Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A importância do comprometimento da Equipe

A satisfação no trabalho tem seus aspectos positivos. Pode contribuir para o bem social das relações, criatividade e diminui o turnover dentro das empresas.
“Se a satisfação no trabalho só tem efeito positivo quando o funcionário é comprometido, então como saber ou como fazer para que ele seja comprometido?”
Não basta só exigir para haver comprometimento. Uma empresa precisa estar muito bem organizada, tendo todos os papeis bem definidos. O líder da equipe tem que estar muito bem preparado para que sua equipe possa atingir vários níveis de comprometimento. Com a minha experiência, vejo que equipes são cópias de seus líderes, desde o tratamento até a execução das funções.
Quando um líder tem comprometimento com a empresa e a equipe, até o índice de faltas cai consideravelmente e a qualidade sobe de forma assustadora, melhorando os custos e produtividade.
Claro que todos vão dizer que é o salário que os move, mas isso é um engano. O dinheiro é uma consequência. O que o colaborador quer é ser valorizado, e na maior parte das vezes isso significa que ele quer apenas ser ouvido. Portanto, o líder tem que estar muito atento às necessidades de seus colaboradores.
Agora com interesse em metas e desafios, o comprometimento com o trabalho nos ajuda a ter sucesso e alcançar as metas desafiadoras. Compromisso também vai ser uma força motriz para alcançar os objetivos mesmo passando por adversidades.
“Os empregadores vão se beneficiar mais contribuindo para o bem-estar dos empregados, em vez de manter os colaboradores somente satisfeitos. Comprometimento com o trabalho contribui para o bem-estar e melhor desempenho”.
Em um estudo, Karoline MH Kopperud, juntamente com o Professor Joar Vitters, da Universidade de Tromsø, realizaram um levantamento entre 120 colaboradores. Os participantes foram discutir cinco episódios de um dia normal de trabalho. Para cada um dos episódios, os participantes tiveram que responder questões ligadas ao bem-estar.
“Os participantes do estudo tiveram comprometimento, interesse e desafios mais frequentes do que satisfação quando eles trabalharam com suas tarefas principais,” Kopperud ressalta.
E a combinação de comprometimento, interesses e desafios é o que faz o colaborador se sentir bem no trabalho.
O estudo não mostra que a satisfação é parte da promoção do trabalho e sim compromisso, interesse e desafios.
“O compromisso no trabalho é mais relevante do que a satisfação.
”http://joaoricardocoach.com.br/a-importancia-do-comprometimento-da-equipe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário