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sexta-feira, 24 de maio de 2019

"Da gafe ao garfo" é leitura obrigatória para quem deseja ter casa cheia, encantar seus clientes e despertar o tradicional "boca a boca"

Edson Pudence mostra do óbvio ao detalhe tudo o que precisa ser melhorado nos estabelecimentos comerciais e que ninguém teve coragem de falar
O objetivo da obra da Da gafe ao garfo é ajudar empresários e gestores de estabelecimentos comerciais a melhorarem a eficiência e qualidade de seus serviços sem que, com isso, precisem dispender de grandes investimentos. Ou melhor, em muitos casos, não gastando sequer um único centavo, apenas utilizando as ferramentas que já estão disponíveis.
Com olhar crítico, paladar apurado e o coração cheio de memórias afetivas, Edson Pudence lançará a obra este mês em parceria com a editora Literare Books International. O autor inovou no mercado literário ao apresentar aos donos e gestores de estabelecimentos comerciais o que pensa o seu cliente, o que pode ser melhorado, o que fazer para viver com a casa cheia e como resolver problemas simples com soluções, muitas vezes, a custo zero. Um resumo daquilo que os empresários sempre quiseram ouvir de seus clientes, mas dificilmente chega aos seus ouvidos.
A obra vem para lembrar aos donos de estabelecimentos comerciais, de forma prática e direta, que não importa o tamanho do investimento feito no negócio se esquecer do principal: seu maior objetivo é surpreender e conquistar um ser humano – o seu cliente. Edson Pudence ilustra com bom humor o que não fazer e afirma como o treinamento é um ponto estratégico do negócio. “Se o empreendedor não conseguir alcançar a importância que cada um tem enquanto ser humano, dificilmente conseguirá alcançar bons resultados, seja na condição de empreendedor, colaborador; e na condição de cliente”, revela o autor.
A obra é uma verdadeira coletânea das mais variadas experiências vividas pelo autor em hotéis, pousadas, quiosques de praia, ou em torno de uma mesa de um sofisticado restaurante, ou também no banco alto de um balcão de bar, experimentando bebidas ou alimentos elaborados por chefes renomados, bem como donos de botecos do interior do Brasil ou do exterior.
Listando gratas surpresas – e outras, nem tanto, o autor não tem a pretensão de trazer um manual para o empreendedor ou gestor, mas sim, um conjunto de observações capazes de promover a mágica de encantar cada cliente e ter a casa sempre cheia e o tão almejado sucesso. 
O escritor traz, também, a importância de se atentar aos detalhes, afinal, são pontos fundamentais para o sucesso do empreendimento, capazes de surpreender os fregueses e despertar o tradicional “boca a boca”, definido por ele como a melhor publicidade. “Para chegar a esse patamar não é difícil, mas exige trabalho e dedicação”, observa.
O livro já está em pré-venda nas principais livrarias do país. 
Trechos: 
“Em primeiro lugar, não importa se estamos falando de hotéis cinco estrelas, pousadas, bares, restaurantes ou de um quiosque de praia. O importante é garantir que os clientes sejam atendidos como se deve. Assim, o estabelecimento comercial terá garantida a satisfação por parte de seus usuários e terá uma avaliação positiva no boca a boca – para mim, a melhor avaliação que existe. Portanto, não dê tanta importância ao visual plástico do espaço. Invista cada centavo pensando no conforto e comodidade de cada frequentador. Todos os clientes merecem ser bem atendidos e saírem satisfeitos com o local que escolheram para aproveitar seus momentos. Essa é sua garantia de sucesso!”.
“Após anos e anos viajando e experimentado comidas, bebidas e hospedagens, passei a observar que os detalhes começaram a se sobrepor aos pratos, bebidas e instalações desses estabelecimentos comerciais. Aprender com os erros dos outros é um ato de sabedoria. Não errar deve ser uma busca constante e corrigir deve ser a primeira coisa a se fazer quando se descobre ou são revelados os erros. Cuidado, zelo, limpeza e carinho devem ser as primeiras ferramentas de marketing de um estabelecimento comercial. Não há fórmula de sucesso que se sustente sem a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.”. 
Sobre o autor 
Edson Pudence é advogado tributarista, também cursou psicologia e é pós-graduado psicopedagogia. Trabalhou como executivo em uma usina de produção de álcool e, nos dias de hoje, atua junto a empresas no ramo de bebidas. De família humilde, não mediu esforços e, ainda na juventude, largou tudo o que tinha para ir morar em Portugal. Ao explorar, praticamente, todo o território europeu, pôde conhecer os costumes locais, frequentar hotéis, bares e restaurantes voltados ao público local e também aos turistas.
Priscila Cirne 

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