Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O Que é logística e como utilizá-la a favor do seu negócio?

O Que é Logística?

Antes de pensar em utilizá-la corretamente e aplicá-la no dia a dia da sua empresa, é preciso entender realmente o que é logística, bem como o que ela pode fazer pelo seu negócio.
Logística é um termo que tem origem francesa, “logistique”, que significa planejar e realizar vários projetos. A palavra começou a ser usada na Primeira Guerra Mundial, quando os exércitos planejavam um conjunto de ações, que o ajudavam a atacar e se defender dos inimigos. Ao longo do tempo, este modelo de estratégia foi se tornando conhecida, se renovando e sendo adotada no mundo dos negócios.

O Que é Logística Reserva?

A própria logística se divide em categorias, uma delas é a logística reversa, que é uma área que trabalha somente com a movimentação de um produto, ou seja, acompanha o seu transporte desde o local em que foi consumido pelo cliente até o momento em que foi produzido. Este método é bastante utilizado por empresas que trabalham com o conceito de sustentabilidade, fazendo com que os resíduos das mercadorias sejam recolhidos e reaproveitados de outra forma.
É importante destacarmos que, hoje em dia, o conceito de sustentabilidade empresarial esta cada vez mais presente nas empresas, não apenas em razão da função social, mas também por reduzir custos e maximizar lucros

Qual é a Importância da Logística no Seu Negócio?

A logística tem total importância para o seu negócio, independente do seu ramo de atuação. Pode-se dizer que este modelo de estratégias funciona como a base de qualquer empresa, fazendo com que ela funcione corretamente, desde a compra dos produtos com os fornecedores, até a distribuição de funções entre os funcionários, sem contar a forma como as mercadorias serão comercializadas.
Uma empresa deve pensar no planejamento da sua logística antes mesmo de começar a executar as suas atividades, pois do contrário estará correndo o risco de sofrer com a desorganização, que afeta todas as áreas da empresa como, por exemplo, a compra e entrega de produtos, o que fatalmente irá gerar prejuízos nas finanças
Pelo fato de a logística precisar estar perfeitamente organizada antes mesmo de abrir a empresa, é importante que o seu planejamento empresarial e plano de negócios englobe esta função da empresa, isso irá lhe poupar “dores de cabeça” no decorrer do negócio, além de poder reduzir significativamente seus custos durante o processo de compra até entrega do produto ao consumidor final.

Como Fazer Uma Logística Inteligente

Se você quer ter uma empresa bem organizada, então, a melhor coisa a se fazer é planejar uma logística inteligente para executar as suas atividades. É importante ressaltar que o conjunto de estratégias deve englobar todas as áreas do empreendimento, desde as mais simples até as mais complicadas de se resolver.
Você não quer apenas entender o que é logística, quer aprender a fazer um sistema imbatível e que vai tornar sua empresa uma verdadeira “potência”, correto?

1 – Comece Com um Planejamento

Ninguém vai a lugar algum sem planejamento, muito menos uma empresa. Portanto, não se apavore. Antes mesmo de começar a fazer as suas atividades, é recomendado sentar-se juntamente com a sua equipe e elaborar um planejamento logístico para a sua empresa, abordando meticulosamente todas as questões que envolvem o funcionamento do empreendimento.
O planejamento deve ser documentado, o ideal é que isso seja feito por um gestor de projetos ou profissional qualificado para realizar esta atividade. Após colocar todos os pontos no documento, é necessário acompanhar como eles serão colocados em prática, medindo as possibilidades de erros e acertos.

2 – Implante um Sistema de Gerenciamento

Antes de qualquer coisa é recomendado que a empresa selecione e implante um sistema de gerenciamento para cada área que pertence ao planejamento de logística. Estabeleça quais são os prazos em que as atividades devem ser concretizadas.
Também é importante ressaltar que o sistema de gerenciamento tem que controlar a pós-execução das funções que envolvem a logística, uma vez que é preciso mensurar o que deu certo e o que deu errado, visando se aprimorar, contornando e aprendendo os erros e ampliando os acertos, melhorando o funcionamento da empresa.

3 – Determine as Funções de Cada um

Sabe aquela empresa em que cada pessoa faz um pouquinho de cada coisa? Pois bem, provavelmente ela não é um verdadeiro caso de sucesso, não é? Isto acontece porque quando os funcionários acumulam várias funções a tendência é que eles fiquem sobrecarregados de modo a perder o foco no trabalho.
Sendo assim, é mais do que indicado delegar funções para cada funcionário, ocupando-os de executar apenas aquelas atividades que estão dentro da sua alçada, ou seja, campo de conhecimentos e habilidades. Dessa maneira, as pessoas trabalham mais focadas, o que diminui as possibilidades de erros e aumenta as chances de bons resultados.

4 – Gerencie o Fornecimento Dos Produtos

As empresas que trabalham na área de comércio devem se preocupar com a logística e gerenciamento do fornecimento dos produtos, que é um fator essencial para trabalhar, afinal, é preciso ter o que vender. A primeira coisa a se fazer é pesquisar e definir quem são os seus fornecedores, escolha aqueles que atendem as suas necessidades, oferecendo mercadorias de qualidade e com um preço justo para o consumidor final.
Combine com os fornecedores os prazos de entrega dos produtos, dessa forma, a empresa terá mais liberdade para se organizar, evitando que o estoque fique vazio e venha a trazer prejuízos. Para determinar a data certa de recebimento das mercadorias, o ideal é fazer um controle dos produtos comercializados, analisando a quantidade e frequência em que são vendidos.

5 – Monitore o Atendimento ao Consumidor

Para ser uma empresa de sucesso é muito importante trabalhar com produtos de qualidade e acima de tudo atender as necessidades do seu público-alvo. Portanto, também faz parte da logística monitorar o atendimento que é dado ao consumidor, pois o objetivo é sempre se aprimorar para oferecer o que há de melhor.
Uma boa recomendação é usar canais que permitem se comunicar com os clientes como, por exemplo, site, e-mail, telefone e redes sociais, nos quais seja possível entrar em contato com as pessoas para analisar o que elas gostam e o que pode melhorar na sua empresa.
Além disso, esta estratégica é importante para resolver eventuais problemas, evitando transtornos para os consumidores e para a sua marca, uma vez que as chances de uma pessoa insatisfeita com o serviço falar mal da empresa são maiores do que indicá-la para os seus amigos, caso esteja insatisfeita.

6 – Tenha Sempre um Plano B

Por mais bem planejada e estruturada que seja a logística da sua empresa, sempre haverá um risco, mesmo que mínimo, de algo dar errado, pois nunca se sabe qual será o andamento do seu mercado de atuação ou até podem ocorrer problemas com fornecedores ou consumidores. Então, se isto acontecer, será preciso ter um plano B para sair dessas situações difíceis, evitando que elas abalem os seus negócios. Para cada ponto do seu planejamento deve-se indicar um segundo solução.
Lembre-se, por melhor que seja a sua estrutura e plano de negócio, sempre poderá ocorrer algum imprevisto. Além disso, nada é estático, você precisa ir alterando a sua logística e planejamento de acordo com que as situações vão lhe impondo.
http://casadaconsultoria.com.br/o-que-e-logistica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário