Como esta a comunicação visual da sua óptica? Você sabe?
Talvez não saiba, mas de todos os sentidos que temos 84% é responsabilidade da visão.
E na hora de você vender os seus óculos e serviços adicionais? Será que esses 84% influenciam o seu cliente?
Te dou certeza absoluta que sim.
A sua comunicação visual é responsável por atrair e encantar o cliente para conseguir o que quer para a sua óptica.
E para começar, toda empresa deveria quebrar a crença de que marketing (e como parte dele a comunicação visual) é um custo, e acreditar que é um investimento.
Sim, isso é marketing. Logo, você tem que começar pela sua comunicação visual.
Quando você conhece alguém, inconscientemente começa a fazer julgamentos positivos e negativos daquela pessoa mesmo antes de trocar uma única palavra. Isso ocorre devido às roupas, cores, acessórios, personalidade, óculos e outros fatores.
Da mesma maneira que você faz isso, o seu cliente também faz com sua óptica de maneira muito mais ampla.
Não adianta colocar uma garrafa térmica “encardida” e servir café no copo de plástico para seus clientes.
Imagine-se sendo servido em xícaras diferentes, com o logo da sua óptica, com uma bolachinha ao lado, por uma pessoa com um lindo sorriso “nos olhos”, devidamente uniformizada e servindo um café com aquele aroma magnifico.
Mas e o café? O café virou um mero detalhe, o que vale agora é a experiência que o seu cliente teve através do “design visual”.
Mas cabe aqui escrever que existem empresas que possuem uma maravilhosa comunicação visual e que na hora da verdade não entregam nada disso que prometem. Igual àquela pessoa que um dia você conheceu e depois de um tempo percebeu que ela não era quem você sempre achou.
Sabendo dessa importante estratégia para se diferenciar e alavancar os resultados preparei um guia prático para você utilizar na sua óptica.
Dica #1: Adaptável
Os componentes da marca são adaptáveis para o momento em que a diferenciação em marketing necessita?
Quando você olha para o seu logo sente o que? Que precisa melhorá-lo? Mudá-lo completamente? Fazer ajustes?
Independente do que sentir, sempre tem como melhorar. Faça uma auto avaliação do seu logo e reflita sobre essa melhoria.
Há duas tendências fortes:
1. Ícones – Ícones substituem aqueles símbolos “esquisitos” que antigamente eram utilizados nas marcas. Ícones de marcas como Apple, Audi e Mc Donald’s falam por si só.
2. Avatares – Avatares são símbolos que podem ganhar vida para representar a sua óptica. Avatares de marcas como Vivo, Michelin e Sadia já são marcos na história dessas marcas.
Para ter uma marca adaptável você precisa:
- Ter certeza de um nome memorável e significativo;
- Ter um ícone ou um avatar diferenciado e que transmita uma curiosidade sobre o setor óptico.
Dica #2: As Cores Certas
Você tem as cores certas para o sua óptica? Pode até ter, mas se você não estudou o significado das cores pode estar perdendo grandes oportunidades de atrair visualmente os seus clientes.
Com tantas ópticas oferecendo os mesmos produtos e serviços, disputando o dinheiro e a atenção do consumidor, o uso inteligente das cores é uma das maneiras de atrair sua atenção.
Não acredita? Então veja os números:
- 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar;
- As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente, dentro de 90 segundos após a visualização inicial;
- Em torno de 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas nas cores;
- Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos em branco e preto;
- Cores pode melhorar em 73% a compreensão do sua óptica;
- 2 de 3 consumidores não comprarão um grande produto desejado se este não estiver na sua cor favorita.
Você sabe o significado das cores? Então avalie a definição e aplique no seu negócio:
Vermelho – Emociona / Estimula a energia / Incentiva a confiança
Amarelo – Estimulante / Torna as pessoas mais falantes / Estimula a esperança
Azul – Acalma / Aumenta a criatividade
Laranja – Convidativa / Reflete entusiasmo
Verde – Estabilidade / Tranquila / Alivia o stress
Roxo – Sabedoria / Calmante / Estimula a resolução de problemas
Dica #3: Utilizável
Você sabe a diferença entre utilizar e usar?
Se você separar as quatro primeiras letras da palavra utilizar perceberá que se formou a palavra útil.
Ser útil é somar, agregar e beneficiar. Usar é descartável. Por isso pense em como pode utilizar o seu logo e as cores para melhorar o aspecto visual da sua óptica.
Logo, separei uma lista de itens que você pode ter em seu negócio sendo de grande utilidade. Alguns são itens básicos, outros, diferenciais.
- Logo
- Fachada
- Cartão de Visita
- Panfletos e Folders internos e externos
- Uniforme
- Etiquetas de preços
- Estojos, Flanelas e Sacolas
- Brindes
- Papel Timbrado
- Bloco de Anotações
- Vitrines
- Veículos sinalizados
- Pôster de redes sociais
- Apresentação impressa e digital
- Assinatura de email
- Email marketing
- Site
- Redes Sociais
Dica #4: Layout de Loja
Talvez você ache que na sua loja não precise ter um layout diferenciado. Talvez você não saiba o impacto que um layout de loja causa no cliente. Talvez você não saiba o que é layout de loja.
