O fato de existir concorrência em todos os segmentos de mercado, a crise financeira que afasta os clientes e a necessidade de investir, entre outros fatores, pode causar dor de cabeça em quem está abrindo o próprio negócio. Seria melhor nem termos iniciado, não é mesmo? Mas calma! Essas dificuldades que aparecem no caminho podem ser contornadas, com um bom Plano de Marketing.
Resumidamente, o Plano de Marketing é um documento elaborado para detalhar as ações que precisam ser realizadas em determinado tempo, para que os objetivos do negócio sejam alcançados. Sua relevância é perceptível a partir das constantes mudanças e das novas tendências que chegam ao mercado. As estratégias utilizadas ontem já podem não servir mais hoje!
Por isso, queremos te orientar a como elaborar um bom Plano de Marketing, seguindo os seguintes passos:
Conheça seu público-alvo
Saber quem é o cliente é fundamental para qualquer empreendimento. Entender quais são suas reais necessidades, descobrir onde eles se encontram e identificar a relação do indivíduo com o produto/serviço ofertado garante não só melhores resultados para a empresa, como também representa maturidade e foco no cliente. Embora seja um conjunto de pessoas com características e gostos semelhantes, vários padrões de público-alvo podem ser estabelecidos, levando em consideração idade, gênero e poder econômico, por exemplo.
Avalie o ambiente
Levantar informações sobre fatores internos e externos que podem influenciar no seu negócio é também um ponto importante a ser considerado. Os fatores internos compreendem o âmbito operacional da empresa, enquanto que os fatores externos são aqueles que fogem do controle da organização. Em qualquer negócio, existem pontos bons e outros que ainda precisam ser desenvolvidos. Basta exercitar nosso senso crítico sobre estes panoramas.
Defina suas estratégias
Após levantar as informações necessárias e descobrir como usar esses dados, é o momento de colocar as ideias para circular. Definir como sua empresa atingirá as metas e desafios propostos, de forma clara e objetiva, através das ferramentas de marketing, pode reduzir erros e custos. Existem inúmeras, de acordo com a necessidade de cada empreendimento.
Lembrando que, para que haja constante crescimento, é preciso atualizar seu Plano de Marketing. Estabeleça metas e datas para a renovação. Como já dissemos, as necessidades das pessoas mudam constantemente.
E uma última dica: caso alguma estratégia não funcione bem, não tenha medo de ajustá-la. É importante mensurar os resultados e acompanhar a evolução do seu negócio. Mas conte com ajuda profissional.
http://multiconsultoria.org.br/como-elaborar-um-plano-de-marketing/
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