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sexta-feira, 10 de março de 2017

As estratégias mais simples e eficazes de marketing para pequenas empresas

Maneiras e estratégias para atrair clientes! Este é o foco central deste artigo. Se você tem responsabilidade sobre alguma empresa (nem que ela seja somente você), sabe muito bem a importância dos clientes. São eles: a razão de existência do negocio, quem traz o dinheiro e, ainda, a melhor fonte de divulgação. Henry Ford já havia muito bem colocado: “Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”

Pois bem, como responsável por uma pequena empresa, você está constantemente à procura de novas maneiras de atrair e reter clientes.  É isso que faz o seu negócio girar. Atrair, reter, atrair, reter…Mas, para isso acontecer é preciso, antes de mais nada, de um serviço de qualidade. Óbvio. Caso contrário, esse ciclo – atrair e reter – se quebra. Então se você ainda não confia o suficiente no seu serviço/produto nem pense em investir em estratégias de atração de cliente. Foque em satisfazer aqueles poucos que ainda restam!
Agora se você está procurando novos clientes, seja porque está inaugurando, lançando uma nova unidade, um novo concorrente apareceu, precisa vender/preencher horários em ocasiões mais “calmas” e outros motivos nobres; iremos ajudá-lo.

mamao

Provavelmente você está pagando por alguma forma de publicidade, quer seja em uma fachada nova, em um jornal local, anúncio de rádio, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas ou parcerias com outras lojas perto de você. Provavelmente, também, já tem ou busca uma presença online mais forte (site, ads no google, redes sociais…). Mas você sabe a melhor opção? Será que você está investindo nas “armas” certas? Será que está desperdiçando dinheiro ou perdendo alguma oportunidade? A resposta para essas questões começa pelo Plano de Marketing. (Relaxa, qualquer um pode fazer e não toma muito tempo).
Realmente deve ser muito difícil ter tempo e calma para pensar, executar e se dedicar a esse importante assunto enquanto você tem outras milhares de responsabilidades e tarefas urgentes. Por isso, decidimos dividir um plano simples e que possa lhe ajudar. Baseado no consagrado livro que ajuda pequenas empresas do mundo inteiro à serem mais enxutas e efetivas na divulgação de seu negócio, o “Marketing de Guerrilha” de Jay Conrad siga abaixo as dicas de como se fazer um bom plano de marketing para atrair clientes.

Siga os sete elementos essenciais de um plano de marketing e reúna-os de forma concisa em um parágrafo. Isto mesmo; nada mais do que isso. Este parágrafo será seu guia. E não precisa definir todos os detalhes (você não tem tempo e irá acabar se perdendo). “O plano começa com o objetivo do marketing – isto é, começa com resultado final e com aqueles que vão contribuir para ele: o público alvo. Então, enumeram-se as ferramentas de marketing. Depois vem a declaração de posicionamento, que explica o que o produto e a empresa representam – por que a oferta tem valor e deve ser comprada. A identidade vem a seguir. E os custos do marketing embrulham tudo.”

1. OBJETIVO DO MARKETING
Antes de mais nada defina a decisão física que você quer que seu cliente em potencial tome, como clicar num site, visitar a sua loja, recortar um cupom, ligar para um número, fazer test drive.

2. COMO VOCÊ VAI ATINGIR ESSE OBJETIVO
Sua vantagem competitiva e seus benefícios.

3. SEU MERCADO(S)-ALVO(S)
Pra quem você quer vender ou falar. Quem são eles: características  desejos, onde estão, hábitos…

4. AS ARMAS DE MARKETING QUE VOCÊ IRÁ USAR
Olha para o seu mercado-alvo. Agora pense onde (rua, ponto de ônibus, trabalho…) e quando(almoço, lanche, antes do trabalho, em casa, no carro…) você poderia falar com eles. Agora junte tudo e pense como atingi-los (as armas)

5. SEU NICHO, SUA POSIÇÃO E O QUE VOCÊ REPRESENTA
Quando este cliente vê você o que ele deve pensar? Que você  tem preço bom? Entende do assunto mais que ninguém? É honesto?

6. A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO

7. SEU ORÇAMENTO
Que deve ser expresso como um percentual de receita bruta ou apenas o budget (quantia de dinheiro disponível) para um determinado tempo.

RESULTADO
O resultado final deve ser algo parecido com:
“O objetivo do marketing da SALAOdeBELEZAs/a é atrair novos clientes para nosso estabelecimento nos horários mais vazios. Isso será alcançado reforçando a qualidade dos nossos serviços, produtos e profissionais; informando a nossa localização e opções de contato e informando os horários onde existem condições especiais. O mercado-alvo será as mães e alunas da escola mais perto e profissionais que trabalham nos bairros a cerca que estarão disponíveis nesses horários promocionais. As ferramentas de marketing que serão usadas vão incluir uma combinação de circulares em sinais antes e depois da aula, panfletos nos endereços comerciais, anúncios em murais da região e parceria com restaurantes e lanchonetes. A empresa se posicionará como a oportunidade de serviço beleza de alto nível com preços inacreditáveis em horários incomuns. A identidade será reforçada com o atendimento no alto padrão e atenção com o intuito de torná-las clientes normais que frequentem o salão em outros horários. 5% do faturamento será gasto nos próximos 3 meses.”

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