Saia da sua loja com uma prancheta e uma caneta nas mãos e vá passear em um shopping e/ou num centro comercial de grande movimento. Não consegue tempo? Você se lembra de que no primeiro artigo 9 super-dicas sobre como planejar sua óptica foi perguntado a você se acredita que ficar no operacional é mais importante do que pensar nas estratégias?
Se sua resposta é que não consegue tempo para buscar melhorias, pode parar tudo feito até aqui e organizar suas prioridades. Você jamais conseguirá crescer se não aprender a delegar um pouco das suas responsabilidades para pessoas preparadas.
Contando que você terá tempo. Com essa atitude você vai conseguir ter ideias de como deveria ser os móveis da sua loja, as cores que te agradaram em grandes proporções e como a sua marca poderá se comunicar melhor.
Isso tem um nome, e esse nome é Benchmarking.
O que?
Sim, Benchmarking. Não gosto muito de utilizar termos em inglês, mas existem algumas que não tem tradução, mas tem explicação.
Benchmarking é “copiar” melhorando o que sua concorrência direta ou outros negócios possuem de bacana em suas empresas. Com isso em mãos você faz uma adaptação e aplica na sua óptica.
Voltando ao layout de loja.
Fazer um projeto imaginando o seu cliente interagindo com a sua loja é o início para construir um bom layout. Para isso criei alguns pontos necessários para você poder criar o melhor layout de óptica.
Considerando que você já respondeu todas as perguntas do artigo 4 sinais de que você não conhece o cliente da sua óptica pense com calma e responda as questões de cada categoria abaixo:
Acessibilidade
- A loja está preparada para cadeirantes e pessoas com qualquer outra dificuldade?
- A loja possui obstáculos como, por exemplo, degraus que dificultam a locomoção?
Comunicação Visual Interna
- São exploradas todas as opções de comunicação visual interna?
- As cores e materiais de comunicação segue um mesmo padrão de cores e tipo de letras?
- A pintura é nova e não possui nenhuma depreciação aparente?
- Existe alguma coisa escrita à mão?
- A comunicação visual interna é muito poluída?
- A decoração da óptica é modificada de acordo com o calendário de datas promocionais (Dia dos namorados, das mães, natal etc.)?
Fachada
- Tudo o que compõe a fachada está em bom estado?
- A pintura foi renovada a menos de 18 meses?
- É bem explorada e respeita as leis?
- Os letreiros e luminosos recebem manutenção preventiva pelo menos duas vezes ao ano?
- Existem lâmpadas queimadas na iluminação da fachada?
- Existem obstáculos que atrapalham a visualização?
- Os consumidores comentam que foi difícil de encontrar a loja?
- As cores da fachada segue o padrão estabelecido?
- O nome e logo estão em destaque?
Iluminação
- A iluminação aumenta a sensação de limpeza e organização da loja?
- As lâmpadas estão direcionadas para destacar os produtos e áreas que devam ser mais observadas?
- A iluminação está em bom estado e é limpa pelo menos uma vez por mês?
- É flexível para se adaptar as mudanças de layout?
- Toda iluminação é composta por lâmpadas econômicas?
- A loja fica com as luzes acesas durante todo o horário comercial valorizando o ambiente e produtos?
Precificação
- Todos os produtos possuem etiquetas de preço?
- As etiquetas possuem tamanho adequado para que qualquer pessoa consiga ver?
- As informações sobre condições e opções diferenciadas são visíveis?
- Os preços promocionais são destacados dos preços padrão?
Promoção de Vendas
- As promoções são divulgadas nas vitrines e no interior da loja?
Vitrines
- A loja possui vitrines amplas e visíveis a todos?
- A vitrine chama a atenção do cliente?
- A iluminação da vitrine destaca os produtos?
- A estrutura física da vitrine está em bom estado de conservação?
- As vitrines são planejadas para transmitir equilíbrio e harmonia?
Uma dica importante é tomar muito cuidado com o impulso de querer ter tudo personalizado.
Será que em uma padaria, ter os guardanapos personalizados, realmente somará no mix de divulgação e causará impacto no cliente maior que os custos de produção?
Dica #5: Entrega
Você tem uma comunicação visual digna de confiança. Mas e a entrega, como está?
Muitas empresas (como disse) se “vestem” muito bem, prometendo entregar seus valores, diferenciais e benefícios. O problema é que não entregam nada disso e tudo o que foi construído acaba desmoronando.
Prometa o que pode cumprir e entregue o que prometeu.
Não deixe nenhum cliente dizer que “as aparências enganam” e faça o que se propôs a fazer da melhor maneira.
Você pode se adapta a tudo isso levando sempre em consideração o que o cliente vê e valoriza.
Vamos relembrar todas as dicas desse artigo:
- Tenha um nome e um logo moderno e alinhado com a expectativa do mercado
- Escolha as cores que causarão um impacto positivo no seu negócio
- Não permita que sua comunicação visual seja usual. Seja útil
- Invista em tudo o que o cliente interage visualmente
- Entregue o que prometeu da melhor maneira http://www.goonoptica.com.br/como-conseguir-aumentar-as-vendas-da-sua-optica-com-o-design-visual/
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