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sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Prospecção de clientes para arquitetura.

Princípio de Pareto
O Princípio de Pareto, ou também conhecido como Princípio do 80/20, é uma das formas que mais gosto de utilizar para explicar aos arquitetos como selecionar bem seus clientes e encontrá-los.
Existem vários exemplos que provam esta teoria, e o que mais importa para nós é o seguinte: 80% dos resultados do negócio vem de 20% dos seus clientes. Ou seja, para conquistar mais cliente para seu escritório de arquitetura, você precisa identificar quais fazem parte destes 20%.
A principal forma de marketing que existe para negócios é o resultado e você precisa descobrir de onde ele está vindo. Reconhecendo a parcela de clientes que mais trazem retorno para o trabalho, você está fortalecendo este ponto forte do empreendedorismo.
Além do mais, se 80% dos clientes trazem menos de 20% do retorno, não está na hora de enxugar esse público e tentar quebrar o Princípio de Pareto?

Conhecer o seu público

Após reconhecer quem faz parte destes 20% dos seus clientes, está na hora de estudá-lo. Você deve começar a amar seus clientes, acompanhar seus passos e entender melhor o que eles fazem para encontrar detalhes comuns entre eles.
Você pode, por exemplo, descobrir que seus clientes de arquitetura com mais resultados, no geral, são médicos. Reconhecendo isso, você estuda o comportamento dos médicos, descobre o que gostam, os locais que frequentam e passa a fazer parte de seu convívio social.
Poucos arquitetos estão dispostos a criar esse tipo de relação, mas ela é importante para a prospecção de clientes. Se você descobre, por exemplo, que os médicos da sua cidade fazem reuniões e eventos rotineiramente, passe a participar destes eventos. Dessa forma, você está entrando neste círculo social e criando um networking de sucesso.
Entrando para o convívio destes potenciais clientes, você começa vender seu trabalho, sem se vender de verdade.
Sabe por que você está convertendo essas pessoas em clientes para arquitetura sem vender o serviço? Porque está trabalhando em sua marca pessoal, fortalecendo a imagem para aquele segmento que traz maior parte de seus trabalhos. Ao mesmo tempo, está entrando em um forte nicho de mercado.
Mas, não se prenda apenas ao mundo real. Em tempos que a internet toma parte de boa parte da vida das pessoas, é importante ser presente também nos meios digitais. Busque os grupos que eles estão participando, saiba as redes sociais que os clientes para arquitetura usam e esteja presenta nas discussões.
http://pdkconsultoria.com.br/prospeccao-de-clientes-para-arquitetura-como-fazer/
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