequência e quantidade de mensagens, não seja aquele vendedor de imóveis inoportuno.
#17 Tente E-mail Marketing e Newsletters
Se você já começou o seu blog, você não terá problemas para preenchimento de um boletim eletrônico mensal para seus clientes. O boletim pode apresentar promoções, notícias e todas as mensagens informativas que você está adicionando ao seu site. Comprar base de emails não traz bons resultados, acredite. É melhor ter poucos mas valiosos emails.
http://www.universidadedabeleza.com/-ideias-incriveis-de-como-divulgar-um-salao-de-beleza/
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