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terça-feira, 11 de julho de 2017

SAIBA COMO FAZER CREDIÁRIO PRÓPRIO NA SUA ÓTICA

Atualmente as óticas têm estado atentas aos mais diversos recursos para fidelização de clientes além de tornarem-se diferenciais perante aos concorrentes – seja na inovação tecnológica, na qualidade de atendimento ou até mesmo nas opções de pagamento.
Para lojistas no segmento de óticas, esta procura por inovações também é essencial para buscar sempre a satisfação dos clientes bem como o progresso da empresa. Deste modo, um destes recursos é o conhecido crediário, no qual tem voltado às tendências de pagamentos no mercado.

Tenha um bom sistema

Um dos primeiros passos para se ter um crediário próprio na loja é adquirir um sistema de cadastro de clientes no qual se pode manter um histórico de suas compras e pagamentos. Em muitos casos, há a vantagem de poder contar com um sistema unificado para toda a empresa.
Outro benéfico em obter um bom sistema é o fato de conseguir controlar a evolução do crédito de cada cliente. Exemplo: Se um cliente não atrasa seus pagamentos e comprar com frequência na ótica, este poderá ter o limite de crédito ampliado.

Previna a inadimplência

A inadimplência é sem dúvidas um dos maiores riscos e temores de empresários que optam pelo crediário em suas óticas. De qualquer modo, é possível avaliar que um pequeno investimento trará à empresa a possibilidade de fazer parte de um serviço de análise de crédito como, por exemplo, SPC e Serasa. Deste modo, é possível filtrar aqueles clientes que já possuem dívidas na praça e consequentemente evitar a liberação de crédito para estes utilizarem o crediário da loja.

Controle de cobranças

Por mais que a ótica possua um sistema de cadastro eficiente e tenha a disponibilidade de consultar e analisar o crédito de seus clientes, há ainda casos onde atrasos e falta de pagamento de faturas poderão gerar transtornos.
De qualquer modo é preciso obter também recursos ideais para a cobrança de clientes. Algumas dicas são:
  • Envio de e-mails lembrando a data de vencimento das cobranças;
  • Efetuar ligações ao cliente para lembrar de sua pendência com a ótica;
  • Emitir notificações por meio de cartas informando a possibilidade de inclusão do cliente em órgãos de crédito e cobrança;

Vantagens de um crediário próprio

A implantação de um crediário próprio em uma ótica traz diversos benefícios tanto para o logista quanto para os clientes de modo a abrir as portas para a fidelização e conquista de novos públicos. A seguir listamos as principais vantagens em implantar um crediário próprio na loja:
  • Fortalecimento da fidelidade com os cliente, visto que estes devem comparecer a loja para efetuar o pagamento de suas faturas e deste modo, há um incentivo para efetuarem novas compras;
  • Taxas de juros menores devido ao crediário ser disponibilizado pela própria loja;
  • Parcelamento de compras dos clientes sem a necessidade de obterem cartão de crédito;
  • Melhorias no capital de giro da ótica no qual terá previsões a respeito de datas para entrada de capital em caixa.
Como se pode observar, o crediário é uma opção de pagamento já conceituada em diversos segmentos de mercado, embora muitos empreendedores ainda recuarem com a relação a opção desta modalidade para suas empresas devido ao risco de inadimplentes.
É preciso continuamente avaliar os inúmeros benefícios que esta modalidade de pagamento possa trazer a loja. Logo, tomando-se certos cuidados é possível obter sucesso com crediários próprios e consequentemente conquistar e fidelizar clientes, além de aumentar as vendas da ótica
https://ssotica.com.br/blog/saiba-como-fazer-crediario-proprio-na-sua-otica/

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