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quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Entenda como o preço dos seus produtos pode impactar nas vendas

* Por Alessandro Silveira
Precificar o seu produto é um desafio muito grande. Afinal, de todas as fases da jornada da venda, definir qual deve ser o preço do seu produto, é a que impacta diretamente no seu lucro, definindo se você vai ter sucesso ou não. Existe muito a se considerar nesse momento, primeiramente você precisa ter alguma porcentagem de lucro em cima do que você vende.
Para isso o primeiro passo então é contabilizar todos os seus gastos. Incluindo o gasto total com funcionários, localização, estoque, etc. Uma vez com esses gastos em mente, você pode projetar o lucro mínimo para que sua operação seja sustentável, e você pode começar a planejar a precificação do seu produto.
A grande questão é justamente que não existe uma forma correta de fazer isso, você pode ter diversas opções e grande parte delas pode estar correta. É possível, por exemplo,  oferecer frete grátis para alguma região específica e incorporar os custos da entrega no produto, também é possível optar por ter preços mais competitivos em marketplaces que possuem buy box, e compensar esses gastos aumentando os seus preços em outros marketplaces. Outra opção seria acompanhar a precificação dos seus concorrentes para oferecer preços sempre mais baixos, para conseguir um posicionamento competitivo.
Todas essas opções podem fazer sentido para você, mas é necessário analisar caso a caso. O segredo para conquistar o preço correto de um produto é saber dosar dois aspectos: a porcentagem do seu lucro e a precificação dele. Contanto que isso seja bem balanceado, você chega mais perto de alcançar o tão sonhado sucesso com as vendas online.
As consequências de não saber dosar cada um desses fatores porém, pode ser extremamente prejudicial. É comum que na busca por ter uma maior competitividade e ter uma falsa sensação de sucesso, muitas lojas online acabam entrando em falência, simplesmente devido a uma conta que não fecha no final.
Para manter o seu negócio estável, o controle financeiro deve ser o primeiro e principal pilar da sua operação. Com um bom acompanhamento desses fatores, a sua loja online tem tudo para vender cada vez mais.

Carolina Lara carolina@carolinalara.com.br

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