Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2018

Consultoria empresarial para pequenas empresas: vale a pena?

Muito se ouve falar sobre o trabalho de uma consultoria empresarial. Como é natural, alguns comentários são positivos, frutos de boas experiências de empresas que obtiveram bons resultados com este trabalho; outras avaliações já não são tão boas, visto que o trabalho de consultoria pode ser mal aproveitado. Afinal, vale a pena contratar uma consultoria empresarial para uma pequena empresa?
Vamos explorar neste artigo a resposta para essa pergunta e os benefícios da contratação.

A quem se destina uma consultoria empresarial?

Primeiramente é preciso compreender que uma consultoria empresarial não é “para tudo e para todos”. Ou seja, não tenha a consultoria empresarial como a solução para todos os problemas e objetivos e tampouco a concepção de que todas as empresas estão no momento propício para contratar uma consultoria.
Uma consultoria empresarial destina-se às empresas que desejam alcançar seu objetivo – seja solucionar um problema negativo existente, seja impulsionar algo positivo da empresa ou mesmo desenvolver algo novo – com um auxílio externo, sendo esta ajuda externa repleta de experiências em outras empresas e/ou mercados, de conhecimentos que serão agregados à contratante e de disposição focada no alcance dos resultados.
De maneira simples, uma consultoria empresarial é para aquela empresa que realmente quer alcançar o seu objetivo e deseja fazer isso trazendo para junto de si uma ajuda valiosa, que tornará o caminho a ser percorrido mais eficaz, sólido e com menos riscos.
Assim, fica claro que a primeira pergunta a ser respondida ao cogitar a contratação de uma consultoria empresarial, não é “Essa empresa de consultoria pode me ajudar?”, mas sim: “Minha empresa está disposta e preparada para contar com o auxílio externo que trará ganhos consideráveis?

Como uma pequena empresa pode aproveitar de uma consultoria empresarial?

É fato que a realidade da pequena empresa é diferente de uma média ou grande empresa já bem estruturada. Além disso, sabemos que a grande maioria das pequenas empresas não tem o nível de qualidade de gestão de muitas outras empresas de pequeno porte citadas como referência. O fato é que tanto as pequenas empresas menos estruturadas como aqueles que já possuem um grau mais elevado de qualidade na gestão podem contar com o auxílio de uma consultoria empresarial.
O grande conselho neste momento é: busque uma consultoria empresarial que, de fato, entenda da realidade das pequenas empresas.
O mercado de consultoria empresarial apresenta muitas opções – e isto é bom – e, portanto, é preciso saber selecionar aquela empresa de consultoria empresarial que de fato conhece a realidade da sua empresa e que tenha experiência e conhecimento na atuação no contexto e objetivo em que sua empresa se insere.
Uma vez escolhida uma empresa de consultoria empresarial adequada, inicia-se um trabalho de parceria.
É importante esclarecer alguns aspectos sobre o assunto:
  • Ao contrário do que se diz, consultoria não é um luxo acessível para poucas empresas;
  • Os consultores não tomarão o poder da empresa, e a tomada de decisão continuará sendo de responsabilidade daqueles que dirigem a empresa;
  • Consultoria empresarial pode ser contratada por empresa de todos os portes (inclusive micro empresas);
  • Há diversas modalidades de trabalho, que podem ser aplicadas conforme os objetivos do cliente e as características da empresa de consultoria empresarial.
Durante todo o trabalho da consultoria empresarial será necessária a colaboração de ambas as partes: dos consultores e dos sócios e profissionais da contratante.
Da parte da contrante, é importante que participem das reuniões, que transfiram aos consultores o conhecimento sobre o histórico e a realidade atual da empresa, que façam suas considerações e orientações constantes, que analisem os materiais desenvolvidos e que tomem as decisões necessárias.
No que diz respeito ao trabalho dos consultores, é fundamental que estes se envolvam com o negócio (guardando a devida distância e postura para que não se caracterizem como um funcionário da empresa), que busquem compreender a fundo as dificuldades e os objetivos do cliente, que proponham soluções personalizadas e não genéricas, e que mantenham o foco e o esforço em alcançar os objetivos definidos mesmo quando as barreiras surgirem.
Para bem aproveitar uma consultoria empresarial é preciso a colaboração, a parceria, o trabalho conjunto entre os consultores e o cliente. Não se trata de uma competição para verificar quem terá suas ideias mais acolhidas. O objetivo do trabalho deve ser o mesmo para todos os envolvidos.
Preço – Consultoria Empresarial

O investimento necessário para a contratação é alto?

Sabemos que caro ou barato é uma medida que depende de uma comparação. Em geral, essa comparação se dá com os benefícios e a importância daquilo que se pretende adquirir, bem como o contexto do comprador. Não seria diferente quando se fala de consultoria empresarial.
Além disso, é preciso diferenciar a possível contratação: é uma despesa qualquer ou um investimento? Isso faz muita diferença para se obter a resposta correta.

Aqui, mais uma vez, é preciso realizar a pergunta certa para não ter engano.
http://www.intelliplan.com.br/consultoria-empresarial-para-pequenas-empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário