À frente de uma das maiores marcas de estética de Belo Horizonte (MG), Diogo Cordeiro, diretor executivo da SUAV, ressalta a importância do franqueado no sucesso da rede
Quem investe no franchising sabe que está apostando numa modalidade de negócio testada e reconhecida no mercado. O amplo know how da franqueadora garante ao franqueado (geralmente alguém investindo no primeiro negócio) grandes chances de sucesso e rápido retorno do capital aplicado no empreendimento.
Por mais que o mercado de franquias seja uma opção certeira para quem quer investir com segurança tendo certeza de que o negócio dará certo, nem tudo é tão simples como se imagina. “Muita gente investe em franquia achando que é como se fosse mágica: é só abrir uma unidade e ver o negócio dando bons resultados, mas não é bem assim. Toda empresa requer comprometimento”, analisa Diogo Cordeiro, diretor executivo da SUAV, rede especializada em serviços de estética express.
Para o diretor, a grande responsabilidade está nas mãos do franqueado: colocar a experiência e os conhecimentos da franqueadora em prática. “Uma empresa não resolve virar uma franquia do nada. A experiência mostra que certo modelo de negócio dá certo se for aplicado sempre da mesma maneira. Essa padronização gera bons resultados independentemente da localização da unidade. Essa é a receita do mercado de franquias”. Ao optar pelo franchising, o investidor está disposto a executar à risca o método desenvolvido pela franqueadora, seguindo seus padrões para colher bons resultados.
Receita de sucesso
Se destacar no mercado não é tarefa fácil, ainda mais em um segmento tão competitivo e tradicional como o mercado de estética. A concorrência é alta e diversas empresas oferecem serviços similares, tornando a empreitada um grande desafio, evidencia Cordeiro: “Quantos salões de beleza você vê por aí? A concorrência é direta, mas existe espaço para quem sabe inovar”.
Perto de se tornar a maior rede de beleza de Belo Horizonte (MG) referente ao número de unidades (ao todo são seis operações na capital mineira), a SUAV cresceu 200% em 2018 com pouco mais de um ano no franchising. “Isso mostra que nosso modelo de negócio tem agradado os investidores”, exalta o diretor.
São cinco modelos de negócio com serviços que variam entre esmalteria, depilação, foto depilação e sobrancelhas – o grande diferencial da marca é que todos esses serviços sãoexpress, ou seja, não é necessário ter horário marcado para ser atendido nas unidades. “Esse é outro fator importante para se destacar no mercado: cumprir com a promessa do serviço. Não adianta nada eu prometer um serviço express para o cliente ser atendido 20 minutos depois que chegou na unidade. Tem que ser atendido na hora”, enfatiza.
Para manter a padronização e o alinhamento entre todas as operações da rede, a SUAV desenvolveu uma academia digital com o intuito de ajudar os franqueados a conduzirem o negócio. Através de uma plataforma online são disponibilizados vídeos de treinamento e dicas para melhor preparo da equipe sobre temas que envolvem a gerência da unidade. Na visão de Cordeiro, a iniciativa, além de positiva, se faz necessária já que muitos franqueados não têm conhecimento em administração, gestão e marketing, e muitos entram para o segmento de estética e beleza sem ter experiência na área.
“Sempre convidamos os investidores a conhecerem pessoalmente nossas unidades, verem de perto como funcionam as operações. É importante esse contato antes de fechar o contrato, conhecer melhor o negócio na prática é fundamental para entender se você se identifica com o segmento”, afirma.
Vale lembrar que para ter sucesso nos negócios é importante promover uma gestão próxima da equipe com foco na qualidade do atendimento aos clientes, além de ter um capital confortável para manter a unidade funcionando até o ponto de equilíbrio ser atingido. “Se registrarmos qualquer tipo de problema na unidade prestamos uma consultoria junto ao franqueado para entender o que está havendo e quais fatores estão causando esses resultados negativos”, diz Cordeiro, que reitera: “Mesmo com a presença constante da franqueadora, toda a responsabilidade e força de vontade devem vir do franqueado. Por estar à frente da unidade, é ele quem deve acompanhar o desenvolvimento do negócio e de sua equipe”, salienta.
Fatos&Ideias Comunicação
Renata Brito –
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