Por oferecer serviços sem hora marcada, atenção com o estoque é fundamental em
redes como a SUAV, especializada em estética e cuidados femininos
Ter uma empresa bem sucedida é um compilado de diversos fatores: boa execução das ideias, relacionamento saudável com a equipe, metas bem traçadas e, o mais importante, bom planejamento. Para chegar onde chegou como diretor-executivo da SUAV, rede especializada em estética e cuidados femininos, Diogo Cordeiro precisou ter uma ampla visão das operações: “É preciso ter bem claro na cabeça o que sua empresa oferece, quais são suas falhas, no que você pode melhorar e como seus parceiros se encaixam em tudo isso”, explica.
Para Cordeiro, os parceiros são peças fundamentais para manter o bom funcionamento dos negócios, especialmente de franquias onde todas as operações precisam estar alinhadas. “Claro que os fornecedores da unidade em Belo Horizonte não são os mesmos de Cuiabá, mas essa é a grande sacada do mercado de franquias: o serviço que você faz no Mato Grosso deve ser o mesmo se fizer em Minas Gerais”. E para que essa situação ocorra é necessário que a franquia tenha um planejamento preciso, seguindo-o à risca.
Ordem na casa
“Nada vai funcionar se você não tiver controle do que precisa para realizar seus serviços”, a dica pode parecer óbvia, mas é uma grande dificuldade para muitos empreendedores. No caso da SUAV os serviços variam entre depilação, fotodepilação, sobrancelhas e esmalteria, envolvendo uma quantidade enorme de produtos e equipamentos. O diferencial da rede é que todos esses serviços são express, ou seja, não precisam de hora marcada e o cliente é atendido assim que chegar. “O fato de oferecermos serviços sem hora marcada deixa nosso cronograma um pouco apertado, principalmente com os fornecedores. Precisamos ter no estoque a quantidade necessária para atender todos os clientes, contando com uma reserva caso haja alguma eventualidade”, explica Cordeiro.
O controle do estoque é fundamental para manter os produtos em dia, evitar gastos desnecessários e, até mesmo, economizar nas próximas compras. “Vamos supor que uma unidade da SUAV que opere apenas como esmalteria leve um mês para esgotar seus esmaltes. No caso, o esmalte é o produto de alto giro dessa unidade, é o que mantém o negócio em movimento. Da mesma forma esse produto não pode acabar, não compensa, em termos financeiros, ter um estoque enorme de esmaltes que não serão usados a curto prazo”, explica.
A solução para esse entrave é manter um banco de dados confiável e em dia sobre as informações do estoque da empresa para tornar todas as compras mais objetivas. Outra parte fundamental é conhecer bem como trabalha seu fornecedor: “Principalmente se vem dele os principais produtos da sua empresa, como o exemplo dos esmaltes. É fundamental que seu fornecedor cumpra com os prazos estipulados, ofereça boas condições para negociar, qualidade nas entregas, entre outros”, avalia Cordeiro. Inclusive, saber negociar com fornecedores e prestadores de serviços, especialmente em um momento que a economia brasileira dá alguns sinais de recuperação, pode ser a saída para vencer a concorrência e assegurar bons resultados.
Características específicas do segmento também precisam ser levadas em conta. Por atuar no ramo de estética, a SUAV precisa estar atenta com a sazonalidade. “É um negócio que bomba durante o verão, principalmente com os serviços de depilação e esmalteria. Só que durante o inverno temos uma leve queda, mesmo que mínima, isso é normal e precisamos ter em mente essa situação na hora de solicitarmos novos produtos para o estoque”.
Na visão de Cordeiro, redobrar a atenção com o planejamento da empresa pode ser a solução de todas as eventualidades que estão fadadas a ocorrer durante a operação. “Para evitar riscos, aconselhamos nossos franqueados a ficarem sempre de olho no fluxo do caixa, estoque e todas as outras partes que envolvem o negócio. E se o franqueado encontrar dificuldades sempre pode recorrer ao nosso suporte que dá todo o apoio necessário para manter a unidade funcionando e com bons resultados”, salienta.
Fatos&Ideias Comunicação –
Renata Brito –
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